1 de julho de 2013

O que fazer com as crianças nas férias

Nestas férias, comprometa-se com seus filhos a proporcionar muita diversão com propósito.

 

Para isso organize suas atividades com a finalidade de dedicar a eles mais tempo. Você vai se surpreender com o retorno que as crianças darão e com os benefícios desse comprometimento. 

 

 

Elas aprenderão as verdades bíblicas, seus princípios, brincando e se divertindo. Os brinquedos, brincadeiras e jogos contribuem para a saúde física, mental e se soubermos relacionar com princípios bíblicos, também favorece a saúde espiritual.

 

Os jogos, brincadeiras, brinquedos, trazem benefícios, conhecimento, diversão para todas as idades. Aperfeiçoa nossas qualidades e nos ajuda a superar nossas dificuldades. Uma brincadeira bem orientada leva à cooperação, à superação de nossas inseguranças, à satisfação pessoal, descoberta de nossos valores e também a valorizar o companheirismo.

 

Em qualquer jogo ou brincadeira a criança sempre se educa e só tem a receber inúmeros efeitos positivos nos aspectos corporais, sociais e morais. Você também passa a conhecer melhor a criança nessas atividades e pode ensinar os princípios bíblicos necessários ali mesmo no momento da brincadeira. Exercitamos a paciência, diminuímos a ansiedade, promovemos o respeito e a tolerância quando participamos de momentos como esses.

 

As crianças aprendem melhor e se desenvolvem mais quando estão se mexendo. Portanto, a ordem nas férias é MEXA-SE!

 

Algumas ideias para diversão e ensino

 

1 – Lembre-se. Na hora de selecionar a atividade precisamos levar em conta:

 

a) Idade,
b) Local,
c) Número de participantes,
d) Material.

 

2 – Programe passeios ao ar livre, em parques, zoológico, jardim botânico, dia na praia, tarde na piscina e outros. Leve para diversão em família ou grupo de amigos: bicicleta, patins, skate, bola, bambolê, corda, pipa e o que seus filhos gostarem. Faça um lanche gostoso para comer com eles no passeio.

 

 

Essas atividades proporcionam saúde física porque as crianças estão em movimento, saúde mental porque ativam o conhecimento e saúde espiritual porque podem ver de perto a criação e a grandeza dos feitos de Deus.

 

3 – Junte material reciclável e reúna alguns amigos de seus filhos para a confecção de vários brinquedos feitos com sucata. Essas brincadeiras ativam a inteligência, trazem sentimento de alegria, união, companheirismo e ensinam a compartilhar e trabalhar em grupo. Essas atitudes e atividades deixam marcas nas mentes, corações e vidas das crianças.

 

Por isso aproveite para deixar a mensagem da Palavra de Deus e alguns princípios expostos e comentados durante as brincadeiras e jogos conforme surgirem oportunidades. Se necessário crie esses momentos de maneira informal. Confeccionar brinquedos com material reciclável é uma atividade fascinante e criativa, prende a atenção até da criança mais dispersiva.

 

Faça antes uma lista de material reciclável que necessitará para a atividade. As próprias crianças poderão participar da procura dos materiais e depois da confecção e brincadeira. Coloque todos os objetos coletados, dê algumas sugestões e deixe que a criança escolha e crie seu próprio brinquedo.

 

4 – Programe trabalhos com pintura:

 

a) Quadros,
b) Camisetas,
c) Pintura a dedo,

 

5 – Faça trabalhos e desenhos com jornal.

 

6 – Promova trabalhos com galhos de árvores e folhas.

 

 

7 – Faça colagem com papel ou tecido.

 

8 – Trabalhe com fantoches.

 

9 – Incentive a busca de elementos da Criação num passeio pelo parque. Deixe que as crianças procurem pedras, galhos, ninhos, folhas, flores, penas, borboletas, tatu bola, joaninha e outras coisas referentes à Criação. Cada criança deve levar uma caixa ou pote de plástico para guardar o material para depois fazer sua coleção. Eles podem também pintar os galhos, as pedras para enfeitar a coleção.

 

10 – Chame alguns amigos de seus filhos para brincar e faça um lanche diferente. Tire fotos para lembrança dos momentos felizes.

 

 

  • Esperamos que tenha curtido as ideias desse post. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais utilizando os botões abaixo. Assim você ajuda a espalhar a mensagem desse Blog. =)

 

  • Inscreva seu e-mail ao lado direito desta página para receber todos os novos posts. Até a próxima!

 

POSTADO POR

4 comentarios

  • Emanuelle da Conceição Benevenuto 4 anos ago
     
     

    Olá meu nome é Emanuelle e achei muito interessante o blog mais não consigo abrir as ideias que postam tipo colagem de folhas, como devo fazer para conseguir abrir, agradeço!

    Responder
  •  
     

    Jogos de trilha – Histórias Bíblicas
    Leva a criança a conhecer mais sobre Deus, além de se divertir em família.

    Responder
  •  
     

    Achei esse material pedagógico muito rico para o desenvolvimento das crianças.

    Responder
    • Regina Cobra 4 anos ago
       
       

      Obrigada, Lúcia. Suas palavras servem de grande incentivo para o meu trabalho.

      Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us