A importância da Avaliação!

Fim de um Ano inteiro de trabalho e início de novas possibilidades, a partir de correções e acertos na rota.

Todas as pessoas, professores, pais, líderes, têm agora um tempo precioso para poder reavaliar sua vida, atitudes e seu trabalho no ensino com suas crianças.

Mas o que fazer então? Por onde começar?! Quero dar algumas sugestões nesse artigo, que podem facilitar esse processo:

1 – Reúna a equipe para pensar em como melhorar o ensino dado até aqui:

O ideal é que esse encontro possa acontecer num ambiente informal, em casa ou em um restaurante, por exemplo. Isso pode facilitar a troca de ideias. É importante apenas que seja um local onde todos possam se escutar bem.

Dê um tempo para que cada um dos participantes avalie a sua vida pessoal e relacionamento com Deus e com as pessoas em torno. Pergunte: “como eu posso melhorar?”

2- Analisem o tipo de ensino que já foi dado:

a) Temos um currículo para seguir durante o ano? Não ficamos girando em torno dos mesmos ensinos e aplicações, sem progressão na aprendizagem

b) Quais as histórias bíblicas que contamos? Quais foram os ensinos práticos que destacamos?

c) Observamos mudanças para melhor nas atitudes das crianças que ensinamos?

d) O que podemos aprimorar em relação ao conteúdo e ao espaço ocupado?

e) A nossa equipe de professores funcionou durante o ano que passou, respeitando as escalas? Como podemos melhorar? Temos possibilidade de começar uma classe de treinamento com novos professores?

f) De que forma podemos facilitar o ensino para os professores? (Entregando apostilas com antecedência sobre as lições, com ideias de aplicação, providenciando livros para facilitação no ensino?)

3 – Anote todas as ideias num caderno para melhoria. Assim terão uma base para analisar no final de ano e fazer nova avaliação:

Aconselhe todos da equipe a fazer anotações de cada aula dada: as histórias, os trabalhos manuais e aplicações que deram mais certo, e também as ideias que não foram muito bem recebidas pelo grupo. Assim poderão trocar com os outros professores as melhores ideias para aperfeiçoamento da equipe e também para conhecimento do grupo de ensino.

4 – Programe para o primeiro dia de aula uma conversa com seus alunos:

Anote o que eles mais gostam de fazer como: pintar com lápis de cor, pincel, pintura a dedo, pintura em tela, massinha, desenhos, colagem com papel ou tecido, brincadeiras, gincanas, concursos, desafios bíblicos, jornais, entrevistas, teatro, trabalhos com sucata, elementos da natureza como galhos, folhas, pedras, etc. Assim você terá mais facilidade de alcançar o coração das crianças com a Palavra de Deus.

Somente através de avaliação podemos melhorar nosso trabalho. Então, mãos à obra e que Deus nos ajude a aprimorar.

Se você tem outras sugestões, compartilhe aqui nos comentários!

você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us