23 de janeiro de 2013

Os primeiros anos de vida

Olá amigos, pais e educadores! Vocês estão curtindo o Blog sobre Educação Infantil? Gostaram dos livros indicados no post anterior? Eles formarão a base para nosso currículo em todas as idades. Não deixem de ler os dois livros! Comecem a leitura pelo livro “Pastoreando o Coração da Criança”. Deixem seus comentários!

Hoje vamos começar a falar sobre A Importância do Ensino Bíblico para crianças de 0 a 1 ano e meio.

Antes de entrarmos no currículo propriamente dito, quero deixar com vocês 6 conceitos fundamentais para estudo:

1. Os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento da criança porque suas primeiras experiências de vida formam seu conceito sobre o mundo;

2. Pessoas e circunstâncias em volta da criança a influenciam. Sendo assim, para que a criança se desenvolva física, mental, emocional e espiritualmente, pais e educadores têm a responsabilidade de atender suas necessidades básicas e também estimular seu desenvolvimento.

3. Pais e educadores são muito importantes nesta fase porque são eles que providenciam: higiene, conforto, ambiente adequado e tranquilo, alimentação saudável, amor e estímulo, contribuindo para uma sensação de segurança, confiança e bem-estar na criança, que assim estará pronta para receber o ensino bíblico próprio para a idade e absorvê-lo adequadamente.

4. A maneira principal pela qual a criança nesta faixa etária aprende é através dos sentidos: ouvir, saborear, cheirar, ver e sentir (tato). Ao nascer, a criança já possui o senso de tato e paladar desenvolvidos no útero. O olfato, a visão e a audição desenvolvem-se nos primeiros dias e semanas de vida. Esses sensos serão os primeiros meios pelos quais a criança aprenderá e continuará aprendendo por toda a vida.

5. Pais e educadores são fatores de maior importância no ensino porque estabelecem vínculos afetivos com a criança que precisa se sentir amada e bem cuidada. Assim, ela vai associar essas experiências a Deus. Portanto, precisamos investir tempo, preparo e oração para que elas amem a Deus no futuro. A Bíblia diz que o desenvolvimento espiritual da criança depende dos pais (Deuteronômio 6:7 e 4:9) e da ajuda dos professores (Provérbios 12:6).

6. Vamos nos espelhar numa educação aprimorada, com crianças que viveram dentro da estrutura de uma família temente a Deus. Confira os exemplos de Moisés (Hebreus 11:24-26), Daniel (Daniel 1:8), Timóteo (2 Timóteo 1:5) e Jesus (Lucas 2:40; 2:51-52).

A seguir, entraremos numa parte mais prática.

Como alcançar o coração da criança de 0 a 1 ano e meio?

Pais e educadores terão o privilégio de preparar o coração da criança para o conhecimento e encontro com Deus, investindo no seu desenvolvimento físico, social, intelectual, emocional e espiritual.

1. Pais e educadores devem cuidar das necessidades físicas:

– alimentação;
– sono;
– fraldas limpas;
– berço limpo;
– brinquedos limpos e adequados para a idade;
– ambiente seguro e calmo;
– ambiente adequado para engatinhar e andar.

2. Pais e educadores devem cuidar das necessidades sociais:

– conversar com a criança;
– brincar com a criança;
– ajudar a criança a brincar com outras crianças;
– ajudar a criança a brincar com outros adultos.

3. Pais e educadores devem cuidar das necessidades intelectuais:

– estimular o desenvolvimento mental da criança com brinquedos e objetos adequados e o movimento motor necessário para a idade.

4. Pais e educadores devem cuidar das necessidades emocionais:

– a criança precisa se sentir amada por pais e educadores.

5. Pais e educadores precisam cuidar das necessidades espirituais:

– ensinar somente o que a criança pode aprender de acordo com o estágio do seu desenvolvimento;
– descobrir a melhor maneira de comunicar as verdades bíblicas de forma simples;
– no caso dos professores, procurar uma forma de harmonia com os pais para que o ensino seja também levado para os lares, através de conversas, reuniões ou bilhetes informativos. Já os pais devem sempre acompanhar o que está sendo oferecido aos filhos na escola ou igreja;
– orar pela vida da criança.

Indicações de Leitura:

Os Pequeninos Crescem Fisicamente
Autora: Dra. Deise Simão Gomes
Editora: UFMBB

Os Pequeninos Crescem Fisicamente

Os Pequeninos Crescem Mental e Emocionalmente
Autora: Naomi Cowsert Key
Editora: UFMBB

Os Pequeninos Crescem Mental e Emocionalmente

Os Pequeninos Crescem Espiritualmente
Autora: Maxie Crawford Kirk
Editora: UFMBB.

Os Pequeninos Crescem Espiritualmente

Psicologia da Criança
Autoras: Roberta Fay e Eunice V. Johnson
Editora: Aliança Pró-Evangelização das Crianças

Psicologia da Criança

POSTADO POR

1 comentario

  •  
     

    He leido vuestro articulo con mucha atecion y me ha parecido muy util ademas de facil de leer. No dejeis de cuidar este blog es bueno.

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us