Como ensinar as crianças sobre Pecado e Graça?

Nossas crianças precisam aprender a enfrentar o pecado e conhecer a graça!

Por quê? Porque é impossível manter nossos filhos longe da presença de qualquer pecado.

Existe um pecado comum à condição humana, com que nossos filhos depararão todos os dias.

Eles encontrarão pecado nas escolas, nos parques, nas igrejas, no lar, nas relações com os irmãos, sozinhos no quarto com pensamentos impuros, com raiva, e outros.

Porque o pecado está no interior de cada um. “Todos pecaram e separados estão de Deus”.

O que fazer então?

A função dos pais e das igrejas é ensinar os filhos e alunos a combater o pecado. Não devemos deixar que a criança acostume-se com a prática do pecado. Mas, sim, ensinar a criança a resistir ao mal.

Devemos ensinar os princípios bíblicos e não apenas ter uma reação às consequências negativas. Precisamos apontar para Jesus que nos liberta do pecado, ensinar o caminho da graça e do perdão, da força que vem de Deus para resistir ao pecado.

Devemos focar na transformação diária de nossos filhos, gastando tempo com eles, ensinando a Palavra de Deus, falando sobre atitudes erradas, sobre o pecado e sobre Jesus que nos liberta e perdoa.

Muitas vezes achamos que nossos filhos já sabem tudo porque aprenderam na igreja. Mas nos esquecemos de que se quisermos um fruto diferente, precisamos de uma raiz diferente. Nossos filhos precisam receber Jesus como única solução para o pecado.

Precisamos ensinar sobre decisões e sobre a graça de Deus ao enviar Jesus a terra para nos libertar do pecado, ensinar sobre escolhas que devemos fazer enquanto vivermos.

Precisamos ensinar nossas crianças que a desobediência a Deus traz consequências negativas. Toda decisão que tomamos traz consigo a consequência. Exs: filho pródigo; Jezabel que levou Israel a pecar e adorar Baal. O povo ficou sem chuva até que o profeta Elias orou e choveu.

Devemos ensinar nossas crianças que quando nos colocamos no lugar reservado exclusivamente a Deus perdemos as bênçãos como consequência do pecado. Portanto, toda atitude traz consigo a consequência boa ou má dependendo da decisão.

As pessoas muitas vezes conhecem a verdade a respeito do céu, do inferno, sobre Deus trino, e o fato de Deus ter morrido na cruz por nós e ainda assim não tem a menor ideia do que fazer. Portanto pais procurem saber: “do estado das tuas ovelhas e cuida bem do teu rebanho”. Provérbios 27: 23.

Os pequenos que se acham sob nossa responsabilidade precisam ser atingidos no coração pelo conhecimento da Palavra, mudando suas atitudes, através de nosso exemplo e ensino. Isso é o queremos observar em nossas crianças- 2Coríntios 10:12

 

 

Desejamos realmente avaliar a educação religiosa que estamos dando?

As crianças têm alma e precisam aprender sobre Deus e precisam se transformar pela renovação da mente e não se conformar com o mundo. Romanos 12:1-2. E qual o resultado imediato dessa transformação? Romanos 12:3

A criança deve aprender a enxergar a si mesmo e às próprias obras com exatidão porque isso é um dos maiores dons que a graça divina pode nos conceder.

Não abra mão dos princípios dados por Deus. Os padrões de Deus são deveres e não sugestões.

As crianças devem receber educação cristã dada pelos pais e ajudada pelas igrejas.

Romanos 3:20; 5:20 – A lei entendida como graça divina é fonte inesgotável de bênçãos. O ensino bíblico é uma benção para seus filhos, não uma lei. Eles precisam entender primeiro o amor de Deus por nós. Como criaturas de Deus nós ocupamos o espaço e vivemos no tempo e precisamos aprender sobre o futuro que Deus dará para os seus. A escolha é nossa, individual. Viveremos eternamente com Deus?

Precisamos também falar sobre o futuro com nossos filhos e mostrar que algum dia nós daremos contas a Deus por nossa vida aqui na terra. Exemplo: história dos Talentos – Mateus 25:14-30.

Precisamos da graça e ajuda de Deus para levarmos a sério a educação cristã de nossas crianças.

Por: Regina Cobra, educadora.

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários! =)

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos, pais e educadores nas redes sociais. Nos ajude a levar essa mensagem a mais pessoas! \o/

 

 

 

você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us