30 de maio de 2013

Como preparar uma Escola Bíblica de Férias

Crianças

As férias escolares estão chegando e as igrejas têm pela frente a oportunidade de promover uma programação especial para este período, oferecendo ensino bíblico e brincadeiras educativas para a criançada. Neste post vamos sugerir um manual de como preparar uma EBF (Escola Bíblica de Férias). 

Vamos lá. A melhor maneira é começar o preparo com antecedência, fazendo toda a parte material e manual com calma, sobrando tempo para o preparo espiritual, sem agitação e preocupação.

Algumas dicas de como fazer:

1 – Determine a data;

2 – Reúna uma equipe disponível para o evento;

3 – Pense no número de crianças que quer alcançar- da igreja, da comunidade, visitantes. Calcule o número de crianças e dobre o resultado para a preparação de todos os insumos necessários para o primeiro dia (lanche, trabalhos manuais). Depois você vai se reestruturando com base no dia anterior, sempre calculando um acréscimo para não faltar nada. Se você já fez o evento, então calcule pelo evento anterior com pequeno acréscimo.

4 – Leve para a reunião de equipe a lista do material necessário para a distribuição de responsabilidades. Marque uma data para cobrar o retorno das atividades.

5 – Material Necessário: dependendo do número de dias da EBF, você escolhe os itens que quer abranger da lista abaixo:

  • CRACHÁ – nome do professor ou ajudante. Assim a criança poderá identificar melhor a liderança.
  • COLETES PARA EQUIPE – ou combinar cor de roupa, também para identificação dos líderes.
  • FOLHAS DE INSCRIÇÃO – providencie uma mesa na entrada com várias cópias de inscrição e uma equipe para anotar: nome da criança, idade e endereço, se é visitante ou não, para mandar convites de outras programações.
  • CONVITES – para distribuição e divulgação na vizinhança.
  • OFICINAS DE TRABALHOS MANUAIS – de acordo com o tema e lição apresentada, escolha antes as oficinas que preferir e a equipe. Providencie os trabalhos por idade.
  • HISTÓRIA, TEMA, VERSÍCULO – escolha uma história bíblica, um versículo referente e o ensino ou ensinos que deverá apresentar e trabalhar durante o evento.
  • LOUVOR – convide uma pessoa capacitada, animada e que escolha cânticos referentes à lição bíblica, aos ensinos apresentados e também cânticos movimentados. O líder do louvor pode ensaiar antes um grupo de juniores que já estará participando do evento para dar ênfase aos cânticos com gestos e alegria, iniciando todos os dias com louvor.
  • TEATRO, CENÁRIO – Encenar uma peça teatral é uma excelente atração para ensinar os princípios bíblicos durante a EBF. Escolha uma equipe para fazer o cenário da história bíblica e outra para atuar na peça de teatro. Geralmente jovens e adolescentes gostam de participar. Ensaie a peça antes para que saia melhor e dê mais resultados. Após a apresentação, destaque sempre o ensino para que fique claro e faça um apelo apresentando o plano da salvação de forma clara, prática e rápida. Leve as crianças que se decidiram por Jesus, pra uma sala a fim de conversar com as pessoas do aconselhamento e para receber “o livro sem palavras”. (que você deverá ter providenciado).

Cenário

  • MISSÕES – tenha uma equipe para a sala de missões, com pessoas preparadas e que amem falar de Jesus. Escolha um tema para a sala de atividade e faça a decoração do ambiente de acordo com esse tema. Exemplo: Índios. Além da decoração, faça trabalhos manuais referentes ao tema para incentivar nas crianças a necessidade de missões e apresente o caminho da salvação para as crianças que não têm Jesus como Salvador, fazendo apelo e orando junto com ela.

Índio

  • FANTOCHE – treine uma equipe que goste e que saiba mexer com fantoche. Este recurso é importante, mas precisa ser bem orientado para uma conversa direta, sem rodeio. Pode ser útil na abertura, nos concursos (se fizer), para atrair a atenção da criança e também pode ser usado para conversar com o narrador da história.

Fantoche

  • SÁBADO DIFERENTE – você escolhe com antecedência entre: apresentação da última parte da história, uma história diferente, uma apresentação com fantoche, brincadeiras dirigidas na quadra, músicas especiais, fantoche humano e outras ideias que tiver. Sempre com lanche no final.
  • LEMBRANCINHAS PARA SORTEIO – horário, frequência. Na abertura, antes da divisão para as oficinas, faça um sorteio com pequenas lembranças referentes a missões ou à história bíblica ou brinquedos, para as crianças que chegaram no horário certo, para aquelas que não faltaram nas aulas, para aquelas que decoraram os versículos, e para as que souberem responder as perguntas sobre a lição bíblica.
  • JORNAL – entregue no último dia, com convite para um culto. Pode ser feito por uma pessoa capaz na área de comunicação ou por uma equipe que goste de jornalismo e que esteja presente destacando algumas atividades durante a EBF, com fotos e comentários.
  • SOM – a equipe de som é muito importante, porque o que você vai comunicar neste evento é de suma importância – a Palavra de Deus – ela precisa ser ouvida e entendida.
  • DECORAÇÃO DO SALÃO – faça o cenário referente à história bíblica, mas enfeite também com bolas coloridas para alegrar o ambiente ou outro enfeite criativo para o mesmo fim.
  • FORMULAR HORÁRIO PARA OFICINAS – Se você fizer algumas oficinas (artes, musicalização infantil, missões, recreação, etc), precisa organizar os horários. Monte uma programação:

– Faça uma abertura dando boas vindas aos visitantes e a todos os presentes, apresentando o tema, ensinando o versículo, fazendo o louvor.

– Em seguida, conte a história bíblica ou apresente a peça bíblica para todos.

– Depois, faça o concurso ou sorteio das lembrancinhas do dia e divida as crianças por grupos, conforme a idade, em salas de aula para as oficinas, fazendo rodízio nas atividades.

– Peça para cada professor levar o seu grupo para a sala conforme você chama, o que precisa ser bem combinado com os professores para que respeitem o horário dado, programando atividades que possam ser terminadas com sossego. Combine também a hora de soltar os alunos no final para o lanche, enquanto esperam os pais.

  • PRELETORA PARA SENHORAS – se as mães ficarem na programação, providencie uma pessoa para trazer assuntos próprios, incluindo algum trabalho manual para ser ensinado. Se for esse o caso, você precisa programar essa atividade. Garanto que valerá o esforço para a eternidade e trará frutos para a igreja.
  • JUNIORES – os juniores podem ajudar no louvor e também na peça bíblica. Mas na hora de divisão de atividades, é necessário que se faça uma classe para trabalhos manuais com juniores. A idade exige trabalhos mais rebuscados, próprios para a idade, mas de acordo com o tema, ou incluindo o versículo no trabalho feito.
  • GASTOS – os gastos devem ser programados de acordo com a verba que a igreja liberar. No entanto, leve para a reunião com os líderes, a programação com os gastos aproximados e calculados, conforme idealizado para a EBF. Assim, na reunião, você poderá defender suas ideias, na medida do possível, de acordo com as posses da igreja, mas sempre ampliando a visão de missões.

Os gastos serão de acordo com o que programar. Darei uma visão geral para o cálculo.

– LANCHES: você precisa ter uma equipe para providenciar e distribuir o lanche, que deve ser o mais simples possível, mas é necessário que tenha. Pode ser pipoca, suco, gelatina, bolo doado pelas senhoras, pão com salsicha ou carne desfiada ou frango desfiado, bolacha, refrigerante, e outros que desejar. Você deve calcular o lanche para as crianças, mães e equipe. O lanche será distribuído sempre no final. Para crianças de 1 e 2 anos, o lanche deve ser distribuído na sala de aula para evitar confusão com os pequenos na saída.

Total:

– Material de Artes e Papelaria / Oficinas e Cenário. Calcule o quanto vai precisar de papel, cola, e outros materiais de papelaria para o evento. Terá que fazer: Tema, Versículos, História Missionária, Cânticos, Convites, História Bíblica ou Peça de Teatro, cópias para papel de inscrição, bolas coloridas para enfeitar o salão, lembrancinhas, trabalhos manuais para as oficinas, jornal (se fizer).

Total:

IDEIAS PARA A PROGRAMAÇÃO

  1. INÍCIO
  2. BOA TARDE – MOTIVO DA EBF
  3. APRESENTAÇÃO DOS VISITANTES
  4. LOUVOR – PREPARAÇÃO PARA A PEÇA
  5. COMENTÁRIO SOBRE A PEÇA – contar uma ou duas histórias (conforme os dias de EBF, explicar se for dividir em capítulo)
  6. TEMA, VERSÍCULO, CÂNTICO, ORAÇÃO
  7. TEATRO – Davi e/ou Jonas
  8. ENSINO -COMENTÁRIO SOBRE A PEÇA
  9. SORTEIO – PRESENÇA E PONTUALIDADE
  10. DIVISÃO POR IDADE – OFICINAS
  11. LANCHE

Escolha uma das duas lições bíblicas que vou sugerir para a programação ou faça as duas, conforme o número de dias escolhidos para a EBF. Você pode também dividir uma história bíblica em capítulos.

  • Fixar Data.
  • Temas: O menino que confiou em Deus e/ou Obedecer a Palavra de Deus é sempre melhor.
  • Versículos: “Em Deus eu confio, e não temerei”, Salmo 56:11 e/ou “Como são felizes os que obedecem”, Salmo 119:2.
  • Histórias Bíblicas: Davi e Golias e/ou Jonas e o Grande Peixe
  • Teatro: Você pode fazer somente a peça sobre Davi, somente sobre Jonas ou as duas (uma por dia).
  • Jornal: escreva o que aconteceu durante a EBF. Faça um resumo da história bíblica com fotos, comente quais foram as oficinas e fotografe, fale sobre o louvor, missões, visitantes e entregue no último dia com convite para o culto.
  • Bonecos humanos: para receber as crianças com alegria, dar avisos, concurso, encaminhar para as oficinas.
  • Fantoches: abertura, participação na história narrada, animar o concurso.
  • Relatório: número de crianças não crentes, crianças crentes, número de pessoas da equipe e total por dia. O relatório serve para calcular o lanche, os trabalhos manuais e o número de crianças alcançadas pelo evento.

– Total de crianças por dia:
– Total de crianças no evento:
– Número de pessoas – equipe:
– Total de crianças não crentes:
– Número de pais ou responsáveis que participaram:

  • Sábado Diferente – alugue brinquedos infláveis, escorregador, pula-pula, etc.

– brinquedos artesanais com caixas e outros materiais;
– fantoche:
– Apresentação especial de Música infantil;
– Lanche.

  • Folhas de Inscrição – mesa na entrada, com canetas, lápis e folha de inscrição.
  • Convites – para distribuição antes da programação.
  • Louvor – escolha de músicas referentes ao ensino dado e outras de movimentação.
  • Lembrancinhas para Sorteio – Sugestões: Bíblia mirim, chaveiros, réguas, lápis, canetas, borrachas, livro sem palavras, história bíblica para colorir e outros.
  • Som – equipamento regulado, microfone.
  • Decoração do Salão e do Teatro.
  • Faixa para divulgação da EBF.
  • Data show – para letras de música, versículo, tema.
  • Recepção – equipe para cuidar da inscrição e relatórios.
  • Equipe para aconselhamento e conservação de frutos. Essa equipe conversa com as crianças que aceitaram Jesus para esclarecer dúvidas e reforçar o plano de Salvação com o livro “Sem palavras”. Depois da EBF, com os endereços da inscrição, a equipe manda cartas, estudos bíblicos e convites para outras programações.
  • Equipe para intercessão – orar antes, durante e depois da programação pelas crianças.
  • Equipe para enfermagem – uma profissional responsável por dia de EBF.
  • Equipe para segurança – uma pessoa por dia de EBF.

IDEIAS PARA OFICINAS

  • Trabalhos Manuais:

1 e 2 anos – peixes de tecido ou feltro e figura de Davi e Golias.

3 e 4 anos – colagem: peixe grande e figura de Davi e Golias.

5 e 6 anos – peixe grande de caixa de papelão e espada de papelão, funda.

7 e 8 anos – QUADRINHO DE FOTOS, com enfeites de peixes em EVA E FOTO DA CLASSE REVELADA e funda com pedrinhas de jornal.

9 a 12 anos – trabalhos com jornal ou com durepox (ímã de geladeira – modelo de peixe grande ou funda).

Mães – trabalhos com jornal: cestas, descanso de panela, de copo, porta retrato.

  • Missões:

Lembrancinha: CENTOPÉIA (COR DO LIVRO SEM PALAVRAS)
História- Explicação do Plano da Salvação através do livro “Sem Palavras”
Decoração da sala- figuras de crianças de várias nações, globo terrestre.

Livro sem palavras

  • Musicalização infantil:

Providenciar instrumentos musicais: coco, chocalho, tambor, guizos, sinos, triângulo, pandeiro e outros.

Decorar a sala com figuras de instrumentos musicais, notas musicais, crianças tocando.

  • Recreação Infantil:

Brincadeiras dirigidas na quadra, fixando o ensino bíblico dado.

  • No próximo post, vamos publicar os Roteiros das Peças Teatrais de Davi e Jonas, para você ensaiar com a equipe.
  • Inscreva seu e-mail no Blog para receber as atualizações em primeira mão.
  • Compartilhe e ajude a espalhar a mensagem. Até a próxima.
POSTADO POR

34 comentarios

  • Taina MORAES 4 anos ago
     
     

    amei o cronograma, era o que estava precisando.

    Deus abencoe

    Responder
  • María dá Conceição de Oliveira Antônio 4 anos ago
     
     

    Estou missionária no peru. Na cidade em Puerto Maldonado tem muitas crianças. Aqui os cristãos bnao conhecem o que é EBF. Amei tudo isto. Vamos montar a equipe e preparar o material. Obrigada. Deus os abençoe sempre.

    Responder
  • Ivone Boechat 4 anos ago
     
     

    Ambientes barulhentos agridem o bebê

    Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

    Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

    Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

    Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

    Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

    O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

    “Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

    Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

    A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

    “Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

    A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
    O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.

    Ivone Boechat

    Responder
  • Clair Geralda 4 anos ago
     
     

    Gostei muito!!!! Que Deus os abençoes grandemente!!!

    Responder
  • thelsen 4 anos ago
     
     

    goostei muito dessas dicas para ebf

    Responder
    • Regina Cobra 4 anos ago
       
       

      Obrigada Thelsen. Fico feliz por ajudar. Deus abençoe seu trabalho.

      Responder
  • Natália Carolina da silva 4 anos ago
     
     

    Gloria a Deus!tenho certeza de que alcançaremos muitas almas para Jesus! Deus derrame sobre vocês sabedoria para continuar esse trabalho maravilhoso! Que seu ministério seja abençoado ainda mais!

    Responder
  • Natália Carolina da silva 4 anos ago
     
     

    Excelente esse preparo! Essa vai ser a primeira vez que vou organizar e fazer uma ebf! Deus abençoe vocês!

    Responder
    • Regina Cobra 4 anos ago
       
       

      Natália, Deus abençoe você com muitos frutos neste trabalho pra glória Dele. Abr

      Responder
  • Karina corrêa 4 anos ago
     
     

    Maravilhosas as dicas

    Responder
  • jane ramos rodrigues 4 anos ago
     
     

    Amei as ideias foi muito ultil p mim

    Responder
    • Regina Cobra 4 anos ago
       
       

      Obrigada pelas palavras de incentivo. Deus abençoe seu trabalho com muitos frutos

      Responder
  • patricia 4 anos ago
     
     

    otimo esse seu trabalho que Deus continue te abençoando.

    Responder
  • emily pereira 4 anos ago
     
     

    legal muito obrigado por te mé ajudado.eu aposto que a minha ebf(escola biblica de ferias)vai ser muito especial graças a suas dicas.

    Responder
    • Regina Cobra 4 anos ago
       
       

      Que bom saber disso. É um grande incentivo pra continuar.Vou orar pra você receber uma grande benção neste trabalho com a conversão de muitas crianças. Deus abençoe você e frutifique seu trabalho. Abraço

      Responder
  • valeria mourao 4 anos ago
     
     

    muito bom!!!!!!!!!

    Responder
  • ligia baltazar da nobrega 4 anos ago
     
     

    Excelente! Ideias valiosas! Deus a abençoe!

    Responder
  • maely 4 anos ago
     
     

    Deus continue iluminando sua vida….

    Responder
  • maely 4 anos ago
     
     

    muito obrigada pele ideia ja estava proximo do dia e nao tinha nada pronto vim pesquisar e encontrei tudo muito bem organizado valeu!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  • elisabete 4 anos ago
     
     

    que benção estas ideias!!!!!

    Responder
  • Pingback: Ideias para EBF (Escola Bíblica de Férias) | Ensino Infantil num Clique


  •  
     

    Excelente, obrigada

    Responder
  • Pingback: Teatro Infantil para EBF | Ensino Infantil num Clique


  • Salete M. Marinho 4 anos ago
     
     

    Ótimo roteiro, obrigada pelo programa tão completo. Um grande abraço.

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us