15 de dezembro de 2016

Como Preparar uma Escola Bíblica de Férias?

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos dar uma lista completa de como organizar uma EBF. Confira as sugestões e deixe nos comentários a sua opinião!

 

como-fazer-uma-ebf

 

 

A melhor maneira é começar o preparo com antecedência, fazendo toda a parte material e manual com calma, sobrando tempo para o preparo espiritual, sem agitação e preocupação.

 

Algumas dicas de como fazer:

 

1 – Determine a data

 

2 – Reúna uma equipe disponível para o evento

 

3 – Pense no número de crianças que quer alcançar- da igreja, da comunidade, visitantes. Calcule o número de crianças da igreja e dobre o resultado para a preparação do primeiro dia, depois você vai se reestruturando com base no dia anterior, sempre calculando um acréscimo (lanche, trabalhos manuais). Se você já fez o evento, então, calcule pelo evento anterior com pequeno acréscimo.

 

4 – Leve para a reunião de equipe a lista do material necessário para a distribuição de responsabilidades. Marque uma data para cobrar o retorno das atividades.

 

5 – Material Necessário: Dependendo do número de dias da EBF, você escolhe os itens que quer abranger da lista abaixo.

 

MATERIAL NECESSÁRIO

 

1 – CRACHÁ: nome do professor ou ajudante- assim a criança poderá identificar melhor a liderança

 

2 – COLETES PARA EQUIPE: ou combinar cor de roupa- também para identificação dos líderes.

 

3 – FOLHAS DE INSCRIÇÃO: providencie uma mesa na entrada com várias cópias de inscrição e uma equipe para anotar: nome da criança, idade e endereço, se é visitante ou não, para mandar convites de outras programações.

 

4 – CONVITES: para distribuição

 

5 – OFICINAS: TRABALHOS MANUAIS: de acordo com o tema e lição apresentada. Escolha antes as oficinas que preferir e a equipe. Providencie os trabalhos por idade.

 

6 – HISTÓRIA, TEMA, DIVISA: escolha uma história bíblica, um versículo referente e o ensino ou ensinos que deverá apresentar.

 

7 – LOUVOR: Ponha uma pessoa capacitada, animada e que escolha cânticos referentes à lição bíblica, aos ensinos apresentados e também cânticos movimentados. O líder do louvor pode ensaiar antes um grupo de juniores que já estará participando do evento para dar ênfase aos cânticos com gestos e alegria, iniciando todos os dias com louvor.

 

8 – TEATRO – CENÁRIO: escolha uma equipe para fazer o cenário da história bíblica e outra para atuar na peça. Geralmente jovens e adolescentes gostam de participar. Ensaie a peça antes para que saia melhor e dê mais resultados. Após a apresentação, destaque sempre o ensino para que fique claro e faça um apelo apresentando o plano da salvação de forma prática e rápida, mas clara. Leve as crianças que se decidiram por Jesus, pra uma sala a fim de conversar com as pessoas do aconselhamento e para receber “o livro sem palavras”. (que você deverá ter providenciado).

 

9 – MISSÕES: tenha uma equipe para a sala de missões, com pessoas preparadas e que amem as almas perdidas. Escolha um tema para a sala de atividade e decore de acordo. Exemplo: índios. Além da decoração, faça trabalhos manuais referentes ao tema para incentivar nas crianças a necessidade de missões e apresente o caminho da salvação para as crianças que não tem Jesus como Salvador, fazendo apelo e orando junto com ela.

 

10 – FANTOCHE: treine uma equipe que goste e que saiba mexer com fantoche. Este recurso é importante, mas precisa ser bem orientado para uma conversa direta, sem rodeio. Pode ser útil na abertura, nos concursos (se fizer), para atrair a atenção da criança e também pode ser usado para conversar com o narrador da história.

 

11 – SÁBADO DIFERENTE: você escolhe com antecedência entre: apresentação da última parte da história, uma história diferente, uma apresentação com fantoche, brincadeiras dirigidas na quadra, músicas especiais, fantoche humano e outras ideias que tiver. Sempre com lanche no final.

 

12 – LEMBRANCINHAS PARA SORTEIO: Horário, Frequência. Na abertura, antes da divisão para as oficinas, faça um sorteio com pequenas lembranças referentes a missões ou à história bíblica ou brinquedos, para as crianças que chegaram no horário certo, para aquelas que não faltaram nas aulas, para aquelas que decoraram os versículos, e para as que souberem responder as perguntas sobre a lição bíblica.

