A importância do Ensino Bíblico para crianças de 0 a 1 ano e meio

Os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento da criança porque suas primeiras experiências de vida formam seu conceito sobre o mundo.

 

Pessoas e circunstâncias em volta da criança a influenciam. Sendo assim, para que a criança se desenvolva física, mental, emocional e espiritualmente, pais e educadores tem a responsabilidade de atender suas necessidades básicas e também estimular seu desenvolvimento.

 

Confira algumas razões por que devemos nos preocupar com o Ensino Bíblico para crianças de 0 a 1 ano e meio:

 

 

 

– Pais e educadores são muito importantes nesta fase porque são eles que providenciam para a criança: higiene, conforto, ambiente adequado e tranqüilo, alimentação saudável, amor, estímulo, contribuindo para uma sensação de segurança, confiança e bem-estar na criança que então estará pronta para receber o ensino bíblico próprio para a idade e assim absorvê-lo adequadamente.

 

– A maneira principal pela qual a criança nesta faixa etária aprende é através dos sentidos: ouvir, saborear, cheirar, ver e sentir (tato). Ao nascer, a criança já possui o senso de tato e paladar desenvolvidos no útero. O olfato, a visão e a audição desenvolvem-se nos primeiros dias e semanas de vida. Esses sensos serão os primeiros meios pelos quais a criança aprenderá e continuará aprendendo por toda a vida.

 

– Pais e educadores são fatores de maior importância no ensino porque estabelecem vínculos afetivos com a criança que precisa se sentir amada e bem cuidada. Assim, ela vai associar essas experiências a Deus. Portanto, precisamos investir tempo, preparo e oração para que elas amem a Deus no futuro.

 

– A Bíblia diz que o desenvolvimento espiritual da criança depende dos pais (Deuteronômio 6:7 e 4:9) e da ajuda dos professores (Provérbios 12:6).

 

– Vamos nos espelhar numa educação aprimorada, com crianças que viveram dentro da estrutura de uma família temente a Deus?

 

Exemplos: Moisés- Hebreus 11: 24-26
Daniel- Daniel 1:8
Timóteo- 2 Timóteo 1:5
Jesus- Lucas2: 51-52; Lucas 2: 40.

 

 

Curtiu esse artigo? Deixe sua opinião nos comentários! =)

você pode gostar também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us