Aula Bíblica Juniores #68 – 2 Reis

 

Juniores

Aula 68 – 2 Reis

Nesta aula continuamos com o resumo dos livros do Velho Testamento para que todos nós possamos entender que o propósito de Deus para a humanidade sempre foi de amor, perdão, ajuda para os que obedecem a Ele e se arrependem dos seus pecados e amam a Deus.

Mas também de castigo e de consequências do pecado.

Hoje estudaremos 2 Reis. Este livro também continua com a história trágica dos reinos de Israel e Judá.

A nação já tinha sofrido divisão, agora o declínio seria maior até sofrer o exílio: do Reino do Norte pela Assíria e do Reino do Sul pela Babilônia.

Os capítulos 1 a 8 falam dos ministérios dos profetas Elias e Eliseu. Eles querem impedir a nação de adorar o deus cananeu Baal e retornar a adoração ao Senhor.

Os capítulos de 9 a 17 narram a história dos reinos do Norte e do Sul, ou seja, Israel e Judá.

Acabe leva seu reino a adoração direta de Baal. Em resposta Deus usa Jeú, um general, para usurpar o trono e aniquilar a linhagem de Acabe.

Os reis do Sul tem fidelidade a Deus variada: Josias renova o templo de Deus, mas Manassés sacrifica seu próprio filho a um Deus pagão.

No Sul, apesar do domínio da dinastia Davídica, em certo ponto a rainha mãe quase destrói o resto de sua família para assumir o trono.

Mais tarde a Assíria e a Babilônia assumem a posição de potências dominantes por causa dos pecados de Israel e Judá.

Em 721 a.C. o reino do norte, Israel, é conquistado pela Assíria e grande parte da população é deportada.

Os capítulos 18 a 25 relembram a história de Judá após a queda de Israel.

O reino do Sul é abençoado pelos reinados de Ezequias e de Josias, dois reis que seguem os mandamentos de Deus. Mas na sua maioria os reis de Judá também são infiéis a Deus e sofrem as consequências da desobediência.

Deus usa a Babilônia para conquistar Judá e destruir Jerusalém e o Templo em 586 a.C.

Os profetas falaram sobre o exílio mas também predisseram a restauração posterior.

Deus é fiel sempre: cumpre sua promessa de punir a desobediência, mas restaura depois os que foram humilhados.

O que precisamos aprender com essas lições apresentadas é que Deus é sempre bom e misericordioso. Deus nunca desiste do seu povo. Deus alerta sobre o pecado e pune os erros, em seguida restaura os que se arrependem. Deus sempre nos ama e quer nosso bem.

A nação de Israel passou por esse sofrimento por causa do pecado. Todo pecado tem a sua consequência, não importa a época. Deus é bom, mas também é justo.

Precisamos aprender isso, o quanto antes melhor para nós.

– Eles cultuaram outros deuses.
– Foram advertidos (Israel e Judá) por meio de todos os seus profetas.
– Mas não quiseram ouvir e se arrepender.
– Portanto o Senhor os expulsou de Sua presença (17.7-18).

Os reis de Israel falharam, mas ainda resta a esperança da promessa. 2Reis conclui com Joaquim, um dos últimos reis de Judá sendo liberto da prisão no Exílio, projetando esperança para o futuro do povo de Deus e também e também para a linhagem davídica.

Deus os restabelecerá em sua terra, e um dos descendentes de Davi reinará para sempre.

No futuro de Israel, Deus levantará um “filho de Davi”- Jesus- verdadeiramente justo, cujo reino perfeito nunca terminará.

A esperança que 2 Reis dá para a linhagem de Davi e para o povo de Deus é uma promessa que culminará em Jesus, o Rei dos Reis.

Em sua primeira vinda, Jesus sofreu para cobrir nossos pecados. Quando Jesus voltar estabelecerá seu reino eterno (Apocalipse 20-22). O interminável domínio dravídico será cumprido. O povo de Deus será abençoado.

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.