 

13 – JORNAL: entregar no último dia com convite para um culto- Pode ser feito por uma pessoa capaz na área ou por uma equipe que goste de jornalismo e que esteja presente destacando algumas atividades durante a EBF, com fotos e comentários.

 

14 – SOM: a equipe de som é muito importante, porque o que você vai comunicar neste evento é de suma importância- a Palavra de Deus- ela precisa ser ouvida e entendida.

 

15 – DECORAÇÃO DO SALÃO: faça o cenário referente à história bíblica, mas enfeite também com bolas coloridas para alegrar o ambiente ou outro enfeite criativo para o mesmo fim.

 

16 – FORMULAR HORÁRIO PARA OFICINAS: Se você fizer algumas oficinas (artes, musicalização infantil, missões, recreação, etc), precisa organizar os horários. Faça uma abertura dando boas vindas aos visitantes e a todos os presentes, apresentando o tema, ensinando o versículo, fazendo o louvor. Em seguida, conte a história bíblica ou apresente a peça bíblica para todos. Depois, faça o concurso ou sorteio das lembrancinhas do dia e divida as crianças por grupos, conforme a idade, em salas de aula para as oficinas, fazendo rodízio nas atividades. Peça para cada professor levar o seu grupo para a sala conforme você chama, o que precisa ser bem combinado com os professores para que respeitem o horário dado, programando atividades que possam ser terminadas com sossego. Combine também a hora de soltar os alunos no final para o lanche, enquanto esperam os pais.

 

17 – PRELETORA PARA SENHORAS: Se as mães ficarem na programação, providencie uma pessoa para trazer assuntos próprios, incluindo algum trabalho manual para ser ensinado. Se for esse o caso, você precisa programar essa atividade. Garanto que valerá o esforço para a eternidade e trará frutos para a igreja.

 

18 – JUNIORES: Os juniores podem ajudar no louvor e também na peça bíblica. Mas na hora de divisão de atividades, é necessário que se faça uma classe para trabalhos manuais com juniores. A idade exige trabalhos mais rebuscados, próprios para a idade, mas de acordo com o tema, ou incluindo o versículo no trabalho feito.

 


 

Material de Artes e papelaria: Oficinas e cenário

 

Calcule o quanto vai precisar de papel, cola, e outros materiais de papelaria para o evento. Terá que fazer: TEMA, Versículos, HISTÓRIA MISSIONÁRIA, CÂNTICOS, Convites, História Bíblica ou peça, cópias para papel de inscrição, bolas coloridas para enfeitar o salão, lembrancinhas, trabalhos manuais para as oficinas, jornal (se fizer). Total:

 


 

Ideias para o programa: Escolha uma das duas lições bíblicas que vou sugerir para a programação ou faça as duas, conforme o número de dias escolhidos para a EBF. Você pode também dividir uma história bíblica em capítulos.

 

1 – Fixar Data;

 

2 – 2 Temas- O menino que confiou em Deus – Obedecer a Palavra de Deus é sempre melhor.

 

3 – 2 Versículos: “Em Deus eu confio, e não temerei” Salmo 56:11; “Como são felizes os que obedecem” Salmo 119:2

 

4 – 2 Histórias Bíblicas- Davi e Golias e Jonas e o grande peixe

 

5 – Teatro- Você pode fazer somente a peça sobre Davi, somente sobre Jonas ou as duas (uma por dia).

 

6 – Jornal- escreva o que aconteceu durante a EBF. Faça um resumo da história bíblica com fotos, comente quais foram as oficinas e fotografe, fale sobre o louvor, missões, visitantes e entregue no último dia com convite para o culto.

 

7 – Bonecos humanos- para receber as crianças com alegria, dar avisos, concurso, encaminhar para as oficinas.

 

8 – Fantoches- abertura, participação na história narrada, animar o concurso.

 

9 – Relatório- número de crianças não crentes, crianças crentes, número de pessoas da equipe e total por dia. O relatório serve para calcular o lanche, os trabalhos manuais e o número de crianças alcançadas pelo evento.

 

Total de crianças por dia:

 

Total de crianças no evento:

 

Número de pessoas – equipe:

 

Total de crianças não crentes:

 

Número de pais ou responsáveis que participaram:

 

10 – Sábado Diferente

 

– brinquedos infláveis.

 

– brinquedos artesanais com caixas e outros materiais

 

– fantoche

 

– Apresentação especial de Música infantil.

