Aula Bíblica Maternal #25 – Samuel ouve a voz de Deus

Olá, amigos do Blog. Hoje apresentamos a Aula Bíblica Maternal #25. A lição tem como título: “Samuel ouve a voz de Deus”. Não esqueça de deixar seu comentário sobre essa lição!

 

Aula Maternal Samuel 007

Aula 25 – Samuel ouve a voz de Deus

 

Ideias para o ensino: conte a história com objetos: duas caminhas com roupas, Samuel com camisola e chinelo, Eli na cama. Tapetinho na beira da cama. Você pode providenciar bonecos ou fazer com rolo de papel ou EVA.

 

Aula Maternal Samuel 001

 

Lembrancinha da aula: Samuel orando na figura abaixo ou a ideia do trabalho manual.

 

Aula Maternal Samuel 002

 

Brincar:

 

Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem. Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.

 

Louvor: Cante com muita alegria porque as crianças também aprenderão a louvar a Deus com você e suas atitudes. Movimente-se com as crianças, deixe que elas toquem os instrumentos e os observem. Nesta idade elas respondem pouco ainda aos cânticos e letras dos mesmos na sala de aula, mas em casa já conseguem cantar e se expressar com desenvoltura. Por isso não desanime, você verá o resultado do ensino depois quando crescerem mais. Você só planta a semente, o que deve ser feito com muita disposição, repetição e alegria. Escolha cânticos curtos, fáceis, com letra bíblica e adequada para a idade. Explique sempre a letra antes de cantar e repita sempre os cânticos. A criança nesta idade aprende com muita repetição. Deixe que elas escolham alguns cânticos.

 

Aula Maternal Samuel 003

 

Pensamento bíblico: mostre a Bíblia, leia o versículo para a criança, repita, explique e deixe que falem novamente. Fale da importância da Bíblia, o livro que tem recados de Deus para vivermos melhor. “Não me esquecerei da Tua Palavra” Salmo 119:16

 

Aula Maternal Samuel 004

 

Ensino:

 

(um quartinho e uma caminha com cobertor). Que quarto bonitinho! A cama limpinha. Tão arrumadinha! De quem é esse quartinho? Ah! É desse menino. (mostrar Samuel menino). É do Samuel. Samuel era cuidadoso; quando acabava de brincar, guardava todos os brinquedinhos. Era muito obediente. Samuel não morava com a mamãe. O quartinho dele era na igreja. Que engraçado, não? Samuel morava na igreja.

 

Sabem quem cuidava de Samuel? Era o pastor. Ele era o professor de Samuel. Eli era o nome dele. Eli ensinava a Bíblia para Samuel. (mostrar a figura de Eli). Eli era bonzinho, agradava Samuel. Eli contava histórias para Samuel e depois Samuel ia para a caminha. “Boa noite Eli”. “Boa noite Samuel”. E o Samuel ia dormir. (por o boneco na caminha e cobrir). E Eli também ia pra sua cama. (outro quarto). Deitava e dormia. Todos quietinhos. De repente, quando Samuel estava dormindo, ele ouviu alguém chamar: – “Samuel, Samuel”? (sentar na cama). Samuel esfregou os olhinhos, pensou e levantou. Foi correndo para o quarto de Eli. “Pronto Eli, você me chamou”? “Não meu filho, vai deitar”. Samuel voltou para a caminha. Que coisa boa! Cobriu até a cabecinha. Virou de lado e dormiu. (vira). E outra vez aquela voz falou:- Samuel, Samuel! Samuel pensou: agora sim Eli me chamou! Tirou as cobertas, pôs o chinelinho e foi para o quarto de Eli. Eli por que você me chamou? Que será isso? Eu não chamei você! Vai deitar! (Volta Samuel- novamente a voz). Samuel, Samuel! Samuel levantou depressa. Até esqueceu o chinelinho. Correu para o quarto de Eli. Eli você me chamou? Eli olhou bem para Samuel e disse: “É o papai do céu que quer falar com você”. Volta para o seu quarto. Samuel voltou depressa. Cobriu e ficou bem quentinho, até que ouviu outra vez: “Samuel, Samuel”. Ele fez como Eli tinha ensinado: saiu da cama, ajoelhou-se e disse: “Fala, papai do céu, eu estou ouvindo”. E Deus falou com Samuel. Deus gosta de falar com as crianças também. E você? Fala com o papai do céu? Fazemos isso orando. Podemos agradecer pela família, pela comida, porque ele cuida de nós, e também podemos pedir o que queremos pra Ele. Deus também fala com as crianças quando elas ouvem e aprendem as histórias da Bíblia. A Bíblia é uma carta de Deus para nós. (Mostre a Bíblia), (ore com as crianças)

 

Oração: ensine a criança a orar, explique que Deus ouve nossas orações. Mostre figuras de crianças orando.

