Recado aos pais, professores e avós

Vamos parar e pensar um pouco no ciclo da vida.

Nós já sabemos que a vida passa muito rápido.

Quando olho para trás me lembro de ter sido criança, uma infância saudável, com muitas dificuldades, mas com muitos amigos, brincadeiras sadias, mãe trabalhadora e fiel a Deus, igreja forte no ensino da Palavra, bons professores.

Mas o ciclo da vida passa muito rápido.

Lembro também dos detalhes da minha adolescência. Muito ensino Bíblico, amigos sinceros na igreja conservados até hoje, muitos passeios programados na igreja. Que grupo saudável, com muitas brincadeiras, bons líderes e professores, sempre unidos num mesmo amor e num mesmo Deus. Que privilégio!

Mas o ciclo da vida passa muito rápido…

Nossa juventude, na igreja, foi muito especial com bons professores, bons líderes, e muita união. Trabalhávamos com amor na igreja, ajudando e aprendendo com professores que investiam na vida dos jovens, participando de louvores, peças bíblicas, visitas feitas a idosos, orfanatos, presídios, levando juntamente com líderes a mensagem da salvação e o conforto através dos louvores.

Quando nos demos conta da vida já éramos adultos, formados, trabalhando, casando, tendo filhos.

Era o ciclo da vida que passava muito rápido…

Quando paramos um pouco pra analisar a vida já somos idosos.

Filhos criados, netos chegando…

Como a vida é maravilhosa!

Mas passa muito rápido… Daí o meu alerta para pais, professores e avós.

Pais, curtam seus filhos com todo o amor que puderem transmitir, ensinem a Palavra com dedicação, não demonstrem tanta irritação na presença deles por terem que cuidar e ensinar como se esse privilégio que Deus deu a vocês fosse um peso. Dê sempre a atenção e o amor que seus filhos precisam sempre. Trabalhem, mas não demais. Deus colocou em suas mãos a tarefa preciosa de fazer deles luz para este mundo em trevas.

Faça valer para seus filhos os momentos que vocês passam com eles: brinque, corra, ande de bicicleta, programe passeios, viaje e ensine em todos os momentos Quem é Deus, o que Ele já fez e ainda faz hoje. O período da infância é o melhor que tem para ensinar. Sejam amigos dos filhos na adolescência. Se você usou o tempo da infância para ensinar, a adolescência passará sem maiores problemas. Não deixem de orientar seus filhos na juventude quando for preciso. Seja você um exemplo pra eles.

Porque o ciclo da vida passa…

Professores, ensinem seus alunos com toda a dedicação e amor.

Preparem bem as suas aulas para que o ensino fique gravado no coração deles. Dedique-se ao ensino da Palavra com amor, criatividade que Deus concede aos que a buscam e peça a Deus sabedoria para orientar seus alunos para que eles guardem no coração o ensino que valerá para toda uma vida. Que seus alunos possam se lembrar dos ensinos e das suas aulas e atividades com muito amor e agradecimento.

Dedique-se, aproveite todos os momentos com sabedoria para ensinar a Palavra e as atitudes que Deus gostaria que todos tivessem como: amor a Deus e ao próximo, salvação da alma, atitudes agradáveis com irmãos e amigos, respeito aos pais e mais velhos.

Todo professor é de grande importância na vida da família e dos filhos.

Porque o ciclo da vida passa muito rápido…

Quando nos damos conta do tempo, já somos avós…

E ainda podemos ensinar muito para nossos queridos netos porque agora temos mais tempo, mais conhecimento da Palavra de Deus. Nós já passamos por todas as fases do ciclo da vida e temos a experiência que acumulamos no viver diário com Deus.

Que maravilha chegar até aqui com saúde e poder falar de Deus para nossos netos, o que Ele já fez por nós, contar os milagres que realizou na família, falar do Seu poder, da Salvação que providenciou para todos nós através de Jesus. Que privilégio contar as histórias bíblicas para os netos e ouvi-los repetindo as mesmas histórias pra nós.

Que privilégio cuidar deles, poder ensinar as brincadeiras da nossa época e aprender com eles as brincadeiras atuais. Poder ensinar os princípios bíblicos que Deus nos deixou em sua Palavra que são sempre atuais. Poder ensinar Quem é Deus, o que Ele fez e o que Ele faz hoje.

Vovô e Vovó, vamos aproveitar o nosso tempo ensinando para nossos netos tudo o que aprendemos com Deus, com nossos professores, com nossos pais, com a própria vida. Isto é privilégio que Deus nos deu. Vamos fazer nossa parte com amor, usar bem nosso tempo.

Porque o ciclo da vida continua…

Se vocês pais, professores e avós conseguirem passar todas as verdades que Deus nos ensinou, teremos uma nova geração de adoradores que serão luz neste mundo.

Que privilégio nós temos!

“Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade”. 2João 4

Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano, plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça”. Salmos 92.12-15

Regina Cobra é educadora, formada em Letras e Educação pela USP, com mais de 40 anos de experiência no Ensino Bíblico Infantil, escola bíblica de férias, trabalhos missionários, implantação de igreja, liderança ministerial e aconselhamento cristão.

você pode gostar também:
Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.