 

– Lanche

 

 

11 – OFICINAS:

 

A – Trabalhos Manuais:

1 E 2 ANOS– peixes de tecido ou feltro e figura de Davi e Golias

3 E 4 ANOS– colagem: peixe grande e figura de Davi e Golias

5 E 6 ANOS– peixe grande de caixa de papelão e espada de papelão, funda

7 E 8 ANOS– QUADRINHO DE FOTOS, com enfeites de peixes em EVA E FOTO DA CLASSE REVELADA e funda com pedrinhas de jornal

9 A 12 ANOS– trabalhos com jornal ou com durepox (ímã de geladeira- modelo de peixe grande ou funda)
Mães- trabalhos com jornal: cestas, descanso de panela, de copo, porta retrato.

 

B – MISSÕES:

Lembrancinha: CENTOPÉIA (COR DO LIVRO SEM PALAVRAS)

História- Explicação do Plano da Salvação através do livro “Sem Palavras”
Decoração da sala- figuras de crianças de várias nações, globo terrestre.

 

C – Musicalização infantil:

Providenciar instrumentos musicais: coco, chocalho, tambor, guizos, sinos, triângulo, pandeiro e outros.
Decorar a sala com figuras de instrumentos musicais, notas musicais, crianças tocando.

 

D – Recreação Infantil:

Brincadeiras dirigidas na quadra, fixando o ensino bíblico dado.

 

12 – FOLHAS DE INSCRIÇÃO: mesa na entrada, com canetas, lápis e folha de inscrição.

 

13 – CONVITES: para distribuição antes da programação

 

14 – LOUVOR: escolha de músicas referentes ao ensino dado e outras de movimentação

 

15 – LEMBRANCINHAS PARA SORTEIO: Horário, Frequência. Sugestões: bíblia mirim, chaveiros, réguas, lápis, canetas, borrachas, livro sem palavras, história bíblica para colorir e outros.

 

16 – SOM: equipamento regulado, microfone.

 

17 – DECORAÇÃO DO SALÃO e do Teatro

 

18 – Faixa para divulgação da EBF

 

19 – Data show– para letras de música, versículo, tema.

 

20 – Recepção: equipe para cuidar da inscrição e relatórios

 

21 – Equipe para aconselhamento e conservação de frutos

Essa equipe conversa com as crianças que aceitaram Jesus para esclarecer dúvidas e reforçar o plano de Salvação com o livro “Sem palavras”. Depois da EBF, com os endereços da inscrição, a equipe manda cartas, estudos bíblicos e convites para outras programações.

 

22 – Equipe para intercessão: orar antes, durante e depois da programação pelas crianças.

 

23 – Equipe para enfermagem: uma responsável por dia de EBF

 

24 – Equipe para segurança: uma pessoa por dia de EBF

 

——————————————————————–

 

PROGRAMA:

 

INÍCIO – horário:

 

1 – BOA TARDE- MOTIVO DA EBF

 

2 – APRESENTAÇÃO DOS VISITANTES

 

3 – LOUVOR- PREPARAÇÃO PARA A PEÇA

 

4 – COMENTÁRIO SOBRE A PEÇA- contar uma ou duas histórias (conforme os dias de EBF, explicar se for dividir em capítulo)

 

5 – TEMA, VERSÍCULO, CÂNTICO, ORAÇÃO

 

6 – Teatro- Davi e (ou) Jonas

 

7 – ENSINO-COMENTÁRIO SOBRE A PEÇA

 

8 – SORTEIO- PRESENÇA E PONTUALIDADE

 

9 – DIVISÃO POR IDADE- OFICINAS

 

10 – LANCHE

 

Peça: DAVI e Golias

 

Música: CD- CANTANDO E ENCENANDO A BÍBLIA

 

Ensino: Confiar em Deus

 

Cenário e roupas da peça: Um narrador, estante com muitos livros, Bíblia grande (que pode ser feita de caixa grande de papelão, forrada de papel preto e dourado, com várias folhas, de forma que os personagens principais saiam de dentro dela). Para Daniel, roupa de época e um leão grande de pelúcia ou figura. Para Noé, roupa de época e arca grande de EVA para carregar. Para Zaqueu, roupa de época e uma árvore de EVA para carregar. Para Jesus, roupa de época e uma cruz para carregar. Para o gigante, roupa de guerra, capacete, armadura de papelão e lata para sapato- assim a pessoa fica mais alta e espada de plástico. Para Saul, roupa de rei. Para Davi, roupa simples de camponês e armadura, couraça, capacete de papelão com papel dourado. Também 5 pedras ( de jornal) e uma funda (tecido grosso e elástico).

