Aula Bíblica Maternal #25 – Samuel ouve a voz de Deus

Olá, amigos do Blog. Hoje apresentamos a Aula Bíblica Maternal #25. A lição tem como título: “Samuel ouve a voz de Deus”. Não esqueça de deixar seu comentário sobre essa lição!

 

Aula Maternal Samuel 007

Aula 25 – Samuel ouve a voz de Deus

 

Ideias para o ensino: conte a história com objetos: duas caminhas com roupas, Samuel com camisola e chinelo, Eli na cama. Tapetinho na beira da cama. Você pode providenciar bonecos ou fazer com rolo de papel ou EVA.

 

Aula Maternal Samuel 001

 

Lembrancinha da aula: Samuel orando na figura abaixo ou a ideia do trabalho manual.

 

Aula Maternal Samuel 002

 

Brincar:

 

Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem. Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.

 

Louvor: Cante com muita alegria porque as crianças também aprenderão a louvar a Deus com você e suas atitudes. Movimente-se com as crianças, deixe que elas toquem os instrumentos e os observem. Nesta idade elas respondem pouco ainda aos cânticos e letras dos mesmos na sala de aula, mas em casa já conseguem cantar e se expressar com desenvoltura. Por isso não desanime, você verá o resultado do ensino depois quando crescerem mais. Você só planta a semente, o que deve ser feito com muita disposição, repetição e alegria. Escolha cânticos curtos, fáceis, com letra bíblica e adequada para a idade. Explique sempre a letra antes de cantar e repita sempre os cânticos. A criança nesta idade aprende com muita repetição. Deixe que elas escolham alguns cânticos.

 

Aula Maternal Samuel 003

 

Pensamento bíblico: mostre a Bíblia, leia o versículo para a criança, repita, explique e deixe que falem novamente. Fale da importância da Bíblia, o livro que tem recados de Deus para vivermos melhor. “Não me esquecerei da Tua Palavra” Salmo 119:16

 

Aula Maternal Samuel 004

 

Ensino:

 

(um quartinho e uma caminha com cobertor). Que quarto bonitinho! A cama limpinha. Tão arrumadinha! De quem é esse quartinho? Ah! É desse menino. (mostrar Samuel menino). É do Samuel. Samuel era cuidadoso; quando acabava de brincar, guardava todos os brinquedinhos. Era muito obediente. Samuel não morava com a mamãe. O quartinho dele era na igreja. Que engraçado, não? Samuel morava na igreja.

 

Sabem quem cuidava de Samuel? Era o pastor. Ele era o professor de Samuel. Eli era o nome dele. Eli ensinava a Bíblia para Samuel. (mostrar a figura de Eli). Eli era bonzinho, agradava Samuel. Eli contava histórias para Samuel e depois Samuel ia para a caminha. “Boa noite Eli”. “Boa noite Samuel”. E o Samuel ia dormir. (por o boneco na caminha e cobrir). E Eli também ia pra sua cama. (outro quarto). Deitava e dormia. Todos quietinhos. De repente, quando Samuel estava dormindo, ele ouviu alguém chamar: – “Samuel, Samuel”? (sentar na cama). Samuel esfregou os olhinhos, pensou e levantou. Foi correndo para o quarto de Eli. “Pronto Eli, você me chamou”? “Não meu filho, vai deitar”. Samuel voltou para a caminha. Que coisa boa! Cobriu até a cabecinha. Virou de lado e dormiu. (vira). E outra vez aquela voz falou:- Samuel, Samuel! Samuel pensou: agora sim Eli me chamou! Tirou as cobertas, pôs o chinelinho e foi para o quarto de Eli. Eli por que você me chamou? Que será isso? Eu não chamei você! Vai deitar! (Volta Samuel- novamente a voz). Samuel, Samuel! Samuel levantou depressa. Até esqueceu o chinelinho. Correu para o quarto de Eli. Eli você me chamou? Eli olhou bem para Samuel e disse: “É o papai do céu que quer falar com você”. Volta para o seu quarto. Samuel voltou depressa. Cobriu e ficou bem quentinho, até que ouviu outra vez: “Samuel, Samuel”. Ele fez como Eli tinha ensinado: saiu da cama, ajoelhou-se e disse: “Fala, papai do céu, eu estou ouvindo”. E Deus falou com Samuel. Deus gosta de falar com as crianças também. E você? Fala com o papai do céu? Fazemos isso orando. Podemos agradecer pela família, pela comida, porque ele cuida de nós, e também podemos pedir o que queremos pra Ele. Deus também fala com as crianças quando elas ouvem e aprendem as histórias da Bíblia. A Bíblia é uma carta de Deus para nós. (Mostre a Bíblia), (ore com as crianças)

 

Oração: ensine a criança a orar, explique que Deus ouve nossas orações. Mostre figuras de crianças orando.

 

Aula Maternal Samuel 005

 

Lanche: sirva um lanche gostoso e nutritivo

 

Trabalho manual: cole pedaços de tecido na colcha e lã no cabelo.

 

Aula Maternal Samuel 006

 

Aula Maternal Samuel 007

 

Brincar: brinque com as crianças até que os pais ou responsáveis cheguem.

 

Aula Maternal Samuel 008

 

 

* Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão. O que você achou? Deixe nos comentários. Sua opinião é muito valiosa para nós!

 

* Este Blog é uma ferramenta de ensino para pais e educadores e não tem fins lucrativos. As imagens que utilizamos da Internet são para ilustrar as passagens.

 

Objetivos das Aulas:

– Entender que a Bíblia é o livro que Deus nos deu;
– Entender que a Bíblia ensina maneiras para sermos felizes;
– Sentir amor pela Bíblia e prazer em ouvir suas histórias;
– Aprender a Palavra de Deus para não pecar;
– Aprender Obedecer.

 

Versículos Bíblicos:
– “Não me esquecerei da tua palavra”. Salmo 119:16;
– “A tua palavra é a verdade”. João 17:17.

 

Cânticos:

– Bíblia meu livro companheiro;
– Qual é o livro que é a Palavra de Deus? Eu sei! B-I-B-L-I-A;
– O livro mais querido, melhor, precioso é a Bíblia;
– Obedecer é mais que importante é prova de amor;
– Ninguém deve se esquecer do que Deus na Bíblia diz.

 

Gravuras: figuras bíblicas referentes às histórias, crianças obedecendo, ajudando, repartindo, orando.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a Obedecer
1 – Abraão obedeceu;
2 – Samuel, um filho obediente;
3 – Davi um menino obediente;
4 – Noé obedeceu.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a Repartir
1 – Abraão e Ló;
2 – Uma merenda para Jesus – João 6:1-13;
3 – Dorcas;
4 – A Serva de Naamã.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a ser Bondoso
1 – Rute;
2 – Boaz;
3 – Davi e Mefibosete;
4 – Elias e a viúva pobre.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a agradecer
1 – Jesus e os leprosos;
2 – Jesus e Zaqueu;
3 – O Quarto de Eliseu;
4 – A Oração de Ana.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a louvar
1 – Davi e a Harpa;
2 – Miriã;
3 – Os anjos louvam a Deus;
4 – Simeão e Ana.

 

Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a Ajudar
1 – Uma família que ajudava;
2 – O Bom Samaritano;
3 – Um Buraco no Telhado;
4 – Jesus ajudava as pessoas.

 

Aulas para o Tema: A Bíblia me ensina a Orar
1 – Samuel ouve a voz de Deus

 

Não deixe de acompanhar as próximas Aulas para Maternal! =)

você pode gostar também:

7 Comentários

  1. Débora Diz

    Estou ajudando na igreja de crianças da minha igreja como profe e sempre recorro a suas aulas como guia de como abordar tais assuntos. Parece que consigo ouvir vc falando com carinho sobre cada tema. Muito bom. Parabénsssssss!!! Deus abençoe mais a cada dia.

  2. Patricia Diz

    Gostei muito de sua página, que o Senhor continue lhe abençoando e fortalecendo nessa jornada para o Céu!! A paz de Cristo!! Patrícia cruz

  3. Rosemary Diz

    Que bênção!!! Dadivas de Deus,que amor ,carimho,cuidado,amei suas sugestões principalmente dos quarto.Deus abençoe seu ministério

  4. Maria Aparecida Diz

    Parabéns! Amei todas as sugestões, mas, principalmente a das camas rsrsrs.
    Obrigado pela ajuda! Que Deus continue te abençoando.

  5. Isabel Caroline C. F. Agostinho Diz

    Gostei da sugestão dada no momento da brincadeira e do louvor.

  6. Cristiane Diz

    Muito obrigada por compartilhar!Sabemos que nessa idade as atividades devem ser adaptadas e é um grande desafio. Deus continue abençoando! Vamos utilizar essa lição com as nossas crianças! 🙂

  7. Carolina Diz

    Que lindo!
    Que benção de Deus, quanto carinho e unção!
    Parabéns pelo trabalho e pela disposição em compartilha-lo!
    Abençoa muitas vidas!

    Um grande abraço!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us