28 de março de 2016

Ensino e Disciplina

As crianças pequenas não conseguem ficar paradas por muito tempo, ouvindo o que o professor diz ou esperando a entrega do material.

 

Texto Blog Ensino Infantil 001

Para evitar problemas de disciplina, todo o material da aula deve estar preparado, o local também deve estar pronto e o professor deve ter um ajudante no mínimo para deixar a atividade seguinte pronta e também para poder atender às necessidades básicas da criança.

 

O professor deve ser claro e objetivo ao falar com a criança, explicando o tipo de atividade que farão. Siga sempre uma rotina na classe com crianças pequenas porque isso traz segurança para elas o que ajuda na disciplina.

 

O tempo de duração de uma atividade não pode ser muito longo, pois a criança aprende agindo, brincando e se movimentando no espaço, por isso tenha atividades curtas e variadas.

 

Intercale sempre as atividades de maior concentração com aquelas mais agitadas. Agindo assim você estará contribuindo para que haja disciplina em sua sala de aula.

 

Desde que a criança nasce ela necessita de carinho e estímulos. O seu cérebro continua em formação até a adolescência e os estímulos que recebe desde os primeiros anos de vida irão contribuir para o seu desenvolvimento cerebral. Tendo isto em mente, o bom professor poderá desenvolver o seu programa de ensino com muito afeto e sempre oferecendo estímulos para a criança de modo a contribuir para o seu desenvolvimento total.

 

Você estimula a criança quando conversa, canta, olha nos seus olhos, toca-a, sorri, pega-a no colo e coloca alguns objetos próximos ao seu campo de visão, instala móbiles no berço, coloca chocalhos em sua mão, brinca com gestos e palavras, conta histórias e mostra figuras, incentiva-a a engatinhar para pegar objetos, pede que imite sons de bichinhos, estimula-a a andar, oferece material para ela pintar, rabiscar, colar.

 

Texto Blog Ensino Infantil 002

 

Unindo os estímulos variados à rotina nas aulas, a criança terá a sensação de segurança, tranquilidade e bem-estar o que ajudará na disciplina de suas aulas.

 

Organize os horários de funcionamento das atividades na sala de aula. Assim, a cada semana, quando a criança chegar, ela saberá a sequência do que acontecerá, o que permitirá localizar-se no tempo, no espaço e nas atividades desenvolvidas na sala.

 

A rotina em sala de aula, para os pequenos, oferece referência, segurança e organização. A rotina é uma forma de dar os primeiros limites à criança.

 

Texto Blog Ensino Infantil 003

 

 

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/ensinoinfantilnumclique

POSTADO POR

3 comentarios

  • tamires 1 ano ago
     
     

    Na minha sala tem variações de idade de 2 a 5 qual a faixa etária tenho q levar as histórias q de pra todos

    Responder
  • Andreia 1 ano ago
     
     

    Oi bom dia a paz !neste próximo mês estarei ensinando
    pra crianças de 4 a 9 sobre oração ..gostaria
    de algumas dicas e preparos de aulas de vocês
    para para agregar nas minhas aulas

    Responder
  • Elenilson 1 ano ago
     
     

    Eu amei esse espaço as informações e tudo que preciso quero muito poder acompanhar

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us