Quando devemos começar a disciplinar nossos filhos?

Quando disciplinar filhosO filho deve começar a aprender a respeitar a palavra da autoridade desde o nascimento, porque assim na adolescência não dará trabalho. Para um desenvolvimento sadio, desde o nascimento, os bebês necessitam ter disciplina e horário para comer e dormir. Aí já começa a disciplina. Quanto mais tarde começar a disciplinar, mais dificuldades  terá para obter resultados positivos.

Aos poucos e com amor aprenderão que os pais disciplinam porque amam e querem o melhor para eles. Os filhos devem entender que o amor do pai é o mesmo e não se altera por causa do comportamento errado. O mau comportamento somente não é aceito.

O caráter do indivíduo vai se cristalizando de acordo com suas escolhas entre o bem e o mal, o fácil e o mais nobre, o certo e o errado.

Logo no início da vida da criança, os pais é que tomam todas as decisões a seu respeito. Os pais é que treinam o filho para fazer suas próprias escolhas e tomarem decisões acertadas. Deus fez com que a criança dependesse dos adultos nos primeiros passos de sua vida. Portanto, devemos aproveitar os primeiros anos, enquanto a criança é moldável para guiá-la no caminho das escolhas certas.

Devemos desenvolver duas qualidades em nossas crianças:

1. A capacidade de tomar decisões acertadas;

2. Submissão à autoridade.

Não perguntamos para uma criancinha o que ela quer comer, vestir ou aonde quer ir. Ela não sabe o que é para seu bem e não pode tomar uma decisão ajuizada. À medida que vai crescendo, aumenta também sua capacidade para tomar decisões.

Sem perder a capacidade de tomar decisões, a criança precisa aprender a se submeter à vontade de outros: os pais, professores, lei do país, supervisores de trabalho e à vontade de Deus. Não existe outro meio para aprender a submissão a não ser através da disciplina, do ensino, educação, correção. Hebreus 5:8

Devemos disciplinar sempre que houver manifestações de estultícia (rebelião, desobediência).

Provérbios 22:15: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.”

Pv 19:18: “Castiga teu filho enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo”.

Pv 13:24: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.”

Devemos, portanto, disciplinar quando deliberadamente a criança se rebelar.

Continue ligado nas próximas lições sobre Disciplina!  Inscreva o seu e-mail ao lado direito desta página e receba as atualizações.

Clique aqui e confira o post “A importância da disciplina“.

Até a próxima!

você pode gostar também:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.