Aula Bíblica Berçário #03 (Unid. 01) – Deus fez meu nariz

Hoje vamos para a terceira aula do currículo de ensino bíblico para bebês. Clique aqui para conferir as lições anteriores. Estamos na Unidade 1- Quem é Deus? Deus é amor (1 João 4.8), que ao todo terá 17 aulas. Esse currículo é dirigido para professores nas igrejas, mas vale lembrar que você, papai ou mamãe, também pode aproveitar algumas dessas dicas para aplicar em casa com seu bebê!

 

Aula 03: Deus Fez Meu Nariz

 

Ideias:

 – Providencie figuras de flor, frutas, sabonete, talco e faça um móbile para o berço.

– Providencie frascos ou saquinhos com cheiros suaves e diferentes para que as crianças maiores cheirem: chá de hortelã, talco, sabonete, tangerina, maçã, limão, etc.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

Coloque num saquinho um sabonete pequeno infantil e escreva: Deus fez o nariz do/da (nome da criança) para que ele/a respire e sinta os cheiros. Deus é Amor (1 João 4.8).

  

1 Receba a criança amavelmente chamando-a pelo nome.

 

2 Fale sempre que possível o pensamento bíblico da Unidade 1: “Deus é Amor” (1João 4.8).

 

3 Ensino:

Lembre que o ensino deve ser sempre individual, dê atenção para cada criança.

Converse com a criança: Deus ama o/a (nome da criança). Deus fez seus olhos lindos. Passe a mão levemente no rosto da criança perto dos olhos. Deus fez também seu nariz. Ponha a mão sobre o nariz da criança e diga: o nariz serve para o/a (nome da criança) respirar e sentir cheiros. Cheire a criança e faça um elogio.

Fale o pensamento bíblico e relacione-o com a capacidade de sentir o cheiro: Deus é amor. Deus deu o nariz para o/a (nome da criança) sentir o cheiro e respirar. Deus ama o/a (nome da criança).

Se a criança já tiver mais que 5 meses, mostre seu rostinho no espelho e aponte seu nariz e diga: Deus fez o nariz do/da (nome da criança) porque Deus ama muito o/a (nome da criança).

Faça um túnel com caixa grande e aberta nos dois lados para que a criança engatinhe por baixo e chegue no espelho para ver seu nariz. Se não tiver a caixa, faça o túnel com lençol apoiando em mesas ou berço.

Faça o túnel com caixa de papelão para a área de estimulação. O uso do túnel favorece o deslocamento engatinhando (4 apoios), o que possibilita tonificar a musculatura de braços, pernas e tronco. O aspecto visual e espacial também é trabalhado nesta atividade, pois os bebês podem encontrar o outro lado do túnel.

Esta atividade desenvolve a coordenação motora, estimula a percepção espacial e faz com que a criança adquira noção de direção e localização.

Se a criança for maior, deixe que ela sinta o cheiro de vários produtos num frasco ou saquinhos bem fechados: sabonete, perfume infantil, talco, frutas como tangerina, maçã, chá, etc.

 

4 Oração:

Obrigada, Deus, pelo nariz do/da (nome da criança)! O/a (nome da criança) usou seu nariz para cheirar e respirar.  

 

5 Cante:

Deus é bom pra mim. Deus fez meus olhos. Deus fez meu nariz. Deus me ama, feliz eu sou.

Crianças bem pequenas respondem com entusiasmo a poesias simples e cânticos ilustrados com fantoches ou dedoches. Se você não tem habilidade para música, então recite os versos acima mostrando um fantoche calma e lentamente. Evite fazer um fantoche pular de repente sobre uma criança pequena. Se a criança ficar assustada, guarde-o e apresente outra atividade, como um chocalho para acompanhar o cântico ou a poesia.

Um fantoche macio e gracioso pode transmitir segurança quando uma criança está passando seus primeiros momentos afastada de seus pais.

Outro verso que pode ser falado com fantoche:

Deus me deu dois olhos.

Meus olhos podem ver

Deus me deu um narizinho

Meu nariz pode cheirar

Que bom que Deus me fez

Muito obrigado, Deus.

 

6 Brinque:

Coloque um móbile no berço e movimente-o para brincar com a criança. Mostre algum bicho de pelúcia e aponte para o seu nariz dizendo: o cachorrinho também respira. Faça o mesmo se tiver mais bichos de pelúcia.

Aponte para o seu nariz e diga: eu também tenho nariz para respirar e sentir cheiros. Pergunte: onde está o nariz do/a (nome da criança)? Aponte.

 

7Final da aula:

Dê o lembrete da aula para que os pais, durante a semana, recordem o ensino.

 

..

  • Se você gostou da Aula de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página. Assim você receberá todos os novos posts. Até o próximo post!
você pode gostar também:
4 comentários
  1. Stephanie comentou:

    Parabéns pela dedicação. Tem me ajudado muito!

  2. Edmairy Araújo comentou:

    Pôxa, que doçura! Fiquei emocionada me imaginando ao falar essas coisas para a Luísa. Cristo me atraiu já crescida…Precisei passar por tanta coisa para então me achegar a ele, e hoje tenho a oportunidade de incutir desde cedo a Palavra de Deus no coração de minha filha. Obrigada pela ajuda, Regina.

    1. Regina Cobra comentou:

      Edmairy, fico muito feliz por poder ajudá-la nesta jornada tão importante de apresentar a Palavra de Deus para sua filha. Saiba que é o melhor investimento que você pode fazer. Desde já oro para que Deus derrame capacitação, alegria, amor sobre você para que sirva de exemplo pra sua filhinha. Deus abençoe vocês. Abr

  3. […] vamos para a quarta aula do currículo de ensino bíblico para bebês. Clique aqui para conferir as lições anteriores. Estamos na Unidade 1- Quem é Deus? Deus é amor (1 João […]

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us