Características dos Pré-Primários: 5 e 6 anos (parte 1)
Os pré-primários, crianças entre 5 a 6 anos, são extremamente alegres, ativos e autênticos. O coração destas crianças é terreno fértil onde as sementes plantadas brotam, crescem e frutificam. Elas são sensíveis, desprovidas de preconceitos e aceitam os ensinos com fé pura, mas são exigentes e o professor precisa ter conteúdo, disposição e criatividade.
Clique aqui e confira as Características desta Idade (Parte 2).
Características e necessidades da faixa etária
A. CORPO
1. Nesta idade as crianças são muito ativas: providencie espaço e atividades variadas.
A atividade é característica delas e faz parte do crescimento, mas precisa ser coordenada e ter propósito. Os jogos e brincadeiras são meios importantes na aprendizagem.
Com o desenvolvimento dos músculos menores, aparece na criança a habilidade manualpara realização de trabalhos mais complexos.
2. Possuem sentidos ávidos: use materiais que elas possam ver, ouvir, tocar, cheirar, sentir o gosto.
3. Cansa-se facilmente: os olhos e ouvidos trabalham tanto que ocorre a fadiga visual ou auditiva. Devemos providenciar momentos de descanso. Apresenta saúde delicada e resistência limitada. Providencie espaço arejado e limpo.
Os músculos principais estão em desenvolvimento- Utilize papéis grandes, giz de cera grosso, figuras grandes, massa para modelar, etc.
Gosta de cuidar de sua própria pessoa, no possível: já sabe abotoar suas roupas; está aprendendo a atar os cordões dos sapatos. Gosta de ajudar os pais e professores.
B. MENTE
1. Atenção limitada, mas aumentando.
Sua capacidade de concentração já é bem maior. A memória também. Pode fixar a atenção de 4 a 10 minutos, conforme a matéria e o interesse. Mantenha isso em mente quando planejar atividades.
2. Imaturidade mental: Querem fazer mais do que são capazes. Vocabulário pequeno, mas em rápido desenvolvimento. Explique tudo claramente e certifique-se que foi claro. Mantenha rotina simples com escolhas limitadas.
Normalmente conhecem de 1500 a 2000 palavras. Poderemos ajudá-los a expandir o vocabulário usando e explicando palavras novas.
3. Curioso e perguntador: Responda todas as perguntas com honestidade.
Quem fez? Como é? Por que o céu é azul? De onde eu vim?
Começa a relacionar as informações e utilizá-las para resolver problemas.
Esta é a base de raciocinar e deve ser encorajada no máximo. Porém ainda são os sentimentos que providenciam a porta mais larga para a aprendizagem.
4. Tem imaginação fértil: Utilize recursos visuais variados e criativos. Deixe que eles dramatizem as histórias. Ajude-os a entender a diferença entre histórias reais e imaginárias.
5. Mente literal: Use palavras que signifiquem exatamente o que dizem. Evite simbolismos. Não entende expressões figurativas, pois ainda não sabe interpretá-las.
6. Não tem ideia de tempo ou distância: Use “Há muito tempo” e “Muito longe”.
Seus desenhos não são proporcionais.
7. Aprende com facilidade e esquece com a mesma facilidade.
Sua imaginação é muito ativa. Nem sempre sabe distinguir entre aquilo que imaginou e o que realmente aconteceu.
C. EMOÇÕES
1. Sente intensamente: Qualquer falta de ambiente para o desenvolvimento do sentimento de valor próprio, de confiança em si, ou de pertencer, trará problemas. Suas emoções são intensas, portanto promova um ambiente harmonioso.
2. São medrosas: Evite usar o medo como castigo bem como histórias que causam medo.
3. Mostram inveja: Evite mostrar favoritismo.
4. Crescente sentido de ritmo: Aprecia marchas e músicas com ritmo acentuado e sabe marcar o ritmo. Gosta muito de participar em bandinhas rítmicas. Se aprender a ouvir boa música nesta fase, saberá apreciá-la a vida inteira.
D. VONTADE
1. Imita as ações e atitudes dos outros, age por sugestão e pelo que sente.
Se foi feito um bom trabalho de disciplina no período anterior, teremos nesta idade uma criança cooperadora. Se não aprendeu a se submeter à vontade dos pais, será mais difícil corrigi-la agora. Mesmo assim eles reconhecerão na disciplina firme e carinhosa uma prova de amor dos pais e depois de disciplinados subirão ao colo da mãe ou do pai procurando e demonstrando carinho.
