Oração

Uma das maiores influências positivas na vida de uma criança, são nossas orações com ela e por ela. Devemos levar a criança a ter uma vida de dependência de Deus através da oração, falando ela mesma com o Pai Celestial.

As crianças aprendem vendo, por imitação. Deixe que elas participem de momentos de oração em casa, na escola dominical, na igreja. Ore com ela ao deitar, ao levantar, nas refeições, nas viagens, no dia a dia. Agradeça pelo dia, pela noite de sono, pela natureza, pela família, pela saúde, pelos brinquedos e passeios. Faça orações curtas, uma frase, simples, de coração, uma conversa com o Pai.

1. Quando você ensina sobre oração, as crianças são motivadas:

a. A reconhecer a presença de Deus.
b. Buscar Sua benção em tudo o que fizer.
c. Orar em voz alta e sem inibições.
d. Ter desejo de ser amigo de Deus.
e. Ter um coração agradecido.

2. Ensine:

a. O que é oração?
Uma conversa com Deus.

b. Quem pode orar?
Todos.

c. Quando orar? (1 Tes. 5.17; Ef. 6.18).
Sempre.

d. Por que orar?
Porque Deus ama as pessoas e quer a amizade de todos. Conversamos com nossos amigos e com as pessoas que amamos. Amamos a Deus e gostamos de conversar com Ele.

e. Por que fechamos os olhos quando oramos?
Para não haver distração e para pensarmos somente em Deus e na conversa com Ele.

f. Por que pedimos “em nome de Jesus”?
Porque através do sangue de Jesus somos limpos dos pecados e podemos nos achegar a Deus. O pecado nos separa de Deus, então Jesus nos leva para junto do Pai.

3. Leia um versículo bíblico que fale de oração ou um cântico para criar o ambiente apropriado ou cite um fato bíblico:

Textos: Isaías 65.24; Tiago 5.16.

Cânticos:
– Pequenino sou mas oro a Deus;
– Faça oração bem cedinho;
– Orando, orando, orando a meu Senhor, joguei a tristeza fora.

Fato Bíblico:
– Pedro na prisão

4. Faça uma lista de assuntos de louvor (adoração), agradecimentos e petições com as crianças:

– Louvor: atributos de Deus: por seu amor, sua bondade, por ser criador, santo, justo, verdadeiro, onisciente, onipotente, onipresente.
– Agradecimento: família, comida, escola, vida, saúde.
– Pedir: ajuda, saúde.

5. Esteja atento para as seguintes recomendações:

a. O período de oração deve ser breve.
b. Use palavras simples e frases curtas.
c. Procure motivar a classe usando visuais.
d. Ensine as crianças a orarem por assuntos específicos.
e. Peça para as crianças atenção, silêncio e reverência durante este período, lembrando-as de que estão na presença de Deus.
f. Ore você mesmo de maneira simples para ensiná-las.
g. Crianças muito pequenas aprendem repetindo sua oração.
h. Crianças pequenas precisam de suas sugestões de assuntos para agradecer e pedir a Deus.
i. Peça às crianças que já sabem orar que façam oração para outras aprenderem.
j. As crianças pequenas devem aprender a orar adorando a Deus pelo que Ele é e faz e agradecer por isso. Devemos despertar no coração delas, enquanto pequenas um sentimento de gratidão e amor a Deus. Deixe para ensinar petições quando crescerem um pouco mais.
l. Para crianças maiores, o professor pode em cada aula explicar um aspecto da oração: adoração, louvor, petição, confissão, intercessão e outros.
m. Ensine as crianças a orar especificamente, em vez de petições muito gerais. Não deixe de informar às crianças as respostas das orações específicas.
n. Procure baixar o tom da sua voz e tenha uma atitude de respeito na presença de Deus.

6. Razões que podem impedir o período de oração, tirando a atenção das crianças:

a. Ruídos, vozes.
b. Falta de motivação adequada na classe antes da oração. Você não pode passar de um período agitado de cânticos ou brincadeiras direto para oração. Cante uma música mais calma, diminua a movimentação e prepare o ambiente primeiro.
c. Monotonia na voz do professor enquanto ora, orações longas para a idade da criança ou períodos de oração muito longos impedem a eficácia do momento.
d. Falta de preparação pessoal do professor. Se o professor não tem uma vida de oração, não sente alegria em orar e falar com Deus, isso se refletirá automaticamente nas crianças.
e. Sala abafada, mobília inadequada, pouco espaço, interrupções, também podem atrapalhar esse período de oração.

7. Em cada aula, explique um aspecto da oração:

a. Adoração
b. Louvor
c. Petição
d. Confissão
e. Intercessão

8. Como Deus responde nossas orações?

Ensine as crianças a orar como se estivessem conversando com seus pais. Elas estão falando com o Pai Celestial, que as ama e está ansioso por recebê-las e ouvi-las. Deus se agrada em responder as orações de Seus filhos. Ele responde da seguinte forma:

SIM – se o que lhe pedirmos for para o nosso bem e se for da Sua vontade (1 Jo 5.14).
NÃO – se não for para o nosso bem e estiver fora da vontade do Senhor (Tg. 4.3; Is. 59.2).
ESPERE – se não estivermos preparados para receber a resposta; se houver algum pecado em nossas vidas que esteja impedindo a Deus de responder SIM (Sl. 37.7).

9. Sugestões para dinamizar este período:

a. Cantinho ou mural de oração: tenha na classe um quadro (de isopor ou feltro) onde possam ser afixadas figuras que sugiram motivos de louvor, gratidão, petição, e figuras de crianças orando.

b. Caderno de oração: confeccione para crianças maiores um pequeno caderno de papel sulfite (capa de cartolina), onde elas poderão colocar os seus motivos de oração, uma referência bíblica e a data da resposta.

  • Deixe seu comentário sobre este post, e compartilhe suas experiências de oração com as crianças.
  • Envie este link para seus amigos nas redes sociais, assim você nos ajuda a divulgar a mensagem. Inscreva também seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.

Até o próximo post!

você pode gostar também:
5 comentários
  1. Maria Gilvonete comentou:

    Amei tudo. Se puder me ajudar com lições para trabalhar com crianças de 4 a 12 ano, eu agradeço.

    1. Ensino Infantil Num Clique comentou:

      Obrigada pelo comentário. Deus abençoe!

  2. Larissa Mariana comentou:

    Pena que terrei pouco tempo para falar tanta coisa, mas está claro a forma de abordar este assunto que é tão importante, vai me ajudar muito!!! Deus abençoe

  3. Samuel comentou:

    Gostei bastante da forma em que foi apresentado esse assunto. Vou aplicar em minha turma de juniores.

  4. mirian comentou:

    quero receber dicas e textos para dar as aulas da EBD estou iniciando esse trabalho com muita fe em deus

Seu endereço de e-mail não será publicado.