Aula Bíblica Juniores #74 – Jó

 

 

Juniores

Aula 74 – Jó

Ensino:

Nesta série estamos estudando um pequeno resumo dos livros do Velho Testamento a fim de que vocês possam ter uma ideia do grande amor de Deus por seu povo desde o início da Criação.

Vocês verão o cuidado de Deus, mas também o castigo pelo pecado para aqueles que não obedecem e amam a Deus.

Através desses exemplos do passado podemos seguir em frente aperfeiçoando nossa vida cristã e obedecendo a Palavra de Deus.

Hoje estudaremos o livro de Jó. E lanço algumas perguntas:

1- Por que as pessoas sofrem de maneira que não merecem?

2- Como elas devem responder ao sofrimento e obter sabedoria para encarar os testes e provações da vida?

Vemos em Jó 1:1 que Jó adora o único e verdadeiro Deus, mas não era israelita aparentemente, ele vive em Uz (1:1) na região sul da Transjordânia, conhecida depois como Edom.

Esses acontecimentos devem ter ocorrido no tempo de Abraão (200 a.C.) semelhante aos patriarcas, Jó viveu até bem depois dos 140 anos, ele agia como sacerdote, oferecia sacrifícios por sua família ( o que foi proibido após a lei mosaica e sua riqueza era medida pelos animais que possuía.

Os capítulos 1 e 2 apresentam a introdução: Jó como homem rico, reto e abençoado por Deus.

Em seguida o livro narra uma conversa entre Deus e Satanás, em que Deus apresenta Jó como justo e Satanás argumenta que ele só é bom por causa de tudo o que Deus lhe dá.

E Deus então dá a Satanás a permissão para tirar a riqueza de Jó e até de seus filhos.

Jó, no entanto, responde com confiança e fé: “O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o nome do Senhor” (1:21).

Derrotado mas não desanimado Satanás recebe permissão para tirar a saúde de Jó.

Mas Jó responde “Receberemos o bem que vem de Deus e não as aflições?”. (2:10).

Depois 3 homens vem consolar Jó.

Primeiro choram por seu amigo, depois se sentam com ele 7 dias em silêncio. (cap. 3:31). Jó quebra o silêncio para lamentar sua dor e maldizer o dia em que nasceu.

Seus amigos dão conselhos bem intencionados, mas errados. Eles acham que a obediência leva à benção e a desobediência resulta em sofrimento. Jó está sofrendo muito por isso deve ter pecado contra Deus. Então eles acham que Jó deve se arrepender.

Mas Jó alega ser inocente de qualquer erro que possa lhe causar tanto sofrimento.

Ele e seus amigos debatem sobre a fonte do sofrimento sem saber da conversa entre Deus e o Diabo.

A conversa termina com os dois lados convencidos de que estão certos, mas sem provar que o outro está errado.

Nos capítulos 32-37 o livro se aproxima da conclusão com as palavras de um quarto amigo. Eliú que estava em silêncio até esse ponto, repreende os outros por não provar a culpa de Jó e repreende Jó também por acusar Deus de fazer algo errado: “Longe de Deus esteja fazendo o mal” (34:10).

Eliú muda o foco da conversa para a necessidade de olhar para Deus como a fonte de sabedoria. Cada um deles entende parte da situação, mas nenhum é sábio o suficiente para resolver o dilema de Jó.

No capítulo 38:1- 42:6 Deus resolve o problema falando com Jó de um forte vento. Ele não responde às perguntas de Jó e nem esclarece a causa do seu sofrimento.

Deus desafia Jó com uma série de perguntas, destacando sua incapacidade de criar, controlar ou mesmo explicar o mundo que Deus criou.

Jó então se arrepende e se submete ao Deus soberano e onisciente, embora suas perguntas não sejam respondidas.

Jó reconhece o limite de sua sabedoria. Ele aceita que somente Deus pode entender sua situação e que um ser humano limitado deve confiar que o Soberano faz o que é melhor.

1- As pessoas podem sofrer de várias maneiras que não merecem nem entendem.

2- O comportamento nem sempre corresponde aos resultados. Na maioria das vezes o comportamento correto é recompensado e o mau comportamento traz sofrimento. Mas a Bíblia inclui várias exceções a essa regra e Jó é uma delas.

3- Como o povo de Deus deve reagir ao sofrimento? O povo de Deus não deve exigir de Deus uma resposta. A criatura nunca deve se colocar acima do Criador. Um ser humano limitado jamais deve pensar que sabe tudo. Precisamos assim como eles precisavam confiar no Deus onisciente que conhecia e conhece toda a situação e poderia resolver o problema.

No capítulo 42:5,6 Jó fala para Deus: “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.

Capítulo 42:10-12 “O Senhor deu em dobro tudo o que Jó tinha antes. O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início e viu seus descendentes até a quarta geração”.

Deus é maravilhoso e tem todo o poder. Só pede que confiemos Nele e O adoremos.

Vamos confiar, adorar, amar e obedecer a Deus?

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.