Educar x Ensinar: qual a diferença?

Muitas pessoas confundem, hoje em dia, o significado de Educação e Ensino.

Vocês já ouviram a expressão: “Educação vem de berço”?

Isso mesmo, portanto a educação é responsabilidade dos pais.

Na escola, podem apenas ser reforçados os valores que a criança já deveria trazer de casa.

Já sabemos que a infância é extremamente importante para o desenvolvimento emocional, motor, intelectual e social da criança. Que tal os pais aproveitarem essa etapa da vida em casa ensinando através do brincar e de momentos especiais com as crianças?

A formação pessoal e social, identidade e autonomia se desenvolvem nessa época da infância quando a família, os pais, ensinam os valores como amizade, respeito, limites, tolerância, cooperação, responsabilidade, solidariedade para que as crianças aprendam a conviver com os outros e consigo mesmas.

A criança aprende com a família a respeitar os mais velhos, as autoridades, a dizer obrigado, licença, desculpa, por favor, a cuidar da natureza, valorizar a família, valorizar os professores e valoriza o que tem.

A educação deve transformar o comportamento sempre pra melhor.

Hoje vemos pais que fogem da responsabilidade de educar seus filhos por vários motivos e terceirizam a educação dos filhos não dando a devida importância para que a criança adquira valores para a vida.

Agora vamos definir Ensino.

Ensino é a maneira pela qual o conhecimento é transmitido para melhorar nosso intelecto e cultura. Isto é, na escola os professores aprimoram o conhecimento.

A escola é direcionada para o aprendizado intelectual do aluno. Lá a criança aprende a ler, escrever e outras matérias como ciências, português, matemática, química, física, inglês, entre outras. O ensino tem a finalidade de preparar o aluno para profissões que deve exercer no futuro.

Concluindo, a missão da escola é ensinar, desenvolver o intelecto. A missão da família é educar ensinando valores humanos e sociais.

Basicamente, a escola ensina e a família educa.

você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us