 

Aula Maternal Samuel 005

 

Lanche: sirva um lanche gostoso e nutritivo

 

Trabalho manual: cole pedaços de tecido na colcha e lã no cabelo.

 

Aula Maternal Samuel 006

 

Aula Maternal Samuel 007

 

Brincar: brinque com as crianças até que os pais ou responsáveis cheguem.

 

Aula Maternal Samuel 008

 

 

* Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão. O que você achou? Deixe nos comentários. Sua opinião é muito valiosa para nós!

 

* Este Blog é uma ferramenta de ensino para pais e educadores e não tem fins lucrativos. As imagens que utilizamos da Internet são para ilustrar as passagens.

 

Objetivos das Aulas:

– Entender que a Bíblia é o livro que Deus nos deu;
– Entender que a Bíblia ensina maneiras para sermos felizes;
– Sentir amor pela Bíblia e prazer em ouvir suas histórias;
– Aprender a Palavra de Deus para não pecar;
– Aprender Obedecer.

 

Versículos Bíblicos:
– “Não me esquecerei da tua palavra”. Salmo 119:16;
– “A tua palavra é a verdade”. João 17:17.

 

Cânticos:

– Bíblia meu livro companheiro;
– Qual é o livro que é a Palavra de Deus? Eu sei! B-I-B-L-I-A;
– O livro mais querido, melhor, precioso é a Bíblia;
– Obedecer é mais que importante é prova de amor;
– Ninguém deve se esquecer do que Deus na Bíblia diz.

 

Gravuras: figuras bíblicas referentes às histórias, crianças obedecendo, ajudando, repartindo, orando.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a Obedecer
1 – Abraão obedeceu;
2 – Samuel, um filho obediente;
3 – Davi um menino obediente;
4 – Noé obedeceu.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a Repartir
1 – Abraão e Ló;
2 – Uma merenda para Jesus – João 6:1-13;
3 – Dorcas;
4 – A Serva de Naamã.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a ser Bondoso
1 – Rute;
2 – Boaz;
3 – Davi e Mefibosete;
4 – Elias e a viúva pobre.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a agradecer
1 – Jesus e os leprosos;
2 – Jesus e Zaqueu;
3 – O Quarto de Eliseu;
4 – A Oração de Ana.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a louvar
1 – Davi e a Harpa;
2 – Miriã;
3 – Os anjos louvam a Deus;
4 – Simeão e Ana.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a Ajudar
1 – Uma família que ajudava;
2 – O Bom Samaritano;
3 – Um Buraco no Telhado;
4 – Jesus ajudava as pessoas.

 

Aulas para o Tema: A Bíblia me ensina a Orar
1 – Samuel ouve a voz de Deus

 

Não deixe de acompanhar as próximas Aulas para Maternal! =)

POSTADO POR

7 comentarios

  • Débora 2 anos ago
     
     

    Estou ajudando na igreja de crianças da minha igreja como profe e sempre recorro a suas aulas como guia de como abordar tais assuntos. Parece que consigo ouvir vc falando com carinho sobre cada tema. Muito bom. Parabénsssssss!!! Deus abençoe mais a cada dia.

    Responder
  • Patricia 2 anos ago
     
     

    Gostei muito de sua página, que o Senhor continue lhe abençoando e fortalecendo nessa jornada para o Céu!! A paz de Cristo!! Patrícia cruz

    Responder
  • Rosemary 2 anos ago
     
     

    Que bênção!!! Dadivas de Deus,que amor ,carimho,cuidado,amei suas sugestões principalmente dos quarto.Deus abençoe seu ministério

    Responder
  • Maria Aparecida 2 anos ago
     
     

    Parabéns! Amei todas as sugestões, mas, principalmente a das camas rsrsrs.
    Obrigado pela ajuda! Que Deus continue te abençoando.

    Responder
  • Isabel Caroline C. F. Agostinho 2 anos ago
     
     

    Gostei da sugestão dada no momento da brincadeira e do louvor.

    Responder
  • Cristiane 2 anos ago
     
     

    Muito obrigada por compartilhar!Sabemos que nessa idade as atividades devem ser adaptadas e é um grande desafio. Deus continue abençoando! Vamos utilizar essa lição com as nossas crianças! 🙂

    Responder
  • Carolina 2 anos ago
     
     

    Que lindo!
    Que benção de Deus, quanto carinho e unção!
    Parabéns pelo trabalho e pela disposição em compartilha-lo!
    Abençoa muitas vidas!

    Um grande abraço!

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us