Aula Bíblica Berçário #15 (Unid. 02) – Deus criou todos os animais que vemos

Olá, amigos do Blog! Hoje trazemos a Aula 15 da Unidade 2 do currículo para Berçário. O tema da aula é: “Deus Criou Todos os Animais que Vemos”. Vamos ensinar sobre alguns animais que estudamos anteriormente, com o objetivo de fixar para a criança que Deus é o criador.

Ideias:                                                         

Faça um móbile com alguns animais já estudados anteriormente.

– Providencie alguns animais de plástico ou de pelúcia.

– Faça um painel, na área de estimulação, com paisagem, lagos, árvores e bichos.

– Providencie a Bíblia Surpresa, já usada em aulas anteriores, e retire dela as figuras de animais variados, quando for contar a história.

– Se possível, leve um ou mais animais vivos como: cachorrinho, coelho, tartaruga, peixinho, passarinho.

 

Lembrete da Aula para os Pais:

Escreva a história e dê para os pais contarem em casa, revisando a aula dada. Cole a folha no feltro ou tecido para que os pais possam adicioná-la no livrinho que estão formando sobre a criação.

 

1 – Receba cada criança com um sorriso no rosto e muito carinho, demonstre que a presença dela é importante para você.

 

2 – Fale o pensamento bíblico da Unidade 2 – “Deus é Criador” Gênesis 1.1

O pensamento bíblico deve ser mencionado sempre que houver oportunidade durante as atividades.

 

3 – Ensino:

Comece dizendo que Deus fez todos os animais que vemos. Mostre o móbile no berço com alguns deles e comente suas características. Pergunte: “como faz o gatinho (nome da criança)”? Imite o som dos animais e mostre cada um do móbile. Deixe que a criança brinque com o móbile para observá-lo.

Depois retire as figuras da Bíblia Surpresa, uma a uma, para contar a história. Só fale dos animais que você providenciou as figuras. Diga: “Deus fez todos os animais que vemos: os passarinhos que voam no céu, os gatinhos, cachorrinhos, os elefantes, os cavalos e os peixes grandes e pequenos que vivem nos mares e rios. Tudo o que Deus fez é bom. Deus fez tudo para nós porque nos ama. Deus ama o/a (nome da criança)”.

Leve a criança para a área de estimulação e mostre o painel com natureza e animais. Diga: “Deus gosta muito de tudo o que Ele criou”. Mostre cada elemento do painel e diga: “nós devemos cuidar bem de todos os animais de Deus para que eles possam viver alegres”.

Se for possível, mostre para a criança algum animal vivo. Deixe que ela observe e brinque. Enquanto isso pergunte: “que animal é esse”? Fale o nome e imite o som do animal. Pergunte: “você gosta do (nome do animal que você tiver levado para a aula)? Deus criou o (nome do animal)”.

Deixe a criança brincar também com animais de plástico ou de pelúcia.

 

4 – Oração:

“Obrigada, Deus, pelo cachorrinho que o Senhor criou. Obrigada, meu Deus, por todos os animais que o Senhor criou. Tudo o que o Senhor fez é lindo e bom”.

 

5 – Cante:

Durante o ensino, procure oportunidades para louvar a Deus junto com a criança. Cante agradecendo a Deus pelos elementos da criação:

Deus é bom pra mim.

Criou o céu, criou a terra, criou os animais e as pessoas.

Deus é bom pra mim.

 

6 – Brinque:

A criança aprende muito brincando. O professor deve criar oportunidades para ensinar, cantar, orar, enquanto a criança brinca. Nessa idade ela é curiosa e quer pegar e ver tudo, então, aproveite o momento certo.

Providencie livrinhos para a criança, sente-se com ela e mostre as figuras. Esse processo enriquece grandemente a aprendizagem. Ao manusear um livro a atividade mental da criança está a todo vapor. Ela se interessa pelas cores, pelos nomes dos objetos, pondo em movimento os mecanismos do pensamento, aprendendo a falar, a organizar o pensamento, e a enriquecer o cérebro com informações novas. As crianças que não sabem ler costumam ler as figuras e aprendem muito com isso, além de criar o hábito de manusear livros desde cedo, o que ajuda no seu desenvolvimento físico, mental, intelectual social e espiritual.

 

7 – Final da aula:

Entregue para os pais o lembrete da aula.

 

..

  • Se você gostou da Aula de hoje, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página. Assim você receberá todos os novos posts. Até o próximo post!
você pode gostar também:
3 comentários
  1. Elisa Carvalho de Oliveira Cavalcante comentou:

    Gostei muito. Trabalho no Ministério Infantil, com crianças de 1 ano, de uma igreja Batista e a minha maior dificuldade é de contar histórias porque além de não conseguir prender a atenção, me sinto boba falando para as crianças, que me passam a impressão de que não estão entendendo nada. Outro dia eu fiz em casa personagens com bonequinhos de plástico, me preparei todas, e as crianças acabaram querendo comer os bonequinhos. Me senti super frustrada. Obrigada.

  2. La Passione Cakes and Cupcakes comentou:

    Obrigada ,as aulas são lindas.abraçosSalete

    Date: Mon, 7 Jul 2014 10:10:58 +0000 To: lapassionecupcakes@hotmail.com

    1. Regina Cobra comentou:

      Deus abençoe você com seu trabalho.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us