Onde procurar orientação para a educação de filhos?

Onde procurar orientação para a educação de filhos?

No Livro de Provérbios.

 

 

O livro de Provérbios foi escrito para ajudar os pais na difícil tarefa de educar os filhos.

Provérbios 1.4-5; 1.7 O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria.

E vai além, com ensinos de finanças, sexualidade, amizade, vocação e vida familiar.

Baseie a sua Educação no livro de Provérbios. Pv. 1.8; 1.10.

Provérbios 13.12 – Se você prometer alguma coisa cumpra. Promessas não cumpridas minam a confiança e causam desânimo e decepção. Uma promessa cumprida fortalece o relacionamento pai e filho.

Provérbios 13.24 – A dor faz parte do plano de Deus para nos alertar dos perigos. Ela nos adverte de que algo está errado. O uso de disciplina na Bíblia começa “cedo” na vida da criança e logo depois da ofensa, sempre acompanhada de ensino, explicação e afirmações de amor.

Provérbios 14.4 – Um pouco de sujeira reflete muita atividade. Não se incomode com um pouco de bagunça inevitável com crianças. Aproveite o momento e ensine-os a guardar suas coisas.

Provérbios 15.1 – Precisamos desenvolver palavras brandas para evitar brigas desnecessárias. As palavras brandas desarmam as bombas que ameaçam a paz familiar. Ajude seus filhos a usar palavras brandas para evitar brigas.

Provérbios 15.3 – A onipresença de Deus. Ele está em todos os lugares. Isso nos consola nas horas de aperto e nos ajuda a evitar pecados. Deus vê, Deus cuida, Deus disciplina. Estabeleça limites claros de horários e atividades permitidas.

Provérbios 15.16 – Não construa um palácio para a família quando o que elas mais querem é sua presença em casa.

Provérbios 15.20 – Equilibre elogio e crítica. Para cada elogio que o filho ouve, recebe dez críticas em troca. Você tem conseguido equilibrar elogio e crítica?

Provérbios 16.32 – Ajude seu filho a ter autocontrole e autodisciplina. Ajude-o ensinando-o a dominar a ira diante de injustiças na escola. Ajude-o a manter a calma diante de problemas. Treine-o a responder com dignidade e brandura quando for xingado e ridicularizado.

Provérbios 17.6 – Seja um pai digno de honra e ajude seu filho a honrar aos avós.

Provérbios 17.9 – Ensine seu filho a não ser dedo duro.

Provérbios 18.13 – Pais sábios sabem ouvir antes de tomar decisões. Há maneiras certas e erradas pelas quais os filhos falam com os pais. Desafio, rebeldia, discussão, desrespeito, acusação e gritarias são inaceitáveis quando um filho fala com os pais.

Provérbios 18.21 – Todo dia há assassinatos verbais em muitas famílias. Chega de intrigas, briguinhas, bate-bocas e rixas entre irmãos. Discipline quem insistir em destruir o outro com a língua.

Provérbios 18.22 – Prepare seu filho ou sua filha para fazer uma escolha sábia na hora de achar uma esposa. Ensine-o a pensar nas qualidades desejáveis que ele gostaria de ver na esposa e ensine-o a orar por isso e também praticar boas qualidades.

Provérbios 19.24 – Quando o filho recebe tudo de mão beijada corre o risco de tornar-se um vagabundo.

Provérbios 19.19 – Não se apresse em poupar seu filho das consequências de seu pecado ou erro.

Provérbios 19.26 – Não permita que seu filho se rebele contra qualquer autoridade inclusive a sua.

Provérbios 20.11 – Idade e circunstâncias não servem como desculpas para a desobediência.

Provérbios 20; 13 – e Provérbios 6.6 – Dormir demais prepara o caminho para a preguiça e pobreza. Ensine um instrumento musical, tempo para a leitura.

Provérbios 27.10,17 – Ajude seu filho a desenvolver amizades verdadeiras. Um bom amigo provoca melhoras no caráter do colega.

Estas são algumas dicas do livro de Provérbios para a Educação.

Leia o livro todo e anote algum ensinamento para seguir.

 

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.