Aula Bíblica Juniores #69 – 1 Crônicas

Juniores

Aula 69 – 1 Crônicas

Hoje, seguindo a série resumo do Velho Testamento, estudaremos 1 Crônicas.

Muitos de vocês podem perguntar: Por que estudar os resumos do Velho Testamento com os juniores?

A resposta é a seguinte:

1- Porque muitos deles não lerão os livros do Velho Testamento durante a vida.
2- Porque dificilmente encontrarão esse estudo do Velho Testamento nos currículos de ensino em sequência para entenderem por completo a Bíblia.
3- E terceiro e mais importante. Os juniores e jovens entenderão e saberão: Quem é Deus, O Que Ele Fez e Faz, Deus é o mesmo ontem e hoje e para sempre. Deus ama seu povo. Deus quer obediência. Deus corrige o pecado. Nossos alunos aprenderão ainda em tempo a consequência do pecado. E a consequência de servir a Deus de coração.

No estudo de hoje vamos falar sobre 1 Crônicas.

1 e 2 Crônicas mostra uma repetição de 1 e 2 Reis e uma longa genealogia. Esses livros foram escritos para os que retornaram do Exílio Babilônico e que precisavam de esperança para continuar.

1 e 2 Reis explicavam para o povo porque eles foram para o Exílio: eles tinham sido conquistados e perderam suas terras e a liberdade por causa dos pecados cometidos.

Eles desobedeceram e desagradaram a Deus.

Eles quebraram a Aliança feita com Deus.

Agora os que voltaram para sua terra precisavam de um encorajamento para enfrentar os desafios que surgiriam.

Vocês viram que Deus castiga o pecado do seu povo. Mas Deus também ama aqueles que o obedecem e os ajuda.

Os que sobreviveram, voltaram para uma Judá menor, mais pobre e com muitas dificuldades. Eles precisavam ter esperança, lembrar as promessas feitas por Deus sobre Davi e o Templo, incluindo o Messias que viria.

Assim como os livros de Samuel e Reis, Crônicas também foi escrito como um único livro, antes do tempo de Cristo.

1 e 2 Crônicas recontam a história de Israel e usam a genealogia para ligar seus leitores ao passado ajudando os que retornaram do Exílio.

Crônicas fala sobre Judá e a dinastia de Davi, nos aspectos positivos dos reis do passado Davi e Salomão.

Uma grande genealogia abre o livro de 1 Crônicas 1- 9. O livro fala sobre a hereditariedade dos judeus sobreviventes até Adão. Isso definiu as linhagens das tribos dentro da nação.

A cultura era baseada em laços familiares como direito de propriedade e posição, obrigações militares e outras. Quando o reino foi derrubado e a maioria do povo foi banido da terra, muita gente foi exterminada, registros foram perdidos e a infraestrutura do país foi danificada.

Como seguir em frente?

Reestruturando a genealogia das famílias.

1 Crônicas (10-29) inicia com uma longa parte sobre Davi e destaca seus sucessos e preparativos para a construção do Templo.

Fala sobre a transição de Saul para Davi e a conquista por Davi de Jerusalém.

Deus não permitiu que Davi construísse o Templo, mas ele fez os preparativos como: planos, materiais e organização e os transmitiu a seu filho Salomão que concluiria o projeto de construção.

O livro termina com os dois maiores reis de Israel – Davi e Salomão- trabalhando em conjunto para estabelecer o local onde a nação adoraria a Deus.

O capítulo 17 registra a promessa de Deus a Davi segundo a qual ele teria uma linhagem de sucessão eterna.

O pecado de Israel e o Exílio interromperam essa dinastia e bênçãos trazidas para Israel, mas não cancelaram a promessa. Como Deus é bom!

Deus restauraria a linhagem de Davi e um futuro descendente abençoaria Israel como Davi e Salomão tinham feito e muito mais. O Messias exibirá as melhores qualidades daqueles reis.

1 Crônicas mostra esperança para o povo no futuro. Deus sempre é misericordioso com aqueles que o amam e o obedecem. Vamos obedecer a Deus?

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.