E. RELAÇÕES SOCIAIS
1. Duas coisas lutam no interior da criança nesta época: o egoísmo e a necessidade de aprovação social.
Brincando com amiguinhos aprende a não impor sempre sua vontade porque poderá ser rejeitada por eles. Assim tende a diminuir seu egoísmo.
2. Individualistas. Negativas: Ensine a obediência e a alegria de compartilhar. São mais capazes de brincar em grupo, portanto providencie essas atividades.
3. Gostam de piadas e palavras tolas: Ria , se forem inocentes. Discipline-as, se não o forem.
4. Gostam de imitar: Seja exemplo consistente para eles.
5. Desejam aprovação: Louve-os com frequência por fazerem o que é certo.
F. ESPÍRITO
1. Esta é a idade em que as crianças, normalmente demonstram mais interesse pelas coisas de Deus e começam a reconhecer o certo e o errado: A consciência começa a acusar-lhes. A consciência infantil é muito sensível nesta idade e quando o caminho da salvação é apresentado de maneira simples e clara, a maioria delas aceitará alegremente a Cristo. São confiantes em Deus e nas pessoas ao seu redor.
2. São crédulas: Ensine a verdade. Encoraje a confiança no Senhor. Pensam em Deus de modo pessoal. Leve-as a ter um contato pessoal com Deus. Ensine em termos familiares.
3. Tem capacidade de adoração: Ensine a adorar e estimule o desejo de orar e prestar culto.
4. Perguntam sobre a morte: Responda com simplicidade.
5. Desejam ser amadas: Acentue o amor de Deus e Seu cuidado para com elas.
6. Estão prontas para aprender coisas espirituais: Apresente o plano da salvação.
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Boa noite! Meu nome é neide, acabei de conhecer as suas aulas,acredito que me ajudará muito, nesta nova etapa da minha vida que estou como coordenadora da E.B.D, da Igreja a qual sou membro. Portanto peço-lhe que se possível, você enviar para o meu e-mail dicas de estudos para os pré-adolescentes e adolescentes, para que eu possa ajudar aos professores da E.B.D. Desde já agradeço e que Deus te dê sempre a alegria de compartilhar com todos, os seus saberes.
Edineide, a minha proposta de ensino no blog vai de 0 a 12 anos. Já trabalhei com adolescentes e posso indicar alguns livros e cursos. Ministério PAVI- preparando adolescentes para a vida- Pastor Vanderlei Rangel. Também você pode adquirir lições para um currículo no site: http://www.editoracristaevangelica.com.br e editora APEC. Espero ter ajudado um pouco. Deus abençoe seu trabalho.
AMEI! AS DICAS SÃO MUITO CONSTRUTIVAS. GOSTARIA QUE VC ME AJUDASSE COM UMA SOLUÇÃO PRA MINHA SALA QUE É BEM MISTURADA EM RELAÇÃO AS IDADES.
Kamylla,vc precisa avaliar o grau de conhecimento das crianças e a partir daí escolher um dos currículos do blog. Sempre haverá dificuldades no ensino pq o ideal é a divisão de idades. Mas se não houver outra solução faça o que puder pq Deus vai abençoar. Faça pelo menos dois tipos de trabalhos manuais e se puder comente o ensino com grupos separados no final da aula. Use linguagem bem simples.
voce tem trabalho de aula para crianças de 5 anos pra cima
já coloquei o texto das características da idade e agora vou começar a postar o currículo com as aulas. Abr
Olá Mazé, vou indicar um livro que pode ajudá-la com essa idade: “52 Jogos que ensinam a Bíblia” Shedds Kidds
Espero ter ajudado.
COMECEI COM O SEU TRABALHO DE AULA PARA O BERÇARIO DA MINHA IGREJA QUE BENÇÃO ELES ESTÃO GOSTANDO MUITO E AGUARDO AS AULAS COM AS CRIANÇAS DE 5 ANOS PRA CIMA POIS VOU COMEÇAR UM TRABALHO COM ESSA IDADE AGORA
BJS E OBRIGADA
OBRIGADA PELA DICA QUE DEUS TE ABENÇOE
Seu blog nos ajuda muito…Parabens.
Obrigada pelo incentivo, Elissandra.
Obrigada pelo incentivo. Deus abençoe seu trabalho
AMEI AS DICAS! QUE DEUS CONTINUE TE ABENCOANDO SEMPRE!
Obrigada, Edna. Que Deus abençoe seu trabalho também.
Obrigada Edna, a você também.