Aula Bíblica Juniores #65 – 1 Samuel

Continuando a série de estudos sobre um resumo dos livros da Bíblia, hoje iremos para 1 Samuel.

 

 

Juniores

Aula 65 – 1 Samuel

Ideias: Destaque as partes num quadro para fixação com os capítulos citados. Coloque a figura dos dois líderes (Eli e Samuel) e as duas coroas com os nomes dos reis embaixo (Saul e Davi). Mostre a diferença dos que serviram a Deus e dos que não serviram.

Ensino:

Nesta série de lições, estamos estudando um pequeno resumo dos livros do Velho Testamento para que todos possam entender o amor de Deus por seu povo, Seu cuidado em perdoar e promover saídas para o povo quando se arrepende dos pecados.  Até os dias de hoje é assim. Temos um Deus magnífico que cuida de nós todo o tempo, que nos ama, mas também castiga quando precisamos. Podemos notar estudando estes livros que desde o princípio foi assim.

1 e 2 Samuel são livros que relatam um período de transição da história de Israel.

Samuel, o último juiz de Israel, lidera uma federação pouco unida de tribos independentes e facilita a transição para que um rei possa governar e liderar.  Também participa da grande transição do livro- rei Saul (da tribo de Benjamim) para o rei Davi (da tribo de Judá).

Samuel foi juiz, profeta e sumo sacerdote.

O livro de 1 Samuel narra a carreira de dois governantes: Samuel e Saul- o último juiz de Israel e o seu primeiro rei. Ele também acrescenta um terceiro personagem importante: o rei Davi.

Os capítulos de 1 a 7 falam da carreira de Samuel que se mostra mais capaz do que Eli, seu antecessor, um sacerdote estabelecido, mas ineficaz.

Samuel nasceu de uma mulher estéril, como presente de Deus.

Samuel tem a benção de Deus desde o início.

Há um contraste entre Samuel e os filhos do sacerdote Eli que eram depravados, desobedientes a Deus.

Deus usa os filisteus para acabar com a descendência de Eli.

Os filisteus também capturam a Arca da Aliança que era um símbolo santíssimo de fé dos israelitas.

Deus usa essa circunstância para mostrar Sua Soberania sobre outros deuses: por duas vezes a estátua do deus filisteu Dagom cai prostrada diante do Deus Vivo e ainda o nosso Deus ataca os filisteus com pragas até que eles devolvam a Arca de Israel.

Os capítulos de 8 a 12 relatam a mudança de Israel em uma monarquia.

Samuel é um bom líder, mas os filhos não serão sucessores dignos, por isso o povo pede um rei. Deus escolhe Saul e Samuel o unge.

O reinado de Saul destaca seu fracasso em obedecer a Deus e em servir como rei.

Os capítulos 16 a 31 mostram Davi subindo para destronar Saul. Samuel também ungiu Davi, segundo rei de Israel.

Davi serve como músico a Saul primeiro rei e depois como guerreiro derrotando Golias e livra Israel de uma ameaça dos filisteus. A inveja assassina de Saul faz com que Davi fuja de sua corte e depois do reino, temendo por sua vida.

Por duas vezes Davi tem chance de matar Saul, mas escolhe o tempo de Deus e não o mata.

Assim como fez com Eli e Samuel, Deus usa os filisteus para eliminar a linhagem de Saul para que Davi pudesse reinar.

Depois Davi reina e leva Israel à glória como seu maior e mais famoso rei.

Deus lida com as pessoas conforme as escolhas que elas fazem. Até hoje é assim.

Ana pede um filho e Samuel é uma benção para ela e para a nação.

Os israelitas pedem um rei e Saul toma uma série de decisões erradas e perde o trono.

Davi faz escolhas sábias e ganha o favor de Deus: a realeza e uma dinastia duradoura que se estende ao reinado de Jesus.

Como é bom aprender sobre o passado do povo de Deus. Assim podemos entender o agir de Deus com seus filhos de todas as épocas.

Vamos servir a Deus com todo coração porque Deus ama seu povo e sempre cuida de todos nós, não importa a época.

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.