Aula Bíblica Juniores #57 – Êxodo

 

Juniores

Aula 57 – Êxodo

 

Vamos continuar estudando nesta aula o Pentateuco, os 5 primeiros livros da Bíblia.

Na aula passada estudamos o resumo do livro de Gênesis.

Hoje vamos falar sobre o livro de Êxodo.

Moisés, o grande líder de Deus escreveu o livro de Êxodo.

Moisés escreveu sobre a libertação do povo de Deus da escravidão no Egito nos capítulos 1 a 18. E falou sobre a aliança entre Deus e Israel nos capítulos 19 a 24.

Moisés também escreveu sobre a construção do Tabernáculo, onde Deus se encontrava com o povo nos capítulos 25-40.

Ao chegar à vida adulta Moisés tenta ajudar o seu povo do seu modo, mas acaba tendo que fugir para salvar a sua vida. Ele passou 40 anos no exílio trabalhando como pastor de ovelhas e sendo preparado por Deus para salvar o seu povo da escravidão.

Vocês conhecem a história do nascimento de Moisés através de outras lições. Deus o salvou da morte e da perseguição do rei do Egito no Cap.2:1-10. Também conhecem a história no cap. 2:11 quando Moisés tenta salvar seu povo matando um egípcio e tendo que fugir do Egito para Midiã, onde foi pastor de ovelhas.

No capítulo 3 vemos que Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã.

Um dia Moisés levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo, que saía do meio de uma sarça. E a sarça não era consumida pelo fogo (cap.3).

Depois de 40 anos, Moisés então, volta para o Egito, pelo chamado de Deus, com a ajuda de seu irmão Arão.

Deus concedeu vários sinais a Moisés (cap. 4).

Quando Faraó se recusa a reconhecer a autoridade de Deus, Deus usa pragas poderosas para destruir o Egito. As várias pragas estão no cap. 7 a 11. Já estudamos todas as 10 pragas em outras aulas.

Deus dirige a libertação milagrosamente e separa as águas do Mar vermelho para que o povo de Israel passe por ele a seco cap. 14.

No capítulo 16 e 17- Deus providencia comida e água no deserto para o povo. E o povo vai até o monte Sinai. Lá fazem uma aliança com Deus: Dez Mandamentos e construção do Tabernáculo, onde Deus se encontraria com seu povo (cap. 19-25).

Mas logo o povo se afasta de Deus fazendo um bezerro de ouro para adorar caindo sob o castigo de Deus. (cap.32).

O livro de Êxodo mostra que no tempo de Moisés, Deus havia cumprido suas promessas e certamente lhes daria a Terra Prometida.

Aprendemos que:

1 – Deus sempre cumpre com suas promessas.

2 – O Deus de Israel é poderoso: multiplicando o povo de Israel; salvando e capacitando Moisés; derrotando o exército de Faraó; fornecendo sustento para todo o povo no deserto; se revelando no monte Sinai com trovão, relâmpago, fumaça e fogo. Certamente Deus podia fazer tudo isso por seu povo.

3 – Este Deus Poderoso e Fiel se une aos israelitas através de uma Aliança no Monte Sinai. Êxodo 20:2 (Yahweh- Senhor). Se o povo obedecer, Deus vai ajudar seu povo e protegê-lo.

Vocês notaram que desde o princípio Deus pede obediência a Ele e em troca oferece ajuda e proteção? Até agora é assim: temos o mesmo Deus.

Deus não muda, Ele nos ama, perdoa, ajuda e quer obediência.

No cap.33 verso 10e 11 lemos: “Quando o povo via a coluna de nuvem parada a entrada da tenda, todos prestavam adoração em pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo.

Leia os versos 20 a 23 do cap. 33- ali você poderá sentir o relacionamento de Moisés com Deus.

Hoje também podemos ter um relacionamento pessoal com Deus. Basta buscá-Lo com todo o coração. Hoje somos o Templo do Espírito Santo de Deus. Ele habita em nós, Deus nos ama e quer que o busquemos com todo o nosso coração.

Ore com os juniores para que busquem e obedeçam a Deus com todo o coração. Deus é o mesmo sempre e nos ama.

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.