A hereditariedade determina o que uma criança pode fazer, mas o meio determina o que ela fará. Assim sendo, os pais precisam olhar os dons da família e propiciar para a criança as formas de aprimoramento.
Exemplo: música. Quais as heranças possíveis observando a árvore genealógica de duas gerações atrás? Fique ciente das heranças genéticas de sua linhagem familiar recente.
Além disso, trabalhe por completo com a criança. Observe: ela brinca sozinha e se diverte? Convive bem com outras crianças? Consegue passar algum tempo com crianças mais novas? Observe e desenvolva o que achar necessário no comportamento dela.
Ensine as disciplinas básicas da vida. Exemplos: desenvolva a concentração para a leitura; ensine a criança a ouvir as instruções e as seguir; o respeito pelas pessoas; falar sempre a verdade; amar e ajudar o próximo; obedecer; cuidar do mundo de Deus.
A educação afeta a personalidade. Você pode ensinar seu filho a ser gentil, bom, amoroso, paciente, generoso, responsável, cuidar da aparência pessoal. Mas pode também ensinar a criança a pensar, fazer julgamentos bem fundamentados, valorizar e observar o belo. Isto também faz parte da formação moral e das habilidades para a vida.
A Educação dos pais molda os hábitos do coração
Observe bem que quando as perninhas da criança começam a levá-la aonde sua mente curiosa deseja, ela começa a multiplicar a capacidade de aprender. Dois processos dominantes se desenvolvem: o crescimento e a aprendizagem. A capacidade de andar se junta ao processo de curiosidade mental e se bem direcionados formam uma oportunidade essencial para a aprendizagem que produzirá efeitos para toda a vida.
O caminhar é um começo para a independência da criança. Assim se abre um leque de oportunidades para a exploração, interesses e aventura. Sua vontade de movimentar-se é maior do que seu senso de segurança. Daí a importância da atenção dos pais. Agora a criança começa a andar, falar e explorar. Se deixada à vontade vai causar muitos problemas. Para supervisionar essa idade a mãe gastará muita energia física e emocional. Se for menino acrescente 50% a mais de energia investida.
A curiosidade estimula o aprendizado e é natural na criança para descobrir o mundo que a cerca. A curiosidade leva a criança a investigar, explorar, tocar, manusear os objetos. Os pais devem substituir objetos perigosos e direcionar a criança para uma atividade semelhante quando necessário. A novidade é o que atrai a criança.
Depois desta fase entre 2 e 3 anos a curiosidade diminui dando lugar à imaginação. Desta forma a criança brinca e aprende sendo criativa. Através da criatividade a criança dá vida a objetos inanimados.
Como vimos, a educação infantil exige de nós conhecimento, muito amor, tempo, energia física, mental e emocional gastas para fazermos o melhor para nossos filhos. Mas tudo isso vale muito a pena quando observarmos nossos filhos educados e vencendo na vida com um andar correto diante de Deus.
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Olá, queria muito a ajuda de vocês. Pois preciso de ideias para a Classe infantil da minha igreja… Pois nossas crianças de 3 a 9 anos ficam na mesma sala, e gostaria muito de preparar um material para levar novas ideais, começando por dividir a classe. Porém, não sei por onde começar… Agradeço desde já, e que Deus continue abençoando esse trabalho lindo de vocês!