Educação começa em casa

Desafio de Educar
Meu nome é Silvia, tenho 36 anos, sou de São Paulo, casada e tenho uma bebê de 11 meses. É uma honra e uma grande alegria participar deste projeto e também poder escrever como mãe! O nascimento de nossa filha trouxe grandes experiências de vida e nos levou ao ponto de esperar a ação de Deus na vida da Norah, devido à sua extrema prematuridade. Vendo o que Ele fez na vidinha dela e continua fazendo, nos enchemos de gratidão e não podemos pensar em deixá-la crescer longe desse Pai amoroso.

Fico feliz e grata por ter participado por tantos anos como professora no ministério infantil. Comecei auxiliando outros professores, fui aprendendo e sendo ensinada por eles, li, pesquisei, fui a congressos, cursos e palestras, seguindo os passos de pessoas comprometidas com o ensino bíblico infantil.

As crianças também fazem assim. Elas imitam, seguem as pegadas de seus pais, professores e são influenciadas pelo meio em que vivem. Por isso, como já citado neste Blog,  a Bíblia fala sobre ensinar, insistir, inculcar a Palavra de Deus aos filhos para o bem deles. Esse é o segredo do sucesso! Não é ver os filhos apenas bem sucedidos financeiramente ou parecidos conosco; eles precisam se parecer com Jesus e crescer sabendo o que é amar a Deus!

Este é um desafio pessoal. Mas precisamos de muita sabedoria, persistência e discernimento pois em meio a tantas pressões, modas, filosofias, estratégias e métodos cujas origens desconhecemos, acabamos nos distraindo e deixando esse desafio de lado, acreditando que o tempo que os filhos passarem na igreja será suficiente para aprender e ter a Palavra sedimentada em suas mentes.

Atualmente vivo em outro país e, por alguma razão, poucos acreditam que crianças entendam e tenham capacidade de acompanhar o ensino bíblico apropriado para sua idade. Por isso elas não têm aula ou atividade até os 3 anos. Ficam todas juntas sendo “pajeadas” por 2 adultos.

Em uma conversa com uma profissional na área da educação e irmã em Cristo, me surpreendi quando ela disse que uma criança de 4 anos confessou sua fé em Jesus, mas que ela não acreditava que crianças pudessem tomar tal decisão.

Ainda é difícil não comparar a vida aqui com a do Brasil, mas dou graças a Deus por ter levantado aí tantas pessoas que levam a sério a educação cristã desde a mais tenra idade! Uma vez em um congresso da APEC, ouvi o missionário dizer que o Evangelho é simples porque é para as crianças poderem entender! Ele ilustrou a salvação como um grande presente deixado à nossa porta. Os adultos o receberiam com desconfiança, enquanto que uma criança encheria os olhos de alegria e correria para abrir seu presente com toda sua disposição e gratidão!

Pensar que a Bíblia não “cabe” na cabecinha e no entendimento das crianças através de um ensino apropriado é uma grande armadilha! Enquanto isso, outras coisas estão se infiltrando nos corações e mentes delas; a propaganda consumista que esmaga os pequeninos, escolinhas cheias de prestígio com suas filosofias modernas de ensino, a mídia ditando o que vestir, como se comportar, o que falar, o que cantar, a que filmes assistir, personagens para imitar, programas de TV, todos dando e tirando algo de nossas crianças cada vez mais cedo.

Eles acreditam que elas absorvem o que vêem e ouvem! Portanto nós, crentes em Jesus, não podemos pensar que é cedo demais para ensinar sobre Ele! O prejuízo do mundo sobre as crianças é motivo de preocupação até mesmo de quem não conhece a Deus!

Então vamos aproveitar as oportunidades que o Mestre tem dado e vamos levar a Palavra de Deus aos nossos pequenos, começando em casa! Vamos retomar nossa forma de pensar segundo a nossa fé, encarando as dificuldades como desafios! Que sejamos os instrumentos de Deus para buscar e transmitir valores divinos e eternos aos nossos filhos.

Vamos colocá-los nas mãos de Deus como fez Ana. Vamos orar por eles em todas as áreas de suas vidas. Vamos agradecer pela vida deles e pelos dias que Deus nos dá para cuidar deles e educá-los. Não vamos nos distrair com a ideia de que tudo está bem conosco e com eles por consequência de nossas escolhas. Os nossos dias pertencem a Deus; só Ele está no controle! Vamos viver como filhos obedientes, educar nossos pequeninos no Caminho e então ver o sucesso que Deus quer para eles!

Que Deus abençoe e espalhe os conhecimentos desse Blog, para que enriqueçam o ministério infantil nas igrejas, edifiquem pais e professores e ganhem muitos pequeninos para Jesus. E espero em Deus poder contribuir para a melhoria do ambiente e a qualidade do trabalho infantil nas igrejas daqui.

“Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez. Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos”Salmo 78:2-4,7.

Que Deus abençoe a todos nós e nos guie nessa caminhada!

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.