Ensino de Missões para crianças

1 – Para o Professor:

A – Introdução:

a) Missão é uma tarefa específica. Deus nos deu essa tarefa: anunciar a mensagem da salvação.

b) Base bíblica: Jo 15:16; Rm 10:13,14; Jo 3:16; Atos 4:12; 2Pe 3:9; Is 59:2; Rm 3:23; Ez 3:18,19.

c) 3 pontos:

1 – Orar – Lc 10:2
2 – Obedecer – Mc 16:15
3 – Ofertar – I Co 16:1

A nossa parte na obra de Deus é ensinar as crianças a viverem de modo “digno do Senhor” (Col 1:10) e a falarem de Jesus, onde estiverem, aproveitando as oportunidades (Col 4:5).

B – Propósito do Ensino sobre Missões

1 – Apresentar a ordem de Cristo (Mt 28:19,20; Mc 16:15; At 1:8).

2 – Transmitir a correta visão missionária:

a) Jo 3:36…”sobre ele permanece a ira de Deus”.

b) Ez 3: 18,19 : a necessidade de se compadecer dos perdidos.

c) Os filhos de Deus devem participar orando, testemunhando e contri- buindo (I Tm 2:1-4; Mt 5: 14-16; 2 Co 9: 6-15).

d) relação entre mandamentos e promessas:

1 – Manda ir, mas vai à frente ( Mc 16:15 e Is 45:2).
2 – Manda orar, mas chama os obreiros (Mt 9:38 e At 18:9).
3 – manda dar, mas dá os recursos (Lc 6 : 38, ICo 16: 2 e Fp 4:19).

C – Visão Missionária do professor

Só podemos dar o que possuímos. Portanto, avalie sua participação na obra missionária e rogue a Deus para que Ele amplie sua visão missionária e seu amor pelas almas perdidas.

2 – Para a Criança:

É tarefa do professor, procurar envolver seu aluno no serviço cristão. Use métodos variados para ampliar a visão missionária de seus alunos.

1 – Ensine Atos 1:8.

2 – Ensine a criança salva a orar pelas almas perdidas quer estejam perto ou distante dela.

3 – Ensine a criança a orar pelos missionários.

4 – Ensine a criança que os missionários vivem exclusivamente para a divulgação do evangelho e necessitam de ajuda material (Fp 4:15-19; I Tm 5 : 17,18). Estimule seus alunos a contribuírem financeiramente.

5 – Prepare cartazes com fotos de missionários, de lugares, costumes, notícias, mapas, roupas de países e ore por eles.

6 – Prepare mapas: da vizinhança, da cidade, do estado, país, mundo.

7 – Dependendo da idade prepare um cartaz informativo: costumes, economia, produtos principais, língua, religião predominante, moeda, etc.

8 – Anime seus alunos a escreverem cartas para os missionários. Mantenha a correspondência.

9 – Atinja o alvo de suas ofertas missionárias. Incentive a classe.

10 – Convide um missionário para falar em sua classe.

Conclusão: Onde estão os missionários? Podemos responder seguramente: nas classes de crianças!

Que possamos ser sábios como Eli que orientou o pequeno Samuel a dizer: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve” I Sm 3:9

CRIANÇAS DE TODO O MUNDO EM ORAÇÃO

Jesus ama todas as pessoas do mundo.

Não importa a aparência.

Não importa onde vivem e como se vestem.

Ele as conhece bem.

Queremos ser como Jesus, amando todas as pessoas diferentes do mundo.

Figuras:

CRIANÇAS E CASAS

Deus cuida de todas as crianças do mundo.

Os Esquimós vivem em uma casinha interessante, feita de gelo. Devem passar muito tempo dentro da casa quando aparecem as tempestades de neve. Onde eles moram faz muito frio. Mas Deus está ali para cuidar delas.

Aqui temos uma menina da Holanda. Ela vive em uma casinha como esta. Existem grandes moinhos e muitas flores lindas neste lugar. Ali também está Deus para cuidar delas.

 

Este menino africano vive em uma humilde casa feita de cana e barro com teto de palha. Neste humilde lugar, os anjos também estão cuidando das crianças.

 

Continue olhando para estas crianças, suas roupas diferentes e as casas onde moram. Deus cuida de cada uma delas.

 

JESUS E AS CRIANÇAS DO MUNDO

Pequeno garoto da China

Que mora do outro lado do mar,

Sabes que Jesus te ama?

Pequeno menino esquimó

Que mora longe daqui,

Já ouviste falar de Jesus

E do amor que tem por ti?

 

Menina pequena da Holanda,

Gostaria de te contar

Que Jesus ama as criancinhas

 

Pequena garota da África

Também quero te contar,

Que há muito tempo atrás,

Jesus morreu pra te salvar.

 

Ficamos tão felizes,

Pelo grande amor de Jesus!

Queremos contar a todos

A história da sua cruz.

 

 

Como evangelizar uma criança?

Conte a história do Livro Sem Palavras

 

 

A história pode ser contada no avental

História:

1 – coração amarelo:

Jesus está preparando uma linda morada, para os que nele crerem; o céu com ruas de ouro que é representado pela cor amarela. João 14:2 “Na casa de meu pai há muitas moradas…Vou preparar-vos lugar”.

2 – coração sujo: representado pelo cinza. Mas há algo que não nos permite ir ao céu, o coração em pecado, desobediente, sem amor, longe de Deus. A Bíblia diz: “Todos pecaram e separados estão de Deus” Romanos 3:23. Então, quem pode nos limpar dos pecados para irmos para o céu?

3 – coração vermelho: Jesus morreu na cruz para limpar nossos pecados. A Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho único para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” João 3:16. Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitou. O vermelho representa o sangue que foi derramado para o perdão dos nossos pecados.

4 – coração limpo: Se você crê que Jesus morreu por você e que Ele pode perdoar os seus pecados, o seu coração ficará limpo e a cor que usamos para simbolizar limpeza é o branco. Atos 16:31. E você terá vida eterna com Deus. João 1:12

5 – coração verde:

Jesus disse: “Quem crê naquele que me enviou tem a vida eterna não entrará em condenação…” Assim como as plantas, você terá uma vida de crescimento espiritual, até chegar a estatura de Cristo (até ficar parecido com Cristo, fazendo o bem, amando…). 2Pedro 3:18

Trabalho manual para fixar o ensino com as cores do livro – escolha um:

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.