23 de julho de 2015

Os três primeiros anos da criança

Os três primeiros anos da criança são os anos que duram para sempre de acordo com os especialistas. A estrutura do cérebro da criança se forma com a junção dos aspectos cognitivos, motores e sócio emocionais que a criança experimentará durante esses primeiros anos e que levará até a sua vida adulta. Devemos, por isso, prestar muita atenção à escolha do ambiente e vivência da criança nos primeiros meses e anos.

 

Os tres primeiros anos 001

 

Os tres primeiros anos 002

 

Os tres primeiros anos 003

 

O cuidado que os pais têm com o início da vida dos seus filhos também beneficia os pais. Além da criação de novos neurônios para a tarefa nunca vivida ainda fortalece o vínculo entre pais e filhos.

 

Os tres primeiros anos 004

 

Quando você atende às primeiras necessidades de seu filho você desenvolve nele a sensação de confiança. A criança recém-nascida precisa ter suas necessidades sempre atendidas: fralda limpa, sono, alimentação, muito amor demonstrado com carinho, toque, abraços.

 

Os tres primeiros anos 005

 

Os tres primeiros anos 006

 

O impacto das ações e emoções dos pais influencia a vida do filho. O filho imita os pais em tudo, capta a emoção deles do momento.

 

Os tres primeiros anos 007

 

Se os pais brincam, cantam, sorriem, batem palma ou se estão nervosos, ansiosos, estressados, seu filho vai captar e replicar essas atitudes. As ações e emoções transmitidas para a criança falam mais alto do que palavras.

 

O ambiente familiar da tenra infância afeta os padrões de aprendizado das crianças durante um tempo em que são mais impressionáveis. É por isso que é tão importante deixar as impressões certas durante essa fase de crescimento. Nesse tempo de vida tudo é novo para a criança, é uma época de inocência, de brincadeiras, e aventuras.

 

Crianças precisam brincar e explorar em ambiente seguro, à vontade, pois isso desenvolve sua autonomia.

 

Os tres primeiros anos 008

 

Nada é mais importante do que demonstrar amor e propiciar um lugar seguro para que a criança explore, brinque, corra, escale, pule. Deixe que ela exercite sua autonomia e curiosidade.

 

Os tres primeiros anos 009

 

A criança nessa idade tem mobilidade, o que multiplica milhares de vezes a capacidade de aprender. A curiosidade estimula o aprendizado, desenvolve a imaginação e através dos processos criativos, a criança dá vida a objetos inanimados.

 

Se a curiosidade levar a criança a algum risco, basta distrair e redirecionar a criança para uma nova atividade. Cor, brilho, som, forma serão sempre investigados pelas crianças.

 

As crianças aprendem por meio de experiências concretas e através do treinamento que os pais proporcionam a elas durante a primeira infância. Os pais podem moldar a criança pela educação, ambiente, criação, valores e metas.

 

Os tres primeiros anos 011

Os tres primeiros anos 010

 

Saiba que o tempo que você investe na criança fará toda a diferença do mundo para ela.

 

Os tres primeiros anos 012

 

O segundo ano de vida é espontâneo, cativante e desafiador para a criança e para os pais.

 

Os tres primeiros anos 013

 

Como já dissemos é uma fase vulnerável, impressionável e a mente da criança é levada pela curiosidade, pela necessidade de investigar e experimentar. O pai e a mãe são os principais professores. A vida em família forma a base do aprendizado. Deus colocou a criança sob a responsabilidade do pai e da mãe para os cuidados devidos. Nenhuma outra influência pode afetar a vida de seu filho como a sua. Portanto, procure ser um pai amoroso e cuidadoso. A criança, na primeira infância, só pensa no aqui e agora. Ela não tem autocontrole, precisa sempre da sua orientação para saber o que é certo ou errado.

 

O ambiente de criação influi no potencial de inteligência da criança, nas aptidões e níveis especiais de dons. Por isso, crie sempre um ambiente estimulante, fique ciente das heranças genéticas de sua linhagem familiar: criatividade, invenções, música, habilidade manual, voz melódica e outras. Cuidado para não criar um ideal genético ou o filho dos sonhos e forçar a criança a se enquadrar. Simplesmente ofereça sempre várias opções e atividades. Os pais não podem interferir nas influências hereditárias de seus filhos, mas podem minimizar as propensões negativas, fortalecer as áreas de maior fraqueza e maximizar áreas de talentos. A educação molda os hábitos do coração e fazem florescer as propensões genéticas com o estímulo certo no lar. Portanto, as decisões que você toma hoje, as convicções e as escolhas da educação que você defende podem afetar as gerações vindouras.

 

O importante é dar para a criança a educação básica para a vida: respeito, amor, disciplina, saber ouvir as instruções, obedecer às autoridades, conhecimento de Deus, autocontrole.

 

Os filhos devem alcançar autonomia em três áreas: moralidade, saúde e segurança e habilidades para a vida.

 

Ensine seu filho a ser: gentil, bom, amoroso, paciente, generoso, responsável. Ensine sobre Deus, ajude-o a criar hábitos saudáveis, ensine a criança a pensar, decidir.

 

Os tres primeiros anos 015 Os tres primeiros anos 014

 

Encerrando: A maior herança que os pais podem dar aos seus filhos são os bons exemplos e sua fé em Deus.

 

Os tres primeiros anos 016

 

 

* Esperamos que tenham gostado de mais esse post. =) Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos nas redes. Isso nos ajuda muito na divulgação da mensagem.

 

* As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações dessas Aulas.

 

POSTADO POR

Contact Us