Fazendo Instrumentos Musicais em Casa

Olha que dica legal! Aprenda a fazer dois instrumentos musicais para louvar em casa com seus filhos.

Aproveite o tempo para envolver as crianças na atividade!

Temos certeza que elas vão amar participar desse trabalhinho manual e depois vão se divertir muito cantando e tocando os instrumentos de percussão. 🎶🥁

Sobre a Musicalização Infantil

Segundo estudo realizado pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), em parceria com o Insper, “A Primeira Infância é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas”.

A musicalização infantil desenvolve a apreciação musical e a sensibilização aos sons que já existem ao seu redor trabalhando a habilidade criadora, desde os primeiros meses. O estímulo musical, aumenta o comprimento dos feixes cerebrais, acarretando na multiplicidade de habilidades como a audição, cognição e até na ativação de conexões entre neurônios cerebrais.

Concentração e Criatividade

A música potencializa a plasticidade cerebral favorecendo conexões entre neurônios na área frontal, relacionada a processos de memorização e atenção. A prática musical desde a primeira infância desenvolve uma boa memória e a capacidade criativa de improviso. Em idosos, a música favorece a prevenção de Alzhimer, trabalhando a memória e o exercício mental.

O ensino musical também trabalha a autoestima, disciplina, superação de barreiras, socialização e trabalho em equipe. A prática ajuda a criança a superar seus limites e reconhecer suas forças e fraquezas. A prática com instrumentos musicais também pode ser um grande aliado no combate à depressão, estresse e ansiedade, melhorando o humor e ajudando na capacidade de reconhecimento e resolução de problemas.

Fonte: Portal Terra

você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.