Crie e recrie

Enriqueça seu ensino e torne-o atrativo através de brincadeiras construtivas e atividades direcionadas. Para isso, separamos algumas sugestões de Livros para pais e educadores que desejam ensinar a Palavra de Deus com ideias criativas, trabalhos manuais fáceis, moldes e instruções simples para a utilização de fantoches. Confira:

Livro: Trabalhos Manuais com Tubos de Papelão
Anita Reith Stohs – Vida Nova Educacional
Trabalhos Manuais com Tubos de Papelão

Incentive as crianças a desenharem e criarem seus próprios trabalhos. O ideal é que os moldes e ideias dos livros indicados sirvam apenas de sugestão para ampliar a criatividade das crianças. Cada criança deve adicionar seu toque pessoal nos trabalhos para que as atividades se tornem mais interessantes. Deixe sempre um modelo de trabalho pronto e material extra e diversificado para que a criança tenha outras opções e não se limite ao modelo pronto. Use adesivo, giz, purpurina, pinturas. Cole areia, ramo de árvore, algodão, lã, tecido ou grama nas figuras quando apropriado.

Exemplo de aula: Noé e Seus Amigos

Aula - Noé
Noé - FantochesNoé - Fantoches

Livro: Como Fazer e Como Usar Fantoches
FranRottman – Editora Cultura Cristã

Livro Como Fazer e Usar Fantoches

Você deseja ter um instrumento de ensino que conquiste e mantenha a atenção de crianças de todas as idades? Então, aprenda a fazer e usar os fantoches como meio de ensino e observe como suas crianças terão mais facilidade na aprendizagem. Conforme a idade das crianças, podemos ensiná-las a fazer seu próprio fantoche. Até os bebês se sentem atraídos pelos fantoches e dedoches.

Se você é professor, os fantoches o ajudarão na hora de receber as crianças, na hora de guardar o material, na música, na hora de descansar, no lanche, na hora de contar histórias: chamando a atenção das crianças no início, virando as páginas do livro, colando as figuras no quadro.

Tipos de fantoches: pintados na mão, fantoche de dedo, luva, meia, objetos, animais, natureza, vara, criança, livro, saco de papel, forma geométrica, carinhas, frutas, flores, instrumentos e notas musicais e o que sua imaginação ditar.

Exemplo: Fantoche de Vareta “Relógio”

  • Use o fantoche relógio para indicar mudança de atividade.
  • Materiais: um pedaço de cartão branco de 22,5 por 30 cm, pequenos pedaços de cartão de cor contrastante para os ponteiros do relógio, canetas, um prendedor de papel, uma vareta de 0,7 cm de largura por 30 cm de comprimento, lápis, tesoura, fita adesiva.
  • Modo de fazer: copie o molde do relógio em cartão branco; recorte. Recorte 2 ponteiros de cartão de cores contrastantes. Use uma tesoura para fazer um orifício no centro do relógio. Coloque os ponteiros do relógio usando o prendedor de papel. Desenhe a fisionomia e os números com caneta. Cole a vareta na parte de trás do relógio.

Fantoche de Relógio

Livro: Decorar & Brincar
Cheryl Price – Edições Vida Nova Educacional
Livro Decorar e Brincar

Este é um livro de atividades com páginas reproduzíveis, para crianças de 4 a 10 anos.
Ensine os versículos bíblicos com trabalhos criativos. Encoraje as crianças a memorizar os versículos enquanto trabalham nas atividades. Vai ser muito mais divertido e a criança terá a Palavra de Deus gravada no coração e na mente. Este livro pode ser usado como um trampolim para que você desenvolva suas próprias ideias com outros versículos.

Exemplo: Josué 24:15

Decorar Versículo

Gostaram dessa atividade? Escreva nos comentários.
Até o próximo post!

você pode gostar também:
5 comentários
  1. kelly comentou:

    Gostei muito do seu trabalho. Vou começar a utilizá-los com as crianças da igreja..
    um abraço

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada pelo comentário. Que Deus abençoe muito o seu trabalho. Abraço

  2. Denise Canabrava comentou:

    Parabéns pelos trabalhos postados. Realmente tem a direção de Deus. Estou maravilhada.
    Que Deus continue te abençoando de uma forma muito especial.

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada pelo incentivo. Espero que Deus use para salvação e ensino dos pequenos. Abraço

  3. Salete M. Marinho comentou:

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido, excelentes idéias que estaremos desenvolvendo em nossa igreja, especialmente no berçário. Obrigada por compartilharem conhecimento, somente na glória os frutos serão revelados. Que Deus os abençoe.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us