Mais música na vida da criança

Nesse post vamos trazer alguns aspectos sobre a importância da musicalização infantil.

A música ajuda a criança a ser mais centrada, desenvolve o foco, faz com que parem o que estão fazendo para sentir o som.

Desenvolve também a criatividade, melhora o raciocínio, a concentração, a sonoridade e deixa as crianças mais criativas.

A música faz com que as crianças desenvolvam a memória e a leitura.

A música, além disso, ajuda no desenvolvimento linguístico. As crianças desenvolverão a habilidade de pronunciar fonemas e divisões silábicas por conta dos ritmos.

A música ajuda no desenvolvimento de expressões corporais. O ritmo de cada melodia leva a criança a se soltar e se expressar, fazendo com que os tímidos interajam mais e busquem socialização.

Quando oferecemos para a criança um instrumento apenas para segurar ou para tirar um som estimulamos as habilidades motoras finas. Bater palma ou inventar alguns passos também auxilia na coordenação motora da criança.

Por estas razões acima citadas, devemos estimular a criança desde que nasce com música apropriada. Devemos oferecer um instrumento como chocalho quando a criança já tiver habilidade para segurar objetos, e assim apresentar outros instrumentos aos poucos para que conheça.

A música não pode ficar fora da formação da criança porque ajuda no seu desenvolvimento físico e emocional.

A iniciação musical na Educação Infantil é fundamental porque estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens.

A música ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.

A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral.

É como se tornássemos o nosso “hardware” mais poderoso, diz a pedagoga Maria Lúcia Cruz Suzigan, especialista no ensino de música para crianças. Quanto mais cedo começar a introduzir a música melhor.

Se você já sabe que a linguagem musical é importante para as crianças, mãos à obra. Se você é professor e não tem habilidades musicais, chame alguém para ajudar ou use uma gravação e cante com as crianças, apresente os vários instrumentos musicais, deixe que a criança escute os vários sons.

A música deve ser uma prática diária. Escolha letras com ensino, preste muita atenção no conteúdo das letras e cante; conte histórias musicadas; construa objetos sonoros: potinhos bem fechados com pedrinhas, botões, feijão, arroz, milho.

A primeira infância, 0 a 5 anos, é o período mais importante para o desenvolvimento humano e a música é o melhor recurso para estimular esse desenvolvimento.

A música serve de estímulo ao desenvolvimento integral (físico, intelectual, emocional, social) da criança.

Assista nossa Playlist no YouTube de Musicalização Infantil:

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e escreva sua opinião nos comentários! Assim você nos ajuda a espalhar a mensagem. =)

você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us