20 de novembro de 2014

História Bíblica para o Natal

“Uma Boa Notícia”. Esse é o tema da história bíblica que preparamos para você contar no Natal, ensinando as crianças sobre o nascimento de Jesus. Não se esqueça de compartilhar conosco suas experiências de aprendizagem nos comentários. Vamos lá:

 

 

 

Ideias para o ensino:

 

1 – Você pode contar usando flanelógrafo grande ou pequeno conforme o número de crianças.

 

2 – Pode optar por fantoche de palito para colocar a figura e espetar no isopor.

 

3 – Pode usar fantoche de palito na caixa de areia.

 

4 – Pode fazer um mini palco numa caixa e apresentar a história com figuras ou fazer uma televisão com caixa.

 

5 – Pode também usar um Imantógrafo.

 

6 – Cole as figuras nas caixas.


7 – Figuras para a história: Maria, José, Anjo, Anjos, Pastores, Manjedoura, Ovelhas, Magos.

 

Texto Bíblico – Lucas 1:26 a 2:38; Mateus 1:1-25; João 1:29.

 

Versículo – Lucas 2:10,11 “O anjo disse: trago boas notícias para todo o povo – nasceu Jesus, o Salvador”.

 

Músicas – Cristo nasceu! ; Glória a Deus! ; Num berço de palhas; ou outra música de natal conhecida.

 

Bíblia – mostre a Bíblia, fale de sua importância, diga que a Bíblia é uma carta de amor de Deus para todas as pessoas, leia o versículo, explique que as Histórias da Bíblia são verdadeiras e que aconteceram em Israel com o povo judeu.



História:

A Bíblia conta que o povo de Israel, sempre ouvia falar das promessas de Deus. Os profetas que falavam de Deus anunciavam que nasceria aqui na terra um Salvador, filho de Deus, para tirar os pecados do povo, as coisas erradas que as pessoas faziam. Assim as pessoas poderiam ser mais felizes, poderiam amar mais a Deus e fazer as coisas boas. Ele ensinaria como as pessoas deveriam viver para agradar a Deus e serem felizes. Desde os tempos de Adão e Eva, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, profetas e reis mandados por Deus vêm anunciando o Natal. Na verdade a história já estava contada na Bíblia mesmo antes de acontecer. Muitos prestaram atenção a essas promessas e aguardavam a vinda do Messias, observando os acontecimentos escritos na Bíblia. Mas quais seriam esses acontecimentos?

1 – Quando Adão e Eva desobedeceram à ordem de Deus, no Jardim do Éden, dando ouvidos à serpente, Deus prometeu um libertador – Gn 3:15; Mt 1:20-21
2- O Messias seria um descendente de Davi – Is 9:6-7; Mt 1:1
3- O Messias nasceria de uma virgem – Is 7:14; Mt 1:18-25
4- O Messias nasceria em Belém – Mq 5:2; Mt 2:1
5- Deus prometeu salvação ao Seu povo – Is 9:6; Mt 12:17-21

Alguém lhe fez uma promessa? É difícil esperar? Aqueles que conheciam as promessas de Deus sobre o Messias esperavam ansiosamente por isso – Lc 2:25-38

Deus começou a cumprir suas promessas escolhendo um jovem casal que estava noivo: Maria e José. Eles ainda não estavam casados. Eles moravam na Galiléia.


Maria, como José, recebeu a visita inesperada de um anjo que trouxe uma notícia surpreendente: ela foi escolhida para ser a mãe do Messias. Ela ficou feliz e emocionada com tão grande privilégio!



José também ficou surpreso com a notícia e foi orientado pelo anjo, em sonhos, para se casar com Maria e cuidar do menino Jesus. Eles aceitaram a vontade de Deus e puderam viver grandes emoções.

 

Esta foi uma boa notícia! Nasceria o Salvador do mundo e eles cuidariam Dele até que crescesse. Que notícia o anjo trouxe!

Jesus ainda não havia nascido quando Maria e José foram até Belém para alistarem-se, conforme o decreto do imperador César Augusto.

 

Ao chegar a Belém, não encontraram lugar para se hospedar, ficaram então numa estrebaria e ali Maria teve o seu filho, colocando-o numa manjedoura.

 

Durante a noite, alguns pastores cuidavam do seu rebanho quando, de repente, foram visitados por anjos e cercados por uma grande luz! Um anjo falou a eles sobre o nascimento do Messias e deu um grande sinal de onde encontrariam o menino: “achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”.


Um grande coral de anjos louvava a Deus. os pastores ficaram maravilhados com todas as coisas que estavam acontecendo e logo foram procurar o menino-rei.

 

O anjo tinha razão! Lá estavam os pastores, sendo os primeiros a visitar o menino Jesus e conhecer o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Agora eles sabiam que todas as pessoas que acreditassem em Jesus teriam um Salvador para perdoar os pecados. Os pastores de Belém também foram escolhidos para fazer parte da história de Natal.



Agora você já sabe o que comemorar no Natal: o nascimento de Jesus, o filho de Deus, que veio ao mundo para perdoar os pecados das pessoas, inclusive os seus, para que sejam felizes e vivam bem perto de Deus fazendo o bem todos os dias, mesmo quando não há festas e nem presentes.

Você também já sabe da Boa Notícia: Jesus nasceu! Louve a Deus como Maria fez e os anjos fizeram.

 

 

Oração: agradeça a Deus por Jesus.

 

Ideias para lembrancinhas:

 

1 – Faça um cartão de Natal para pintar e tire cópias

 

2 – Tire cópias das figuras, pinte, faça a manjedoura com palitos de sorvete(modelo abaixo) e dê de lembrancinha para que a criança conte a história em casa e para seus amigos.

 

3 – Faça cópias, pinte e monte a cena de Natal para que as crianças contem em casa a história.

 
4 – Faça as manjedouras com palitos de sorvete, cole EVA ou tecido, coloque palha ou papel picado, escreva o versículo, compre bonequinhos pequenos ou faça de papelão.

 

 

Esperamos que você tenha curtido a nossa sugestão. Deixe nos comentários a sua opinião, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos! =)

POSTADO POR

3 comentarios

  • mariana 2 anos ago
     
     

    adorrei o blog

    Responder
  • Simone Carvalhedo Boaes 2 anos ago
     
     

    Linda mensagem! Vou tentar fazer o melhor que puder. Obrigada!

    Responder
    • Regina Cobra 2 anos ago
       
       

      Oi Simone, obrigada pelo apoio. Seja sempre bem-vinda ao nosso Blog! =)

      Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us