Preparando a Chegada do Bebê

O acolhimento de um nenê é um momento delicado e importante para adaptação e manutenção do bem-estar de todos os envolvidos. É fundamental dar a atenção que a criança precisa para se sentir segura e amada. A criança precisa se sentir confortável, tranquila e por isso exige grande disponibilidade dos adultos. A adaptação deve ser gradual para que o nenê se acostume com o novo ambiente. Os cuidados com a alimentação, higiene e sono são fundamentais. O bem-estar da criança depende dessas condições.

chegada-bebe-001

A importância do contato físico e da voz na relação com bebês, seja pela mãe, seja por adultos encarregados de seus cuidados diários gera segurança e bem-estar.

Um nenê se comunica com a risada, choro, sorriso, grito. É a chamada linguagem precoce. Se você pega um nenê, o beija, acaricia, brinca, você cria com ele um espaço de relação corporal, físico, através do corpo, olhar, voz, propiciando uma comunicação com o nenê.

A forma como a mãe se comunica com a voz, passando seu amor para o nenê é muito importante. Mas cuidado, a mãe também pode comunicar sua tristeza e seu mal-estar. Os nenês tem capacidade de aprender e se comunicar desde muito cedo.

chegada-bebe-003

A Associação Japonesa de Pediatria iniciou uma campanha para restringir o uso prolongado de smartphones e tablets por nenês e crianças pequenas. Os pediatras acreditam que o uso das telas gera crianças mais passivas, enquanto que a falta de contato físico com outras pessoas prejudica o desenvolvimento saudável dos sentidos dos nenês. Não devemos substituir jogos, leitura e brinquedos pelo uso das telas para manter a criança ocupada por horas.

chegada-bebe-006

chegada-bebe-007

 

chegada-bebe-004As crianças menores de 2 anos pensam no contato com os objetos variados, nas reações que eles provocam, nas respostas que oferecem. Nessa idade não basta narrar histórias é preciso que elas possam tocar e manusear os livros.

Observar e escutar a criança é o grande desafio dos educadores. Eles precisam conhecer a criança com quem estão lidando para poder responder às suas inquietações, propor desafios e motivá-la.

chegada-bebe-009Pais e educadores precisam observar a criança no seu cotidiano para conhecer e compreender suas necessidades, interesses, habilidades, preferências, potenciais. Vamos observar as linguagens infantis através da música, gestos, e do brincar para depois escolher conteúdos adequados à faixa etária e ao contexto vivido.

chegada-bebe-005Observe e registre as atividades dadas, registre interesses e habilidades, necessidades e dificuldades de cada uma. Assim aprenderá mais rapidamente a lidar com elas para ensinar o que acha necessário.

chegada-bebe-010

  • Esperamos que tenha gostado do artigo! =)
  • Inscreva seu e-mail aqui ao lado direito da página. Assim você receberá as atualizações em primeira mão.
  • Compartilhe e ajude a levar essa mensagem para outras pessoas. Até a próxima!
você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.