Aula Bíblica Juniores #83 – Daniel

 

 

Aula 83 – Resumo do livro de Daniel

 

Divida esta aula em duas ou três vezes para facilitar o entendimento.

O livro de Daniel contém muitas histórias conhecidas da Bíblia e também algumas visões enigmáticas sobre o futuro.

Os acontecimentos e visões vão desde o domínio da Babilônia até o domínio romano.

São 70 anos durante o domínio da Babilônia e depois da Pérsia quando muitos judeus foram mandados para o exílio.

O próprio Daniel parece ter escrito grande parte do livro. Jesus se refere a Daniel (Mateus 24:15).

O livro divide-se em duas partes. A primeira dos capítulos 1-6: narração durante a época de Daniel no Exílio.

A segunda parte dos capítulos 7-12 registra 4 visões apocalípticas (4 séculos à frente).

As duas partes refletem o controle de Deus, apesar da aflição e do sofrimento.

Nos capítulos 1-3, Daniel e seus amigos exilados numa terra distante, prosperaram numa nação pagã.

Capítulo 1: O rei Nabucodonosor saqueia Jerusalém. Foi o senhor que entregou o rei de Judá em suas mãos. (1-2)

Os babilônios treinam Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdenego para serem conselheiros da corte e tentam fazer com que eles assimilem o pensamento e fé da Babilônia. Mas os jovens exilados permanecem firmes e Deus os abençoa com saúde e sucesso.

No capítulo 2, Nabucodonosor decreta a morte dos conselheiros por causa da interpretação de um sonho perturbador do rei. Era sobre uma estátua de 4 metais. Deus revela a Daniel a informação. A estátua representava 4 reinos sucessivos, mostrando com a revelação que Deus é a verdadeira fonte do conhecimento e sabedoria.

No capítulo 3, os amigos de Daniel sobrevivem à fornalha ardente. Vemos o poder de Deus para proteger o seu povo.

No capítulo 4, Deus humilha o orgulhoso rei Nabucodonosor fazendo-o viver como um animal por 7 anos até ele reconhecer a superioridade de Deus. Então é restaurado ao reino novamente.

No capítulo 5, Deus derruba o rei Belsazar que também era vaidoso e imprudente. Daniel revela também uma escrita feita com dedos de mão humana nas paredes do palácio: “Mene”, ( Deus contou os dias do seu reinado e determinou o seu fim), “Tequel”, (foste pesado na balança e achado em falta); “Peres” ( teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas). Mas o rei não dá lugar ao arrependimento e morre.

No capítulo 6, Daniel é colocado na cova dos leões por orar e Deus o livra. Assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro o persa.

As histórias do livro de Daniel enfatizam a soberania de Deus em meio a tragédia e a capacidade de preservar seu povo mesmo no Exílio.

Nos capítulos 7 a 12 Daniel relata 4 visões apocalípticas dadas por Deus.

Na primeira visão, Daniel vê 4 animais que simbolizam a mesma sucessão de 4 reinos representados pelos metais no sonho de Nabucodonosor. Um Deus entronizado e um Filho do Homem glorificado julgam esses animais e no final Deus estabelece um reino eterno.

No capítulo 8, uma visão semelhante de um carneiro e um bode, representa a Pérsia conquistada pela Grécia mais tarde. Além de um governante grego posterior que perseguia os judeus.

No capítulo 9, Daniel ora a Deus para que acabe com o exílio de 70 anos dos judeus. Deus envia um anjo para prever o futuro dos judeus. Deus prevê acontecimentos futuros.

Na última visão de Daniel (10 a 12) um anjo descreve o reino espiritual invisível e dá informações mais detalhadas sobre o futuro. Deus permitirá essa situação, mas salvará os judeus da destruição.

Conclusão:

1 – Deus é soberano sobre a história e ao longo de toda a história.

2 – Deus às vezes permite que coisas ruins aconteçam. Deus conhece o futuro e dirige a história.

3 – O povo de Deus pode confiar na soberania divina. O mal ainda não foi banido para sempre, e isso só acontecerá depois da segunda vinda do Messias.

Assim como Deus proporcionou o máximo de benefícios para Daniel e os judeus, hoje podemos confiar que Ele também fará o mesmo por nós. Deus sempre estará conosco nas dificuldades.

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.