Ideia para o Natal com crianças e juniores

 

Que tal preparar um teatro para o Natal?  Dê uma olhada nessa ideia:

O Sonho Colorido de Natal

Cores: Dourado, Cinza, Vermelho, Branco, Verde.

Escolha um Narrador.

Coral, com golas de tecido ou TNT: douradas, cinzas, vermelhas, brancas, verdes. Colocar todas as golas nas crianças e ir tirando conforme as cores forem surgindo na narração.

Também você pode enfeitar o palco ou o telão com essas cores citadas.

 

 

Coral com crianças maiores, sugestões: Céu, lindo céu – dourado; Meu coração era sujo – cinza; o sangue de Jesus me lavou – vermelho; Sei, sei que Jesus é o meu Salvador / Nº 1 do Cântico de Salvação para Crianças – branco; Nº 67 Jesus gosta tanto de mim – vermelho; Eu vou crescer – verde. Ou qualquer outro cântico que se adapte ao texto.

 

As crianças menores farão parte da representação na manjedoura: Maria, José, pastores, magos, animais (roupas de bichinhos nas crianças) ou colocar bichos de pelúcia.

Início

Narrador: Neste Natal vamos falar do nascimento de Jesus, o Filho de Deus que veio ao mundo demonstrando todo o amor que Ele tem por nós.

Vamos contar essa história Bíblica maravilhosa do nascimento de Jesus através das cores. Querem ouvi-la?

1 – DOURADO:

O dourado nos fala do Céu.

Impossível dizer exatamente como é lindo o Céu, mas há um versículo na Palavra de Deus que nos dá uma ideia: “E as doze portas eram 12 pérolas e a praça da cidade é de ouro puro”. (Apocalipse 21.21)

Mais do que isso, o Céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente, ninguém tem dor, nem sofrimento, nem tristeza.

Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso!

Deus nos ama tanto que quer que estejamos lá no Céu com Ele para sempre.

 

 

2 – CINZA:

Representa o pecado em nossas vidas, o mal que nunca poderá entrar nos Céus. Se há pecado em nossos corações, este nos impede de estarmos com Deus nos Céus. A Palavra de Deus nos diz em Romanos 3.23. “Porque todos pecaram e separados estão da glória de Deus”.

Nós não podemos fazer nada por nós mesmos para limparmos os nossos corações do pecado que nos impede de chegar a Deus e entrar no Céu.

Mas “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho único para que todo aquele que Crer em Jesus não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3.16).

E aconteceu que a cidade de Belém da Judéia foi escolhida por Deus para que alguém muito especial nascesse. Entre palhas e animais, na simples manjedoura numa estrebaria, nasceu nosso Rei, o nosso Salvador.

Maria estava muito feliz porque seu filhinho era o Salvador da Humanidade.

Carinhosamente Maria envolveu o bebê Jesus em panos e deitou-o na manjedoura, e deu-lhe o nome de Jesus.

Isto fazia parte do plano que Deus, o Pai, tinha traçado para salvar todas as pessoas do mundo que cressem que Jesus morreu naquela cruz por nossos pecados.

3 – VERMELHO:

A cor vermelha nos faz lembrar o precioso sangue de Jesus derramado na cruz por nós. A Bíblia nos ensina que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado.

Como é bom saber que Deus nos ama tanto que deu seu filho para ser nosso Salvador, para levar o castigo de nossos pecados.

João 1.29 “João viu Jesus se aproximando e disse: Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”

Em 2Coríntios 5.21 diz: “Porque Deus tomou a Cristo, que era sem pecado e encheu – O com nossos pecados. E então Ele em compensação, nos encheu com a virtude de Deus”.

E ali perto, nos campos de Belém, alguns pastores guardavam seus rebanhos durante a noite. E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande medo. E o anjo lhes disse: “Não tenham medo, porque vos trago novas de grande alegria que será para todo o povo. Pois na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador que é Cristo o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”. E no mesmo instante surgiu no céu uma multidão de anjos louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa vontade para com os homens”.

E aconteceu que ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: “Vamos pois até Belém e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos fez saber”. E os pastores foram apressadamente ver o que tinha acontecido.

E acharam Maria e José e o menino deitado na manjedoura.

Os pastores demoraram um pouco para compreender que aquele era mesmo o lugar porque procuravam um príncipe e o menino parecia um filho de pastor de ovelhas, humilde como um deles e estava em um estábulo.

Mesmo assim souberam que era verdade. Era ele mesmo que os pastores procuravam, o Filho de Deus, o Redentor e adoraram-no.

Então, depois de terem achado o menino, voltaram espalhando aquela notícia tão alegre, glorificando e louvando a Deus.

Alguns receberam aquela notícia, creram e tiveram seus corações purificados.

4 – BRANCO:

A cor branca representa o coração limpo dos pecados, quando cremos em Jesus.

Sabem quão branco Jesus faz o coração de quem o recebe? Mais branco do que a neve. A Bíblia diz: “Lava-me e ficarei mais alvo do que a neve”. Salmo 51.7

Jesus está batendo à porta do seu coração, você precisa dizer sim pra Jesus e deixá-lo entrar na sua vida.

Deus quer perdoar os seus pecados e purificar o seu coração do mal. Jesus dará seu perdão no momento em que você disser em seu coração: Eu creio em Jesus como Salvador e creio que Ele me ama e me perdoa de todos os meus pecados. Eu quero que Jesus dirija minha vida.

Por aquele tempo uma estrela apareceu no céu com um brilho forte e especial. Ela guiou os reis magos que vieram do Oriente até Jerusalém para encontrar o Filho de Deus que nasceu. Eles perguntaram: “Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo”.

E eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles até que chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E vendo eles a estrela parando na manjedoura, alegraram-se muito e acharam o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se O adoraram. E abrindo seus tesouros ofereceram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

Vocês e eu sabemos muito a respeito de Jesus. Deus O deu para ser nosso Salvador. Os magos levaram presentes pra Jesus, contudo o melhor presente que os magos entregaram, foi a si próprios.

Esta é a história que chegou até nós a respeito daquele que nasceu para resplandecer a luz divina em meio à escuridão em que vivíamos.

Nasceu Jesus! E essa luz brilha agora para nos mostrar um caminho novo, o Caminho da Salvação.

Jesus não quer que vocês admirem simplesmente o Natal por causa dos enfeites, das luzes, dos presentes.

Jesus é o melhor presente que Deus nos deu. Jesus veio para nos dar vida eterna no céu a todos os que creram nele nesta vida.

Jesus veio para nos mostrar um caminho novo, o caminho da Salvação. Jesus quer que vocês o recebam, que vocês o sigam , aprendam com Ele e cresçam espiritualmente.

5 – VERDE:

A cor verde nos fala da nova vida que recebemos quando aceitamos o Senhor Jesus como Salvador.

Existem muitas coisas verdes na natureza, as árvores, o gramado e as plantas em geral. Todas essas coisas têm vida.

Em João 3.36 diz: “Quem crê no Filho de Deus, Jesus, tem a vida eterna”. O tipo de vida que precisamos ter para podermos entrar nos Céus. Essa nova vida precisa ser alimentada pela leitura da Bíblia, a Palavra de Deus e pela oração, agradando ao Senhor Jesus em nossa vida diária aqui na terra e ganhando outras pessoas para Cristo.

Vamos fazer isso?

Cantar: Céu, lindo céu; Céu, como é lindo, tão lindo!

 

FIM

Gostou da sugestão? Não se esqueça de deixar o comentário. Deus abençoe e Feliz Natal a todos vocês.

 

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.