Aula Bíblica Juniores #84 – Malaquias

Juniores – Resumo dos Livros do Velho Testamento

Aula 84 – Malaquias

Neste livro Malaquias usa perguntas e respostas para repreender as atitudes e ações inaceitáveis de seus ouvintes.

Malaquias aborda problemas semelhantes aos enfrentados por Esdras e Neemias, sugerindo que seu ministério é contemporâneo do deles.

Oitenta anos havia se passado desde que Ageu e Zacarias prometeram restauração e glória, e a comunidade ainda luta com dificuldades econômicas e corrupção. Por meio de Malaquias, Deus enumera seus erros e garante que consertará todas as coisas.

A maior parte do livro descreve 6 problemas entre Deus e os judeus após o Exílio Babilônico. Eles alegam que Deus não os ama (1:2-5), portanto Deus ressalta que após o julgamento ele os restaurou ( ao contrário do que aconteceu com Edom- veja Obadias); assim, suas ações passadas revelam seu amor.

Em seguida (1:6 – 2:9), Deus repreende os sacerdotes por oferecerem sacrifícios impuros; seu povo deve dar-lhe o que tiver de melhor. Além disso (2:10-16), o povo é infiel a seus cônjuges; eles devem honrar a aliança do casamento. Depois disso (2:17 – 3:5), eles aborrecem o Senhor ao alegarem que Ele tem sido injusto; ele promete julgar como o fogo de um ourives. Mais ainda (3:6-12), eles roubaram a Deus retendo dízimos e ofertas; eles são desafiados a trazer todo o dízimo e ver as bênçãos de Deus.

Finalmente (3:13 – 4:3), eles reclamam que os iníquos prosperam; Deus promete julgar os iníquos e abençoar os justos- a justiça será recompensada.

O livro termina (4:4-6) com a promessa de que “Elias” virá para preparar o caminho para a obra de Deus em andamento (referindo-se a João Batista, que preparou o caminho para o ministério de Jesus- Mateus 11:13-14.

Mensagem: A obra de Deus continua, embora às vezes “lentamente”.

Deus trabalhou com seu povo e pelo bem dele durante toda a era do Antigo Testamento.

Malaquias garantiu que Ele continuará a fazer isso, como quando Jesus veio, quatrocentos anos depois.

Não importa se Deus nos parece lento ou silencioso, Ele continua trabalhando para promover o bem do Seu povo.

Conclusão:

Milênios se passaram desde Malaquias e o Novo Testamento.

Deus continua trabalhando, embora nem sempre no ritmo que gostaríamos.

Devemos fazer nossa parte fielmente, confiando que Ele cumprirá Suas promessas e atingirá seus propósitos, como sempre fez.

Vamos confiar em Deus.

Vamos obedecê-Lo.

Vamos esperar o cumprimento de Suas promessas.

Jesus voltará para nos buscar. Então, viveremos para sempre com o Senhor.

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.