Conteúdo bíblico para pais e professores de crianças entre 0 a 12 anos.

O que fazer com as crianças nas férias

Nestas férias, comprometa-se com seus filhos a proporcionar muita diversão com propósito.

Para isso organize suas atividades com a finalidade de dedicar a eles mais tempo. Você vai se surpreender com o retorno que as crianças darão e com os benefícios desse comprometimento.

Elas aprenderão as verdades bíblicas, seus princípios, brincando e se divertindo. Os brinquedos, brincadeiras e jogos contribuem para a saúde física, mental e se soubermos relacionar com princípios bíblicos, também favorece a saúde espiritual.

Os jogos, brincadeiras, brinquedos, trazem benefícios, conhecimento, diversão para todas as idades. Aperfeiçoa nossas qualidades e nos ajuda a superar nossas dificuldades. Uma brincadeira bem orientada leva à cooperação, à superação de nossas inseguranças, à satisfação pessoal, descoberta de nossos valores e também a valorizar o companheirismo.

Em qualquer jogo ou brincadeira a criança sempre se educa e só tem a receber inúmeros efeitos positivos nos aspectos corporais, sociais e morais. Você também passa a conhecer melhor a criança nessas atividades e pode ensinar os princípios bíblicos necessários ali mesmo no momento da brincadeira. Exercitamos a paciência, diminuímos a ansiedade, promovemos o respeito e a tolerância quando participamos de momentos como esses.

As crianças aprendem melhor e se desenvolvem mais quando estão se mexendo. Portanto, a ordem nas férias é MEXA-SE!

Algumas ideias para diversão e ensino:

1 – Lembre-se. Na hora de selecionar a atividade precisamos levar em conta:

a) Idade,
b) Local,
c) Número de participantes,
d) Material.

2 – Programe passeios ao ar livre, em parques, zoológico, jardim botânico, dia na praia, tarde na piscina e outros. Leve para diversão em família ou grupo de amigos: bicicleta, patins, skate, bola, bambolê, corda, pipa e o que seus filhos gostarem. Faça um lanche gostoso para comer com eles no passeio.

Essas atividades proporcionam saúde física porque as crianças estão em movimento, saúde mental porque ativam o conhecimento e saúde espiritual porque podem ver de perto a criação e a grandeza dos feitos de Deus.

3 – Junte material reciclável e reúna alguns amigos de seus filhos para a confecção de vários brinquedos feitos com sucata. Essas brincadeiras ativam a inteligência, trazem sentimento de alegria, união, companheirismo e ensinam a compartilhar e trabalhar em grupo. Essas atitudes e atividades deixam marcas nas mentes, corações e vidas das crianças.

Por isso aproveite para deixar a mensagem da Palavra de Deus e alguns princípios expostos e comentados durante as brincadeiras e jogos conforme surgirem oportunidades. Se necessário crie esses momentos de maneira informal. Confeccionar brinquedos com material reciclável é uma atividade fascinante e criativa, prende a atenção até da criança mais dispersiva.

Faça antes uma lista de material reciclável que necessitará para a atividade. As próprias crianças poderão participar da procura dos materiais e depois da confecção e brincadeira. Coloque todos os objetos coletados, dê algumas sugestões e deixe que a criança escolha e crie seu próprio brinquedo.

4 – Programe trabalhos com pintura:

a) Quadros,
b) Camisetas,
c) Pintura a dedo.

5 – Faça trabalhos e desenhos com jornal.

6 – Promova trabalhos com galhos de árvores e folhas.

7 – Faça colagem com papel ou tecido.

8 – Trabalhe com fantoches.

9 – Incentive a busca de elementos da Criação num passeio pelo parque. Deixe que as crianças procurem pedras, galhos, ninhos, folhas, flores, penas, borboletas, tatu bola, joaninha e outras coisas referentes à Criação. Cada criança deve levar uma caixa ou pote de plástico para guardar o material para depois fazer sua coleção. Eles podem também pintar os galhos, as pedras para enfeitar a coleção.

10 – Chame alguns amigos de seus filhos para brincar e faça um lanche diferente. Tire fotos para lembrança dos momentos felizes.

Esperamos que tenha curtido as ideias desse post. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais utilizando os botões abaixo. Assim você ajuda a espalhar a mensagem desse Blog. =)

Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página para receber todos os novos posts. Até a próxima!

você pode gostar também:
4 Comentários
  1. Emanuelle da Conceição Benevenuto comentou:

    Olá meu nome é Emanuelle e achei muito interessante o blog mais não consigo abrir as ideias que postam tipo colagem de folhas, como devo fazer para conseguir abrir, agradeço!

  2. Lúcia Vasconcelos Araújo comentou:

    Jogos de trilha – Histórias Bíblicas
    Leva a criança a conhecer mais sobre Deus, além de se divertir em família.

  3. Lúcia Vasconcelos Araújo comentou:

    Achei esse material pedagógico muito rico para o desenvolvimento das crianças.

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada, Lúcia. Suas palavras servem de grande incentivo para o meu trabalho.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us