Aula Bíblica Juniores #46 – Filhos da Luz

Hoje apresentamos mais uma sugestão de Aula Bíblica para Juniores. As lições anteriores estão disponíveis em nosso site, na categoria Juniores – 9 a 12 anos. Confira essas ideias e apresente para os seus filhos ou para os Juniores de sua igreja:

 

 

Juniores

Aula 46 – Filhos da Luz

Texto: Efésios 4.25-32 e 5.1-9

Versículo: Efésios 5.8 “ Vivam como filhos da Luz”

Aula:

Hoje vamos meditar em alguns versículos do livro de Efésios.

Estes versículos nos alertam para o procedimento dos filhos da luz.

Mas quem são os filhos da Luz?

Aqueles que aceitaram Jesus como Salvador de suas vidas. Nesses o Espírito de Deus vive. Portanto, esses tem a luz de Cristo.

Se você ainda não pensou nisso e não disse pra Jesus: vem habitar em mim, creio que o Senhor me ligou a Deus novamente e limpou meus pecados. Sei que o Senhor me salvou de viver uma vida longe de Deus. Agora é a hora de pensar. Aceite Jesus como Salvador de sua vida. E saiba como proceder sendo filho da Luz.

Os filhos da Luz devem viver como a Bíblia ensina em Efésios.

Por que devem viver assim? Porque já possuem a Luz de Cristo e também para dar exemplo para as outras pessoas, irradiando a luz de Cristo neste mundo.

Leia na Bíblia: Efésios 4.25 – os filhos da Luz devem abandonar a mentira e falar somente a verdade.

Difícil falar sempre a verdade? Sim, muitas vezes é difícil.

Mas se por acaso errarmos ainda temos a opção de pedir perdão para Deus e voltar a falar a verdade como filhos da Luz.

Efésios 4.26 – quando vocês ficarem irados não pequem, apaziguem a sua ira. Será que ficamos irados? Com certeza sim. Por isso a Bíblia alerta: apaziguem a sua ira para que vocês sejam luz neste mundo dando o exemplo.

Efésios 4.27 – não deem lugar ao Diabo. Mas como? Eu aceitei Jesus já. Sim, mas o inimigo de Deus, o Diabo é astuto, esperto. Ele vai tentando você o tempo todo para que você desagrade a Deus e desista de ser luz e exemplo para outras pessoas.

Efésios 4.28 – O que furtava não furte mais, trabalhe para repartir com os necessitados. Você que é jovem ainda, trabalhando em casa ou fora de casa, tenha como objetivo ajudar os pobres. Você pode doar as roupas que não usa mais ou outras coisas que Deus colocar em seu coração. O importante é ter em mente repartir com os mais pobres.

Efésios 4.29 – Nenhuma palavra torpe saia da vossa boca, mas apenas a que for útil para edificar os outros. Palavra torpe não é só palavrão, não é só falar da vida dos outros, mas conversas que desagradam a Deus como: reclamar de tudo, não ser agradecido, ausência de louvor a Deus. Vamos melhorar nossas conversas e falar o que agrada a Deus para ser exemplo neste mundo.

Efésios 4.30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Não entristecer o Espírito Santo é procurar não pecar, viver uma vida santa, dirigida pelo Espírito e se você pecar imediatamente peça perdão e se arrependa de coração. Nunca abandone a fé em Cristo. O Espírito Santo é nosso selo de entrada no céu.

Efésios 4.31– Livrem-se de toda a amargura e indignação e ira, gritaria, calúnia, de toda maldade. Muitas vezes ficamos tristes e amargurados com os acontecimentos da vida e deixamos que isso afete o nosso viver com Cristo. Ficamos também irados, brigamos falamos coisas que nos arrependemos depois, por isso precisamos vigiar e pedir a ajuda de Deus para não cairmos nisso.

Efésios 4.32 – Sejam bondosos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como Deus os perdoou. Pense bem: se fomos perdoados por Deus pelos nossos erros, também devemos perdoar quem nos ofende de algum modo.

Efésios 5.1 – Sejam imitadores de Deus como filhos amados. Queremos ser luz neste mundo para irradiar a luz de Cristo atraindo pessoas para Deus? Vamos imitar nosso Pai celestial.

Efésios 5.2 – Vivam em amor. O amor vence qualquer barreira.

Efésios 5.3 – Vivam sem menção de imoralidade sexual, nem impureza, nem cobiça. Hoje o mundo vive na impureza, na imoralidade. Não podemos nos acostumar a isso. Devemos viver conectados em Deus para fugir da impureza e imoralidade sexual.

Efésios 5.4 – Sem obscenidade, conversas tolas, sem gracejos imorais. O verso 4 vai além e cita conversas tolas e gracejos imorais. Muitos jovens acham que só falar não importa. Mas Deus adverte no verso 8.

Efésios 5.8,9, 10 – Vivam como filhos da Luz. O fruto da Luz é: Bondade, Justiça , Verdade. E aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.

Conclusão:

Vamos viver como filhos da Luz?

Já conhecemos o que agrada ao Senhor. Vamos praticar agora na dependência e força do Espírito Santo de Deus que habita em nós.

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.