30 de maio de 2016

Estimule os potenciais genéticos da criança

A hereditariedade determina o que uma criança pode fazer, mas o meio determina o que ela fará. Assim sendo, os pais precisam olhar os dons da família e propiciar para a criança as formas de aprimoramento.

 

Potenciais geneticos da criança 001

 

Exemplo: música. Quais as heranças possíveis observando a árvore genealógica de duas gerações atrás? Fique ciente das heranças genéticas de sua linhagem familiar recente.

 

Potenciais geneticos da criança 002

 

Além disso, trabalhe por completo com a criança. Observe: ela brinca sozinha e se diverte? Convive bem com outras crianças? Consegue passar algum tempo com crianças mais novas? Observe e desenvolva o que achar necessário no comportamento dela.

 

Potenciais geneticos da criança 003

 

Ensine as disciplinas básicas da vida. Exemplos: desenvolva a concentração para a leitura; ensine a criança a ouvir as instruções e as seguir; o respeito pelas pessoas; falar sempre a verdade; amar e ajudar o próximo; obedecer; cuidar do mundo de Deus.

 

Potenciais geneticos da criança 004

 

A educação afeta a personalidade. Você pode ensinar seu filho a ser gentil, bom, amoroso, paciente, generoso, responsável, cuidar da aparência pessoal. Mas pode também ensinar a criança a pensar, fazer julgamentos bem fundamentados, valorizar e observar o belo. Isto também faz parte da formação moral e das habilidades para a vida.

 

A Educação dos pais molda os hábitos do coração

 

Potenciais geneticos da criança 005

 

Observe bem que quando as perninhas da criança começam a levá-la aonde sua mente curiosa deseja, ela começa a multiplicar a capacidade de aprender. Dois processos dominantes se desenvolvem: o crescimento e a aprendizagem. A capacidade de andar se junta ao processo de curiosidade mental e se bem direcionados formam uma oportunidade essencial para a aprendizagem que produzirá efeitos para toda a vida.

 

Potenciais geneticos da criança 006

 

O caminhar é um começo para a independência da criança. Assim se abre um leque de oportunidades para a exploração, interesses e aventura. Sua vontade de movimentar-se é maior do que seu senso de segurança. Daí a importância da atenção dos pais. Agora a criança começa a andar, falar e explorar. Se deixada à vontade vai causar muitos problemas. Para supervisionar essa idade a mãe gastará muita energia física e emocional. Se for menino acrescente 50% a mais de energia investida.

 

Potenciais geneticos da criança 007

 

A curiosidade estimula o aprendizado e é natural na criança para descobrir o mundo que a cerca. A curiosidade leva a criança a investigar, explorar, tocar, manusear os objetos. Os pais devem substituir objetos perigosos e direcionar a criança para uma atividade semelhante quando necessário. A novidade é o que atrai a criança.

 

Potenciais geneticos da criança 008

 

Depois desta fase entre 2 e 3 anos a curiosidade diminui dando lugar à imaginação. Desta forma a criança brinca e aprende sendo criativa. Através da criatividade a criança dá vida a objetos inanimados.

 

Como vimos, a educação infantil exige de nós conhecimento, muito amor, tempo, energia física, mental e emocional gastas para fazermos o melhor para nossos filhos. Mas tudo isso vale muito a pena quando observarmos nossos filhos educados e vencendo na vida com um andar correto diante de Deus.

 

Potenciais geneticos da criança 009

 

 

 

Esperamos que tenham curtido mais um post em nosso Blog. Não deixe de escrever sua opinião nos comentários.

 

Compartilhe em seu perfil nas redes sociais! =)

POSTADO POR

1 comentario

  • Suellen Lorrayne dos Santos sousa. 11 meses ago
     
     

    Olá, queria muito a ajuda de vocês. Pois preciso de ideias para a Classe infantil da minha igreja… Pois nossas crianças de 3 a 9 anos ficam na mesma sala, e gostaria muito de preparar um material para levar novas ideais, começando por dividir a classe. Porém, não sei por onde começar… Agradeço desde já, e que Deus continue abençoando esse trabalho lindo de vocês!

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us