Nesse post vamos conferir algumas iniciativas para estimular o desenvolvimento motor e da linguagem das crianças. Confira essas dicas e não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar em seu perfil nas redes sociais!
A música tem uma enorme importância no desenvolvimento da criança desde muito pequena. Pais e educadores devem aproveitar essa ferramenta de ensino para o bom desenvolvimento físico e emocional da criança.
Ofereça para o nenê alguns objetos como guizos ou chocalhos.
Enquanto ele não consegue pegar o objeto mostre somente o som que sai dali com delicadeza e depois quando conseguir segurar o objeto musical deixe que ele mesmo brinque. A música consegue acalmar a criança e facilita a adaptação. A música tem o poder de alcançar a criança pelo lado emocional e afetivo. A música também é ótima atividade para enriquecer o vocabulário. As crianças que não falam tem um estímulo para desenvolver a linguagem verbal. Isso vale também para o desenvolvimento motor: gestos, figuras, objetos. O exercício trabalha também a atenção, quando temos músicas que falam o nome da criança no meio da melodia. Isso cria uma expectativa e faz com que elas fiquem concentradas.
Para o desenvolvimento da linguagem é necessário o contato do nenê com outras crianças e adultos.
O balbuciar é um precursor da fala e do desenvolvimento emocional, cognitivo e social do nenê.
Devemos estimular o processo do desenvolvimento da linguagem, mas não apressar.
Já a partir das primeiras semanas de vida, o nenê é capaz de reconhecer rostos e é importante que os pais falem com ele. A fala é uma sonoridade adaptada a uma melodia; por isso devemos trabalhar com música e outras atividades artísticas como o desenho para estimular a linguagem e o movimento. O nenê é um grande observador que aprende a partir da imitação. A criança vai falar exatamente aquilo que ouve.
Ao brincar, a criança se habitua a aproximar imagens a símbolos concretos para depois conduzir ao conceito abstrato. O nenê é cuidadoso observador de pessoas e aprende tudo com os outros.
Nos dois primeiros anos de vida o cérebro da criança vai construindo o maior legado da nossa espécie: andar e falar. Ao brincar, a criança passa a conhecer a si própria e aos outros e entende as normas sociais de comportamento.
A criança aprende brincando e explorando o mundo que a cerca. Por isso, o ambiente deve ser aconchegante, promotor da aprendizagem e seguro. A criança que se sente acolhida tem o impacto da saída do ambiente doméstico reduzido. As crianças se sentem desamparadas em espaços muito amplos.
Devemos, portanto, estruturar os espaços, torná-los menores e aconchegantes, confortáveis e seguros.
À medida que a criança cresce devemos ampliar os espaços de desenvolvimento físico e motor. Devemos colocar os brinquedos em lugar que eles possam pegar: caixas grandes ou baús. As crianças de 0 a 18 meses precisam de espaço para deitar, rolar, engatinhar. Depois precisa de suportes, de apoios, almofadas, espaço para escalar com segurança.
Faça cantos aconchegantes, painéis à altura dos pequenos para que possam ver e colocar seus trabalhos ou ilustrações da aula.
As crianças pequenas que ainda não se movimentam devem ficar separadas das que já engatinham. Mas todas com brinquedos ao alcance.
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