Aula Bíblica Juniores #12 – Jairo

Olá, amigos do Blog. Confira a sequência de Aulas Bíblicas para Juniores (9 a 12 anos). Vamos apresentar a Aula Bíblica Juniores #12 – Jairo.

 

Aula Juniores 13 - 001

 

Aula Bíblica Juniores #12 – Jairo

 

Texto: Marcos 5.21-24, 35-43

 

Vamos testar os conhecimentos Bíblicos?

 

Antes de ler o texto bíblico alguém sabe falar quem foi Jairo?

Aula Juniores 13 - 001

 

No início da aula faça essa experiência: ponha um aluno voluntário para fora da sala de aula até que a classe seja arrumada com alguns obstáculos para que o aluno que está fora entre com uma venda nos olhos e seja dirigido com palavras por outro aluno, a fim de que vença os obstáculos colocados. Depois pergunte qual foi a sensação do aluno que não enxergava nada pela frente.

 

De certa forma todos nós somos cegos porque não podemos ver o futuro. Essa é uma limitação compartilhada por todos nós. Alguém aqui sabe o que vai acontecer daqui a um mês, doze dias, cinco dias, um dia, um minuto? Alguém tem certeza quando viaja de avião que chegará a salvo no lugar escolhido? Não. Somos cegos em relação ao futuro. Os ricos, os famosos, os pobres, todos são cegos quanto ao futuro. Vocês jovens fazem planos para o futuro, mas algum de vocês tem certeza de alcançar o almejado?

 

Jairo era o líder da sinagoga. Nos dias de Cristo o líder da sinagoga era o homem mais importante da comunidade. A sinagoga era o centro da religião, da educação, da liderança e da atividade social. O líder da sinagoga era o principal líder religioso, o professor de mais alto nível, o prefeito e o cidadão mais conhecido.

 

Jairo tinha tudo: segurança no emprego, garantia de boas-vindas por onde andasse, vida financeira assegurada, uma linda família, poder religioso e social. Quem poderia pedir mais?

 

Mas Jairo precisou pedir mais. Na verdade, ele trocaria todos esses privilégios por uma coisa: a cura de sua filha querida. Aqui vemos um homem cego pedindo socorro. Não era o líder religioso que tinha tudo. Jairo caiu aos pés de Jesus e lhe implorou insistentemente: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva”. (Mc 5.23). Jairo se rendeu aos pés de Jesus! Ele não negocia com Jesus! Ele não dá desculpas! Simplesmente reconhece sua impotência, sua cegueira. Ele só implora!

 

Há momentos em que tudo que você tem a oferecer não é nada comparado com o que você está pedindo. Jairo sabia da sua impotência para resolver esse problema. Reconheceu que só Jesus poderia salvar a sua filha. A verdade é uma só: Jairo é cego quanto ao futuro e Jesus conhece o futuro.

 

Antes que Jesus e Jairo chegassem para ver a menina, foram interrompidos por emissários da casa de Jairo: “Sua filha morreu”, disseram eles, não precisa mais incomodar o mestre”. (Mc 5.35)

 

É aqui que Jesus assume o controle. Verso 36 – “Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga, “não tenha medo; tão somente creia”. Jesus impele Jairo a ver o invisível pela fé.

 

Não limite as suas possibilidades ao que é visível. Creia que há mais na vida do que os olhos veem. Confie em Deus! Precisamos de olhos que optaram por ver o invisível. Como Paulo escreveu: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2 Co 4.18).

 

Jesus está pedindo pra Jairo fazer uma escolha. Optar por ver o invisível pela fé. Quando a tragédia nos atinge, também precisamos fazer uma escolha. Podemos ver a ferida ou aquele que a cura. A escolha é nossa. Jairo fez sua escolha. Ele optou pela fé em Jesus.

 

Em casa, Jesus e Jairo encontraram um grupo de pessoas chorando em desespero. Jesus disse: “Por que todo esse alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme”. (Mc 5.39). Do ponto de vista de Deus, a morte não é permanente. Ela é um passo necessário. Ela não é um fim; é um começo. Em 1 Co 15. 50-53 vemos que: é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando Jesus vê a morte, ele vê libertação.

 

Todos começaram a rir de Jesus (Mc 5.40). Ele, porém, ordenou que saíssem. Só no céu saberemos quantas vezes Deus já nos livrou do mal, já nos protegeu nessa vida. Ele sabe que somos cegos e nos protege do mal. Por que Jesus expulsou as pessoas da casa de Jairo? Elas estavam atrapalhando a obra de Deus e não tinham fé. E você tem fé em Deus? Confia que Ele faz tudo para o seu bem?

 

Jesus levou consigo o pai, a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança. Tomou-a pela mão e lhe disse: “menina, eu lhe ordeno, levante-se”. Imediatamente, a menina que tinha 12 anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos. Você já ficou impressionado com alguma obra de Deus? Ele é o mesmo hoje. Pela fé podemos ver tais obras.

 

Aula Juniores 13 - 002

 

Vamos aprender a confiar em Deus? Lembre-se que Deus nos guia na nossa cegueira, mesmo quando nem percebemos. Jairo é para nós um bom exemplo de fé e dependência de Deus. Vamos seguir o exemplo dele e com humildade, sabendo que somos cegos para o futuro. Vamos buscar a Deus em tudo para nos guiar.

 

Aula Juniores 13 - 003

 

 

Gostou de mais essa Aula do Blog? Deixe nos comentários a sua opinião e compartilhe nas redes sociais para nos ajudar a espalhar a mensagem. =)

 

 

você pode gostar também:
8 comentários
  1. Laiza comentou:

    Chorei com esse ensino!

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Que Deus abençoe!!

  2. Luciana comentou:

    Amei todas as lições! Que bênção! Gostaria de pedir autorização para utilizar as lições com os devidos créditos na minha sala de estudo bíblico. Grata, Luciana Azeredo

  3. Adriana comentou:

    Gostei muito !! Vcs poderiam colocar atividades também. O que acham?

  4. Rayane comentou:

    Esse estudo foi benção na vida das minhas crianças louvo a Deus por vcs..

  5. Alyne Mantoan comentou:

    Excelente!! Gloria a Deus!

  6. Allessandra comentou:

    legal,tenho 10 anos e aprendo muito nesse blog parabens ao criador do blog super legal

  7. Isabel Samaan comentou:

    Excelente aula, amei.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.