Aula Bíblica Berçário #08 (Unid. 01) – Deus Ama Todas as Crianças

Olá, amigos do Blog. Voltamos com a oitava aula do currículo de ensino bíblico para bebês! Estamos na Unidade 1 – Quem é Deus? Deus é amor (1 João 4.8), que ao todo terá 17 aulas. Esse currículo é dirigido para professores nas igrejas, mas vale lembrar que você, papai ou mamãe, também pode aproveitar algumas dessas dicas para ensinar os pequeninos em casa!

 

Ideias:

– Faça um móbile para berço com rostinhos pendurados de diversos tipos de crianças. Use círculos de cartolina preta, figuras de crianças de vários tipos físicos, forre com folha de contact para ficar mais durável, barbante ou fita, cabide, cola tesoura.

– Faça uma almofada para que as crianças possam bater os pés dentro do berço, com o formato de um rosto. Fixe no berço com um elástico de cada lado, na altura dos pezinhos da criança.

– Faça um livro redondo, formato de rosto com tampas plásticas de potes de margarina. Cole nas tampas figuras de crianças de diversos tipos físicos. Use seis tampas e proteja as figuras com papel contact transparente. Fure as tampas na parte de cima e junte-as com uma fita.

– Você pode fazer um varal com figuras de crianças de diversas nações recortadas de revistas. Também pode fazer um móbile colando essas figuras de crianças de revistas numa cartolina recortada em círculos e pendurando-as no berço. Estenda o varal com fio de barbante, junto à parede da área de estimulação para fixar com pregadores as figuras de crianças brincando ou rostos de crianças de várias nações.

– Encha caixas de papelão de vários tamanhos com jornal para que fiquem firmes. Encape com papel, cole figuras de crianças diferentes e passe o papel contact para ficar mais resistente. Você terá vários blocos para a área de estimulação.

– Providencie livros de pano ou de plástico com figuras de crianças.

– Encha um pouco mais da metade de uma garrafa de plástico com papel picado de várias cores e cole a tampa seguramente.

– Cubra um rolo de papel alumínio com contact colorido. Num barbante prenda alguns guizos e passe o barbante por dentro do rolo de papel de forma que os guizos fiquem no meio do rolo, deixando uma parte do barbante para a criança puxar o brinquedo.

– Providencie dedoches com carinhas de crianças.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

Escolha uma das ideias acima para presentear as crianças.

  

1 Receba as crianças com carinho e atenção. Procure tocá-la enquanto está no colo do responsável. Diga: que bom que você está aqui hoje (nome da criança).

 

2 – Fale o pensamento da Unidade 1: Deus é Amor (1João 4.8). Diga: (Nome da criança), Deus ama todas as crianças. (Mostre as figuras das crianças) e comente cada uma. Diga: Deus é amor. Deus ama você também, (nome da criança). Eu também amo você. Dê um sorriso e um abraço na criança, demonstrando seu amor.

 

3 – Ensino:

Enquanto a criança estiver no berço, mostre o móbile com os rostinhos diferentes e comente. Segure a criança de pé no berço para que veja as figuras e alcance com a mãozinha. Depois coloque a almofada de rostinho presa no berço, na altura dos pezinhos da criança e incentive-a a fazer exercícios musculares necessários para seu desenvolvimento. Mostre o livrinho redondo com rostinhos e deixe que brinque e observe.

Aproveite os momentos certos para dizer o pensamento bíblico, para fazer um comentário sobre o ensino, para orar agradecendo pelo amor de Deus pelas crianças e para cantar ou ouvir com a criança um CD. Leve a criança para ver as figuras do varal na área de estimulação e diga: Deus é amor. Deus ama o/a (nome da criança), (mostre seu rostinho no espelho). Deus ama todas estas crianças (mostre o varal). Sente-se com a criança no tapete e mostre um livrinho de pano com figuras de crianças. Brinque com os blocos, mostrando os rostinhos, empilhando ou colocando-os à distância para que a criança pegue engatinhando.

 

4 Ore:

Obrigada, meu Deus, pelo/a (nome da criança). Obrigada, Deus, porque o Senhor ama todas as crianças.

 

5Cante:

O louvor agrada a Deus e alegra a criança. Comece desde cedo incentivando a criança a gostar do louvor e da música. Dê um instrumento musical para que brinque e quando sair qualquer som cante com alegria louvando a Deus e dizendo: Deus é amor. Procure letras e músicas referentes ao ensino.

 

6Brinque:

Na área de estimulação, você pode brincar com a criança ou incentivá-la a empurrar a garrafa de papel picado e colorido. Nesta idade, as crianças gostam de empurrar objetos, o que faz muito bem para o seu desenvolvimento motor, incentiva a engatinhar, e andar, porque exercita seus músculos.

Deixe também que puxem o rolo musical, ensine como se faz, mostre que puxando faz um som especial. Aproveite e cante o pensamento bíblico ou um cântico referente à história. Deixe que a criança descanse numa almofada e mostre os rostinhos do dedoche. Diga: Deus ama a criança de cabelos lisos, encaracolados, a loirinha, a morena, a africana, o índio, a japonesa, a chinesa (mostre no dedoche ou nas figuras). Deus ama todas as crianças. Elas são diferentes. Deus ama o/a (nome da criança).

 

7Final da aula:

Entregue para os pais o lembrete da aula para a revisão feita em casa.

..

  • Se você gostou da Aula de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página. Assim você receberá todos os novos posts. Até o próximo post!
você pode gostar também:
5 comentários
  1. Sônia Rodrigues comentou:

    Muito bom o conteúdo. Parabéns! deus continue te inspirando.

  2. Jordana Vencato comentou:

    Achei um pouco desorganizado o site, pois estou seguindo as aulas para o berçário, só quero achar a aula 3 da unidade 1 e não consigo,e o conteúdo é maravilhoso.

    1. Regina Cobra comentou:

      Jordana, logo ao abrir o site, do lado direito, você escreve Berçário aula 3 unidade 1.
      Se você ainda assim não conseguir, mande seu email que eu envio a série toda.
      o meu email: regina.cobra@uol.com.br

  3. Salete M. Marinho comentou:

    Amada irmã muito obrigada pelo envio desta aula, esperei ansiosamente. Que Deus a abençoe!

    1. Regina Cobra comentou:

      Demorei um pouco por causa dos outros textos.
      Espero que tenha sido útil para o ensino.
      Mais uma vez, obrigada pelo apoio

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us