Conteúdo bíblico para pais e professores de crianças entre 0 a 12 anos.

Unidade 01: Aula 10 – Deus me fez assim: Eu gosto de livros

Olá, amigos do Blog. Chegamos à décima aula do currículo de ensino bíblico para bebês! Estamos na Unidade 1 – “Quem é Deus? Deus é Amor (1 João 4.8)”, que ao todo terá 17 aulas. Esse currículo é dirigido para professores nas igrejas, mas vale lembrar que você, papai ou mamãe, também pode aproveitar algumas dessas dicas para ensinar os pequeninos em casa!

Ideias:

– Faça um móbile num cabide ou numa vara e pendure pedaços de pano de cores vivas, recortados em diversas formas, cheios com algodão ou material macio.

– Providencie um livrinho de pano sobre a criação: árvores, flores, paisagens, céu, lua, estrelas, sol.

– Providencie livrinhos de vários tipos de animais.

– Providencie livrinhos de aves.

– Providencie livrinhos de peixes.

– Providencie livrinhos com som de animais.

– Providencie livrinhos com bichinho de pelúcia na capa.

– Providencie livrinho de plástico para banho.

– Se não for possível achar os diversos tipos de livros, faça-os com figuras, tecido, EVA ou TNT.

– Faça bichinhos em EVA e coloque em varetas.

– Cole as figuras em caixa ou dados de tecido. Encape uma caixa de papelão e cole figuras para atrair a atenção das crianças.

– Providencie livros de vários tipos de criança. Crianças brincando, tomando banho, comendo, no parque, dormindo, engatinhando, com a família.

– Faça um livro de texturas diferentes.

– Providencie um livro com dedoches.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

Faça um livrinho de texturas diferentes recortados de várias formas.

 

1 Receba a criança com uma expressão de alegria e contentamento. Se a criança estiver acordada converse e brinque com ela, sorria sempre. Se estiver dormindo, coloque-a no berço com cuidado para não acordá-la antes da hora. O ambiente deve ser silencioso e aconchegante.

 

2 Fale o pensamento da Unidade 1: Deus é Amor (1João 4.8). Não há momento único para falar o pensamento bíblico. Aproveite as oportunidades que surgem durante a aula. Mostre um livrinho com figura da criação e diga: (nome da criança), Deus ama você. Deus fez as frutas para você comer.

 

3 Ensino:

Mostre para a criança no berço o móbile de tecido para que ela sinta com as mãozinhas as texturas e formas diferentes. Deixe uma almofada embaixo dos pezinhos dela para que se exercite e sinta a sua maciez.

Mostre um livrinho de figuras e comente com a criança cada uma delas. As crianças têm a habilidade de ler figuras, observando-as elas aprendem muito e também se desenvolvem fisicamente quando estimulam os músculos dos olhos com a leitura e observação das figuras.

As cores, as texturas a apresentação gráfica ajudam a criança a assimilar informações úteis para aprendizagem. Quando a criança manuseia um livro, sua atividade mental se desenvolve, aprende a relacionar o que vê com sua vida diária, estimula sua criatividade, desenvolve seu pensamento e enriquece o cérebro com novas informações. Com o uso do livro, o processo de aprendizagem da linguagem se desenvolverá mais rapidamente. O professor poderá ensinar nomes de objetos, palavras novas, palavras que expressam sentimentos, mostrando um livro para a criança.

Também se desenvolve espiritualmente, a criança que está acostumada com livros, porque começa a relacionar palavras como Jesus, Deus, Igreja, Pessoas, com sentimentos agradáveis. Começa a aprender que Deus é Criador e a conhecer a natureza que Ele criou através dos livros. As crianças imitam as ações e atitudes dos personagens dos livros. Uma história contada ou mostrada num livro faz com que a criança demonstre suas emoções. Até mesmo as crianças de berço podem aprender com os livros, elas precisam manusear os livros de pano e observar as figuras. Daí a importância de professores e pais.

Com as crianças de berço é uma boa prática segurar o livro nas mãos, tendo a criança no colo, ficando atento aos comentários oportunos que pode fazer. Se for a figura de um cachorro, o professor faz um comentário sobre Deus, criador dos animais, fala das características físicas do animal, do latido que faz, imitando-o.

A Bíblia, própria para crianças, deve fazer parte da aula. A criança precisa saber que ali estão as histórias sobre Jesus, Deus, a natureza, pessoas bondosas. As figuras da aula podem ser retiradas das páginas da Bíblia. Os livros ativam a capacidade de imaginação e criatividade das crianças. Ao ver figuras em um livro, converse sobre o cuidado de Deus para com todos os seres que Ele criou. Selecione figuras de mamíferos, pássaros e comente como Deus fez tudo bem feito, de acordo com a necessidade de cada criatura. Comente que Deus fez as cores para nossa alegria e que também devemos cuidar da criação no mundo de Deus. Quando mostrar um livro com frutas ou vegetais ensine que Deus nos dá esses alimentos para sermos fortes e sadios. Use o pensamento bíblico: “Verdadeiramente Deus é bom”.

4 Ore:

Sempre procure uma oportunidade durante a aula para orar e agradecer a Deus pela criança, pelos alimentos, natureza, animais: Obrigada, meu Deus, porque o/a (nome da criança) está aqui aprendendo. Obrigada, meu Deus, porque o Senhor fez os alimentos. Obrigada, meu Deus, porque o Senhor é bom.

 

5 Cante ou fale ou toque uma música:

Eu posso aprender porque Deus me fez inteligente. Ele é bom pra mim. Deus me fez assim: gosto de brincar e gosto de livros. Cante: “Deus é bom pra mim”.

 

6 Brinque:

Leve a criança para a área de estimulação e brinque mostrando livros de vários tipos e texturas. Coloque-os a certa distância para que ela alcance e escolha o que quiser. Depois, sente-se com ela e leia ou conte a história ou mostre as figuras e comente. Mostre um livrinho de dedoches e movimente para que ela veja, contando a história. Mostre o livrinho com sons de animais e comente. Brinque com os dados, olhando as figuras variadas coladas nele ou empilhando-os. Se for possível, tenha um livro grande, com figuras grandes para mostrar e atrair a atenção da criança. Lembre-se de aproveitar os momentos oportunos para orar e agradecer a Deus. Fale também o pensamento bíblico quando tiver oportunidade.

 

7 Final da aula:

Entregue o lembrete da aula para que os pais enfatizem o ensino durante a semana.

 

..

  • Se você gostou da Aula de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página. Assim você receberá todos os novos posts. Até o próximo post!
você pode gostar também:
4 Comentários
  1. Jeane Moraes da Silva comentou:

    Suas orientações são ótimas, amei!

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada. Deus abençoe você neste trabalho tão importante.

  2. […] Como está a sua experiência com o aprendizado dos bebês? Compartilhe conosco nos comentários. Clique aqui para conferir também as lições anteriores. Estamos na Unidade 1- “Quem é Deus? Deus é […]

  3. Salete Rosa Marinho comentou:

    Regina temos aprendido muito com suas orientações, amei esta nova postagem. Que Deus te abençoe ricamente.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us