Aula Bíblica Berçário #07 (Unid. 01) – Deus fez meus pés

Olá, amigos do Blog. Esta é a sétima aula do currículo de ensino bíblico para bebês! Estamos na Unidade 1 – Quem é Deus? Deus é amor (1 João 4.8), que ao todo terá 17 aulas. Esse currículo é dirigido para professores nas igrejas, mas vale lembrar que você, papai ou mamãe, também pode aproveitar algumas dessas dicas para ensinar os pequeninos em casa!

 

Aula 07 – Deus Fez Meus Pés

 

Ideias:

– Ponha uma meia vermelha nos pezinhos da criança para que ela possa observá-los melhor.

– Prenda guizos na ponta do pé de uma meia.

– Faça um boneco que anda (colocar os dedos no lugar da perna).

– Faça um móbile com chocalhos sonoros e prenda no berço perto dos pés da criança, para que ela bata os pezinhos e movimente e fortaleça os músculos.

– Ponha nos pés da criança uma almofada macia para que ela sinta e se movimente batendo os pezinhos.

– Coloque um pedaço de espuma no berço, na altura dos pés da criança para que ela possa sentir quando faz os movimentos dos pés.

– Faça fantoches com esponjas de banho ou espuma. Você pode fazer um molde grande de pé de espuma e colocar no berço para que a criança bata os pezinhos e sinta a textura diferente.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

Recorte na espuma um modelo de pé, que seja suficiente para colocar no berço e incentivar a criança a movimentar seus pezinhos e sentir a espuma.

Escreva o versículo Deus é Amor (1João 4.8). Deus fez os pés do/a (nome da criança) num cartãozinho e prenda na espuma. Faça, se preferir, um boneco que anda, para se colocar os dedos no lugar das pernas.

 

1Ao iniciar a aula, receba a criança com muito carinho, um sorriso no rosto, chamando-a pelo nome.

 

2 – Fale o pensamento da Unidade 1: Deus é Amor (1João 4.8). Diga: Deus ama o/a (nome da criança). Deus fez os pés do/a (nome da criança) para ele andar, pular e correr. Brinque com os pezinhos da criança, movimentando-os.

 

3 – Ensino:

Fale: “Deus ama o/a (nome da criança). Deus fez seus pezinhos”.

Enquanto fala, empurre e puxe as pernas da criança com delicadeza para desenvolver a flexibilidade muscular. Passe também uma escova macia nas solas dos pés da criança para estimulá-la e diga: Deus fez os pezinhos do/a (nome da criança).

Pendure um móbile no berço com figuras coloridas e guizos na altura dos pés da criança para que ela bata os pezinhos e movimente seus músculos. Esse brinquedo é importante para os bebês que ainda não ficam em pé e passam a maior parte do tempo deitados de costas.

Converse sempre com a criança e diga: Deus ama muito o/a (nome da criança). Deus fez os pezinhos do/a (nome da criança). O/a (nome da criança) está mexendo seus pezinhos. As crianças que já engatinham, podem brincar com o chocalho, empurrando-o de um lado para outro.

Segure a criança no colo e mostre a sua imagem no espelho, mostre seus pés e fale: Deus é amor. Deus ama o/a (nome da criança). Deus fez os pezinhos do/a (nome da criança). Se a criança já estiver ensaiando os primeiros passos, segure suas mãozinhas e diga: “Vamos andar. Veja, o/a (nome da criança) já está andando! Deus fez os pés do/a (nome da criança) para ele/a andar.

 

4 Ore:

Obrigada, Deus, pelos pezinhos do/a (nome da criança). Obrigada, Deus, porque o/a (nome da criança) pode andar.

 

5Cante:

Crie frases melódicas usando o nome da criança. As crianças reagem bem à música:

Deus fez os pés do/a (nome da criança)? Sim, sim, sim.

Deus ama o/a (nome da criança)? Sim, sim, sim.

O/a (nome da criança) pode andar (ou mexer os pés ou engatinhar)? Sim, sim, sim.

Enquanto a criança olha o movimento do móbile, cante ou toque uma música.

 

6 Brinque:

Ponha a criança de bruços (quando possível), para que possa arrastar-se no berço, pois isto a ajuda a exercitar os seus músculos e é também um incentivo para que treine engatinhar. Coloque objetos coloridos, que ela possa manusear e alcançar. Esta é a preparação para engatinhar.

Prenda numa das extremidades do berço um boneco inflável para que o bebê possa dar pontapés numa superfície macia. Esse é um excelente exercício para o fortalecimento dos músculos das pernas que em breve sustentarão o corpo do bebê. Também se pode variar com um pedaço de espuma para que o bebê sinta outra textura.

 

Mais sugestões: Tenha, para a criança que já engatinha, uma caixa de papelão como túnel, coloque um brinquedo colorido ou balance um chocalho, chamando a criança para o outro lado, incentivando-a a se movimentar. Dê livros de pano para que ela manuseie. Brinque de esconde-esconde com uma fralda. Deixe que se apoie para olhar sua imagem no espelho. Utilize bolas de diferentes tamanhos, cores e texturas para estimulá-las a engatinhar e andar. Para isso tenha uma área que não ofereça perigo e que tenha sempre objetos diferentes para que ela possa observar e explorar, assim desenvolvendo sua curiosidade de maneira segura e produtiva. A criança de oito meses é curiosa por natureza, é a idade certa para explorar o mundo que a cerca, por isso devemos dar condições apropriadas. Sua curiosidade pode não ser satisfeita sem estímulo dos oito aos catorze meses e isso pode trazer consequências para desenvolver sua linguagem e seu desenvolvimento social.

 

7Final da aula:

Entregue para os pais o lembrete da aula, incentivando-os a continuar o ensino durante a semana.

 

..

  • Se você gostou da Aula de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página. Assim você receberá todos os novos posts. Até o próximo post!
você pode gostar também:
4 comentários
  1. JULIANA CASSIMIRO comentou:

    Adorei o conteudo e gostaria de adiquiri – lo como faço ???

Seu endereço de e-mail não será publicado.