 

Narrador: – Quantos aqui gostam de ouvir uma boa história? Todos nós gostamos. Por isso, hoje vamos falar de um livro muito especial, onde encontramos várias histórias verdadeiras de pessoas que viveram há muito tempo atrás. Este livro chama-se Bíblia, a palavra de Deus. É um livro de grande valor porque traz a palavra santa de Deus. A Bíblia é uma maravilhosa carta do amor de Deus para o ser humano. Livro por meio do qual Deus tem falado ao homem para ensiná-lo a viver feliz.

 

Música: – Bíblia da garotada.

 

Durante a música, o narrador vira as páginas, e entram os personagens – Daniel (carregando um leão de pelúcia), Noé (carregando a figura grande de uma arca), Zaqueu (carregando uma árvore de EVA), Jesus (carregando uma cruz).

 

Narrador:- Neste livro precioso, que é a Bíblia, encontramos muitas histórias, mas hoje vamos escolher para contar pra vocês… Já sei! Aqui está! Duas pessoas que se preparavam para lutar. Quem é que vai ganhar? Esta história está escrita aqui na Bíblia em I Samuel 17.

 

Música: Quem é que vai ganhar?

 

CENA – Entrada do povo.

 

Narrador:- Há muito tempo atrás, o povo de Deus estava em apuros, com muito medo! Pois havia um gigante mau que queria destruir o povo de Deus. Seu nome era Golias.

 

CENA- Ha, ha, ha! É este o exército que quer guerrear contra nós? Será que o seu Deus vai conseguir salvá-los da derrota? Ha, ha, ha! Eu desafio seus guerreiros. Escolham um homem do exército israelita para que lute comigo. Se ele me ferir e vencer, nós seremos seus servos, porém se eu vencer e o ferir, vocês serão meus escravos!

 

Narrador:- O povo todo tremia de medo. O rei de Israel, Saul, ouvindo estas palavras do gigante filisteu espantou-se e temeu muito. Mas, logo apareceu um jovem pequeno, não era nem soldado! Seu nome era Davi e ele confiava em Deus! Estava ali, a mando de seu pai, somente para saber se seus irmãos mais velhos, que eram guerreiros, estavam bem. Ele ouviu os insultos do gigante Golias e viu que os israelitas fugiam de medo.

 

CENA- (Golias) – Escolham logo um homem para lutar comigo. Vocês estão com medo? Onde está seu Deus para livrá-los? Há, há, há!

 

Narrador:- Golias desafia de novo o exército israelita e Davi resolve lutar porque não admite que o gigante fale mal de Deus e seu povo.

 

CENA- (Davi) – Quem é este para falar mal do Deus vivo? Não tenham medo! Eu lutarei contra ele!

 

(Rei Saul) – Você não pode porque é muito jovem ainda, simplesmente um pastor de ovelhas. Ele além de ser gigante é guerreiro desde a mocidade.

 

(Davi) – Eu apascentava as ovelhas de meu pai quando apareceu um leão e um urso pegando um cordeiro do rebanho. Eu lutei, feri o leão e recuperei o cordeiro que estava na sua boca. Se matei um leão e um urso, com certeza Deus me ajudará também a matar esse gigante filisteu, pois, ele afrontou o exército do Deus vivo. O mesmo Deus que me livrou do leão e do urso, também me livrará deste gigante. Deus me fará vencer!

 

(Rei Saul) – Vá então e que o Senhor seja contigo!

 

Narrador:- Que coragem! Será que Davi vai ganhar? Saul vestiu Davi com sua armadura, um capacete de bronze e uma couraça… Cingiu a espada e experimentou andar. Mas não conseguiu porque jamais havia usado aquilo. Então Davi tirou as vestes de guerra e pegou somente o seu cajado na mão, cinco pedras lisas do ribeiro e sua funda.

 

CENA- (gigante) – Há,há,há! Este é o guerreiro do exército de Israel? Não havia coisa melhor?

 

(Davi) – Vou contra você em nome de Deus!

 

(gigante) – Venha logo que vou dar sua carne para as aves do céu!

 

(Davi) – Você vem contra mim com espada, com lança e escudo, eu, porém, vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel a quem você afrontou. Hoje mesmo, toda a terra saberá que há Deus em Israel!

