Sabedoria para Ensinar

O professor é sábio quando apresenta: conteúdo, comunicação criativa, caráter condizente.

O professor sábio é aquele que conhece a matéria, mas também é criativo para apresentar essa matéria. Ele vive os ensinamentos que passa e é exemplo para seus alunos.

O professor sábio preocupa-se com a comunicação criativa de um conteúdo que transforma o caráter. Ele não força a tomada de atitude, mas suas palavras explicam verdades importantes de forma agradável e interessante a ponto do aluno querer mudar de atitude e aprimorar seu caráter.

O professor sábio se preocupa com o que ensinar e como ensinar. Ele segue o exemplo de Jesus. Mateus 13.34: “Nada lhes dizia sem usar alguma parábola”.

O professor sábio tem ciência da importância do caráter no ensino e na vida. Eclesiastes 12.13-14.

O professor sábio direciona a educação cristã para a pessoa de Cristo. Não fica somente na memorização de textos bíblicos, mas toca o coração e a vida do indivíduo. Não fica somente na moralização “não brigue com a sua irmã”, porque seria ineficaz, mas mostra que Cristo pode ajudá-lo a não brigar e a perdoar. Cristo é o destaque, Ele é o ponto central das escrituras.

O professor sábio expõe a necessidade que o homem tem de Cristo e ensina que o homem não é capaz de cumprir os princípios bíblicos sem Cristo. Gálatas 2.20; João 15.5.

O professor sábio atinge o coração quando expõe a santidade de Deus e a carência do homem. 2 Coríntios 4.5.

O professor sábio busca a criatividade porque ele sabe que é feito a imagem de um Deus criativo.

O professor sábio procura seguir o ensino de Jesus que foi criativo e imprevisível, transformava objetos simples em lições objetivas.

O professor sábio procura ser criativo porque sabe que o mundo moderno está acostumado com mudanças de imagens de 5 em 5 segundos.

O professor sábio tem conhecimento de que o processo criativo acelera a aprendizagem.

O professor sábio é organizado e tem um plano de aula. Tem alvos e objetivos para alcançar.

O professor sábio sempre avalia seu trabalho, procura melhorias e reformula sua aula.

Em suma, conhecimento e conteúdo em si não são suficientes para influenciar positivamente as pessoas. Ser professor é formar vidas para glória de Deus. O professor sábio tem um relacionamento com Deus que transforma seu próprio caráter e acaba formando o caráter de seus alunos.

* Princípios retirados do livro: “101 Ideias Criativas para Professores”, de David Merkh e Paulo França.

Resultado de imagem para 101 ideias criativas para o professor

Esperamos que tenham gostado desse post. Não se esqueça de inscrever seu e-mail para receber as novidades do Blog Ensino Infantil Num Clique!

Compartilhe com seus amigos professores usando as redes sociais!

Até a próxima!

você pode gostar também:
7 comentários
  1. