O que a crianças assistem na TV?

Crianças brasileiras são as que mais vêem TV! Essa é a constatação apontada por pesquisa da organização não-governamental francesa Eurodata TV Worldwide. O estudo demonstra que uma criança brasileira permanece, em média, 3 horas e 31 minutos por dia diante do aparelho.

O problema é que a quantidade de tempo é alta, mas a qualidade da programação é baixa. De acordo com Catharina Bucht e Cecilia Von Feilitzen, autoras do livro Perspectivas sobre a Criança e a Mídia, publicado pela Unesco, televisão é a diversão preferida das crianças, só que elas assistem, além dos programas infantis, novelas e filmes para adultos.

E, obviamente, o impacto de imagens violentas, cenas picantes, disputas e futricas dos reality shows em sua formação merece atenção especial. Uma das formas de evitar esse problema é selecionar um conteúdo educativo, que traga alternativas saudáveis de entretenimento.

Ministério Crianças Diante do Trono

Boa música, humor e valores éticos, tudo isso no formato de animação em 3D. Essa é a fórmula utilizada pela Turminha do Crianças Diante do Trono para transformar o tempo gasto em frente à TV em uma ótima oportunidade de aprendizado. Nesse contexto, os personagens Bia, Ed, Tonico, Vareta, Bolota e Antuguieta exercem um papel fundamental. De um jeito descontraído, divertido, cativante e inteligente, eles vêm com tudo no desenho Amigos do Perdão.

“Este projeto se diferencia de todos os outros no mercado porque carrega uma bagagem de sete DVDs infantis de sucesso. O público vai conferir o melhor do que já foi feito até hoje”, ressalta Tiago Espindola, diretor e editor de vídeo.

A história é a seguinte: o clima esquenta entre o Tonico e seus amiguinhos. O mico-leão-dourado apronta travessuras com cada um, exceto com o Bolota. Durante a noite, cada um recebe uma desagradável surpresa. Bia ganha um desenho de mau gosto de sua imagem, Vareta tem as varetinhas substituídas por canetas e lápis.

Os óculos do Ed somem – ele não enxerga bem sem eles. E para finalizar, ao abrir o porta-trecos, Antuguieta prende a mão em uma ratoeira. Ao descobrirem quem foi o autor das travessuras, todos aprontam uma brincadeira e dão o troco ao macaquinho. Diante da confusão armada, Bolota aparece como pacificador e traz todos de volta para o clima de harmonia, paz e amizade.

A ideia é lidar com circunstâncias absolutamente reais do cotidiano da garotada e conscientizá-las a respeito de um tema, utilizando uma linguagem adaptada a esse público.

Em Amigos do Perdão, a criança vai entender que reconhecer um erro e arrepender-se é uma virtude. Mas é bom lembrar que as lições servem também para os adultos, conforme ressaltam Roney Fares, João Lúcio e Helena Tannure (no desenho, eles emprestam suas vozes para Bolota, Ed e a Bia).

“As situações vividas pelos personagens nos fazem refletir sobre nossas próprias reações e posturas em determinados momentos. É um grande aprendizado”, comenta Lúcio.

Como não podia faltar, fazem parte da trama canções como Aos olhos do PaiPor que me amou tanto assim? e Cristão de Verdade, incluídas conforme se desenrolam os diálogos. “Os temas que nos marcaram em anos passados se encaixam perfeitamente neste novo trabalho.

Espero que as pessoas gostem de ver algumas de suas músicas favoritas reeditadas nessa nova aventura da Turminha”, diz Ana Paula Valadão, uma das criadoras do álbum.

É importante ressaltar que juntamente com o ensino sobre perdão, respeito ao próximo, amor e amizade, a Turminha do Crianças Diante do Trono tem a preocupação em contribuir com a formação do caráter, promovendo a conscientização sócio-ambiental do indivíduo.

Sem dúvida, a criançada vai aprender brincando!

Fonte: Blog Distribuidora Aliança.

  • Em breve, vamos conferir mais opções para que as crianças aprendam brincando. Inscreva aqui ao lado seu e-mail para receber as novidades.
  • Compartilhe essa sugestão nas redes sociais! Assim mais pessoas poderão conferir essa sugestão.
  • Até o próximo post!
você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.