 

Narrador:- Davi pegou afunda, colocou a pedra, atirou e feriu o gigante filisteu na testa e ele caiu com o rosto em terra e morreu. Correu Davi, pegou a espada do gigante e cortou-lhe a cabeça. Vendo os filisteus que o seu herói estava morto, fugiram. Mas o povo de Israel, vitorioso, comemorou e se alegrou muito. Davi venceu porque confiou em Deus!

 

Música: “Davi e Golias”.

 


 

Para o segundo dia:

 

Peça: Jonas e o Grande Peixe

 

Cenário e roupas para a peça: Muitos livros, a Bíblia grande, um narrador.

 

Um barco de papelão grande, para Jonas e algumas pessoas ficarem dentro e ondas (pano azul se movimentando), baldes, bagagem para jogar no mar e remos. Faça um grande peixe com arame e papelão.

 

Narrador:- Vocês gostaram da história de Davi e o gigante? Vamos procurar na Bíblia outra história? Ah! Essa é interessante! Vocês vão gostar. Você já pensou um dia entrar na barriga de um grande peixe? Com Jonas aconteceu. Vamos ver?

 

Jonas estava dentro de um navio fugindo de uma ordem de Deus.

 

CENA- barco, mar revolto, pessoas (ondas, ventilador)

 

Voz de Deus:- Vento que balança as árvores, vá e sopre bem forte sobre aquele navio!

 

CENA- Personagem 1- Que tempestade! O vento está muito forte!

 

Personagem 2- A água está entrando no barco! Vamos tirá-la rapidamente!

 

Personagem 3- O barco não vai aguentar! Que tal jogarmos as bagagens no mar? Talvez assim possamos nos salvar!

 

O personagem 2 olha para Jonas e o vê dormindo. Tenta acordá-lo e diz:- Como você consegue dormir? Estamos quase morrendo por causa da tempestade! Pelo menos ore para seu Deus! Que Ele nos salve!

 

Jonas:- Esta tempestade sobreveio por causa da ira do meu Deus sobre mim!

 

Personagem 1- Quem é você? De onde vem? Qual é o seu povo? Quem é o seu Deus?

 

Jonas:- Sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra. Estou fugindo da presença do meu Deus. Ele me mandou para a cidade de Nínive para que o povo se arrependesse do mal que faz, porém estou indo para o lado oposto, a cidade de Tarsis, desobedecendo sua ordem.

 

Personagem 2- Por que você fez isso? Agora todos nós morreremos na tempestade!

 

Jonas:- Não! Joguem-me no mar e a tempestade cessará!

 

Narrador:- Entretanto os homens remavam, esforçando-se para alcançar a terra, mas não podiam porquanto o mar se tornava cada vez mais revolto. Então pegaram Jonas e o lançaram ao mar! Imediatamente o mar se acalmou! Todos no barco reconheceram o poder de Deus. E estando Jonas no mar, Deus ordenou:

 

CENA= Voz de Deus :- “Grande peixe do mar vá até Jonas e o engula”.

 

(sai o barco de cena e fica Jonas. Entra o peixe e engole Jonas).

 

Narrador:- Jonas ficou na barriga do peixe 3 dias e 3 noites e dali mesmo orou a Deus e pediu perdão por sua desobediência. Disse Deus então:

 

CENA= Voz de Deus:- “Grande peixe do mar, lance Jonas na praia”.

 

O peixe vomita Jonas e sai de cena. Jonas levanta e diz : agora aprendi a lição- ” Eu vou obedecer e falar de Deus para as pessoas de Nínive!”

 

Música = “Jonas” (A Bíblia da garotada).

 

Narrador:- Vocês viram como a Bíblia ensina coisas importantes? Aprendemos que devemos confiar em Deus como Davi confiou e obedecer a Deus como Jonas aprendeu obedecer. Que livro precioso! Vamos amar nossa Bíblia, lê-la todos os dias e praticar os seus ensinos.

 

Que Deus nos abençoe!

 

*****************

 

  • Esperamos que tenham gostado desse roteiro para montar uma EBF – Escola Bíblica de Férias. Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. =)

 

 

 

POSTADO POR

2 comentarios

  • Miriam Rocha 4 meses ago
     
     

    É Sabedoria iniciar com antecedência o planejamento e preparo da EBF.
    E esse está completo. Parabéns!

    Responder
  • VERA LUCIA GOMES DA SILVA 4 meses ago
     
     

    amei o trabalho de voces.

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us