Educação de filhos: existe fórmula mágica?

Educação de filhos é sempre um tema abrangente e que inclui diversos aspectos que devem ser levados em conta ao longo da jornada.

Nesse artigo, queremos destacar sob a ótica bíblica, algumas reflexões importantes que irão contribuir para que pais e mães tenham êxito em desempenhar sua missão, conforme Deuteronômio 6.7. Vamos lá:

A educação dos filhos tem dois aspectos principais que devemos avaliar:

1 – depende do exemplo dos pais;

2 – depende do ensino dos pais.

Os pais precisam alcançar o coração da criança e não só obter um comportamento visível e aceitável.

Com o exemplo, os pais precisam ensinar seus filhos a andarem com Deus e ensinar também os valores da família: respeito aos mais velhos e autoridades; aceitar as diferenças, valorizar o estudo, cuidar da natureza, e outros valores que devem vir de berço. Vocês já pensaram que é o amor ao próximo que diferencia o cristão? “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”; Mateus 7.12; Levítico 19.18.

Com relação à prática do ensino, o livro base é a Bíblia, a Palavra de Deus. A Bíblia tem todas as respostas que precisamos para a educação.

Você quer filhos bem sucedidos, equilibrados, felizes? Leve seu filho a ter um relacionamento com Deus e ensine os princípios Bíblicos. Mostre como gostaria que ele se comportasse. Ensine quem é Deus. João 15.5 “Sem mim nada podeis fazer”.

Os pais devem ensinar a Palavra de Deus em casa, devem orar com seus filhos, conversar sobre os valores eternos, falar sobre as vitórias e os milagres que acontecem na vida da família, comentar resultados de orações, enfim apresentar o único Deus para seus filhos.

Mantenha sempre um vínculo amoroso com seus filhos: brinque com eles, promova passeios, dê boas gargalhadas, abrace, beije, mostre as maravilhas da Criação de Deus, converse com eles e reserve tempo pra eles.

Desta forma poderemos esperar uma nova geração que transmita a luz de Deus para este mundo.

Então não existe uma fórmula nem um jeito automático de a educação dos filhos acontecer.

A boa notícia é que seguindo os valores contidos na bíblia estaremos no caminho certo! =)

 

 

você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.