Música melhora o sono dos Bebês

Música para NinarTão importante quanto alimentação, cuidado e carinho, a qualidade do sono é essencial para o desenvolvimento dos bebês. Porém, problemas com esse tema são mais comuns do que se imagina. Estima-se que cerca de 30% dos bebês têm alguma dificuldade para dormir. As mais comuns são a demora para iniciar o sono e os despertares durante a noite.

Para reduzir este índice, especialistas apontam que o caminho é criar bons hábitos. Um deles, de acordo com a Dra. Márcia Pradella-Hallinan, neuropediatra e coordenadora de pediatria do Instituto do Sono, é utilizar a música como parte do ritual de aprender a dormir. “Como se fosse um aviso agradável, ao ouvir a canção a criança se habitua mais facilmente que está chegando a hora do descanso”, explica.

O efeito benéfico da música é endossado também pelo Dr. Gustavo Moreira, pediatra e pesquisador do Instituto do Sono. “Suaves canções têm a propriedade de acalmar, acalentar e ajudar o bebê a dormir”, afirma. O método é ainda mais eficiente se associado à presença da mamãe ou do papai para massagear o bebê, fazer carinho, dar beijinhos, a fim de criar um ambiente propício para relaxar e entrar no sono com facilidade.

“Existem pesquisas realizadas em vários continentes mostrando que o bebê necessita de um ritual para dormir, um tempo de transição para relaxar, no qual, em geral, está incluída a música cantada ou tocada de diferentes formas”, afirma a Dra. Márcia. Esse momento consiste em um banho morno, uma massagem relaxante e atividades calmas que vão durar em torno de 15 a 20 minutos, já com as luzes do quarto apagadas.

Após esses instantes agradáveis e carinhosos na companhia dos filhos, a recomendação é sair do quarto com o bebê ainda sonolento, porém antes que ele esteja adormecido. Isso é importante porque durante os despertares no meio da noite, ele vai conseguir voltar a dormir sozinho sem a necessidade do papai ou da mamãe ao lado.

Os resultados são comprovados cientificamente. Um detalhado estudo realizado recentemente pela Johson & Johnson, com participação de Jodi Mindell, especialista em problemas do sono pediátrico e diretora do Centro do Sono no Hospital das Crianças da Filadélfia, aponta que a instituição do ritual para dormir fez com que os bebês aumentassem de 7 para 9 horas o sono noturno e despertaram cerca de 50% menos do que antes ao longo da noite.

Outras dicas dos especialistas são acostumar os pequeninos com horários regulares para atividades do dia e o início do sono – inclusive aos fins de semana; evitar brincadeiras estimulantes e agitadas no começo da noite; manter o local de dormir tranquilo, escuro e aconchegante. Com esses cuidados e uma música de ninar ao fundo, certamente o sono de toda família será muito mais agradável!

Música para ninar

Mas qual seria a melhor opção de música para bebê dormir melhor? Agora mamães e papais têm uma excelente opção para embalar seus filhos com música de qualidade. A Aliança apresenta a série de CDs Louvores para Ninar. São três volumes que trazem singelas canções de louvor e adoração ao som harmonioso de uma caixinha de música.

Louvores para Ninar 1

Louvores para Ninar 2

Louvores para Ninar 3

O repertório é composto por cânticos consagrados que marcaram gerações, e agora recebem arranjos especialmente elaborados para acalentar os bebês. Entre as faixas estão sucessos como Deus é tão Bom, Estrela da Manhã, Aclame ao Senhor, Um Só Rebanho, O Sabão Lava Meu Rostinho, Amigo de Deus, Noite de Paz, Meu Prazer e muito mais. Para completar a beleza dos CDs, o encarte é delicadamente ilustrado com elementos presentes no quartinho do bebê: o berço, diversos brinquedos e até a caixinha de música, que não pode faltar para embalar levemente seu sono em clima de absoluta serenidade.

Em um contexto onde há carência de boa música infantil, mamães e papais irão se surpreender com Louvores para Ninar, um excelente presente que trará paz e harmonia aos seus filhos nos momentos de descanso.

Passo-a-passo para ninar

Fonte: Blog APD News

você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us