Qual a hora certa de disciplinar?

Deus nos deu a hora certa de disciplinar. Deus fez com que a criança ao nascer dependesse totalmente dos pais e dos adultos nos primeiros passos de sua vida.

Portanto, devemos aproveitar os primeiros anos, enquanto a criança é maleável, para ajudá-la no caminho das coisas certas, das boas atitudes e no conhecimento do Deus Vivo, Criador de todas as coisas.

O caráter da criança vai se cristalizando de acordo com as suas escolhas entre o bem e o mal, o fácil e o mais nobre, o certo e o errado.

Logo no início da vida da criança, os pais é que tomam todas as decisões a seu respeito. Os pais é que treinam o filho para fazer suas próprias escolhas e tomarem decisões acertadas.

Portanto, devemos desenvolver duas qualidades em nossos filhos:

1 – A capacidade de tomar decisões acertadas.

2 – Submissão à autoridade.

Não perguntamos para uma criancinha o que ela quer comer, vestir ou aonde quer ir.

Ela não sabe o que é para seu bem e não pode tomar uma decisão ajuizada.

À medida que vai crescendo, aumenta também a sua capacidade para tomar decisões.

Sem perder a capacidade de tomar decisões, a criança precisa aprender a se submeter à vontade de outros: os pais, professores, lei do país, supervisores de trabalho e à vontade de Deus.



Não existe outro meio para aprender a submissão a não ser através da disciplina. Hebreus 5:8

Todos nós necessitamos de disciplina durante toda a vida. O jovem que cresce disciplinado é mais feliz porque sabe usar bem o dinheiro, sabe comer bem, é saudável, faz exercícios físicos, trabalha bem, sabe da necessidade de estudar e se preparar para o futuro, sabe que é necessário dormir bem, cultiva bons relacionamentos, estuda a Palavra de Deus para conhecer mais sobre Ele e aprender a viver bem aqui na terra.

É exatamente por todas essas razões que os pais devem estabelecer desde cedo, normas de conduta. Essas normas traçarão, com certeza, o futuro de seus filhos e orientarão um viver feliz.

“Filho meu, não te esqueças da minha lei e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz”. Provérbios 3.1-2

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 3.16-17

você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us