7 de setembro de 2017

9 dicas para estimular o nenê a falar

O nenê não pode passar dos 24 meses sem produzir palavras. Com 6 meses ele já expressa as primeiras sílabas: “bababa”, “papapa”.

 

 

Com 12 meses já há chances de ouvir “mamãe” ou “papai”. Se isso não estiver acontecendo exatamente dessa forma, não se apavore, pois cada criança pode apresentar um ritmo de desenvolvimento diferente da outra. O primeiro conselho é procurar a orientação e o acompanhamento de um especialista para avaliar cada caso.

 

A seguir, nesse post enumeramos 9 dicas para estimular o bebê a falar. As primeiras palavras estão a caminho, mas vale a pena dar esses incentivos para a fala, de acordo com estudos de fonoaudiólogos:

 

1- Diga sempre a pronúncia correta. A criança aprende observando.

 

2- Fale de forma natural. Não fale no diminutivo ou em tom mais fino.

 

3- Olhe para ele e mostre a sua boca falando. O contato visual é muito importante para estimular a afetividade e serve de incentivo para o nenê se espelhar em você. Quando ele consegue ver o movimento da boca, entende o modo como o som é produzido e pode imitar melhor.

 

4- Cuidado com a euforia. Fique feliz, mas não chame toda a família ao menor sinal.

 

5- Se for o caso, peça ajuda do irmão mais velho. A criança pode imitar melhor uma criança e aprender mais rápido.

 

6- Não deixe a criança acomodada, mimar demais prejudica tanto o comportamento quanto o desenvolvimento do nenê. Se tudo o que ele quer está na frente dele toda hora não há estímulo para que ele melhore a comunicação. O mimo em excesso pode impedir que a criança explore o seu mundo e pode fazer com que ela perca a curiosidade para aprender.

 

7- Brinque bastante. O ato de brincar é também ensinar. O nenê que vive em um ambiente estressante e cheio de tensões pode ter mais dificuldades para se desenvolver de forma saudável.

 

8- Desligue rádio, televisão, computador e celular. A competição da fala dos pais com o som de outros aparelhos pode atrapalhar o entendimento e a concentração do nenê. Esses meios de comunicação não são meios naturais de desenvolvimento da fala e linguagem e não podem ser o principal elemento de estimulação.

 

9- Aproveite situações da rotina. Conte histórias, cante músicas, diga o que faz na hora do banho, de dormir ou em outros momentos do dia. Pode parecer que o nenê não está entendendo nada, mas não se engane o cérebro dele já está memorizando as palavras.

 

 

Esperamos que tenham gostado dessas dicas. Deixe seu comentário aqui no Blog! E não se esqueça de compartilhar também nas redes sociais.

 

Fale conosco no Facebook: www.facebook.com.br/ensinoinfantilnumclique.

 

POSTADO POR

Deixe seu comentario :)

Contact Us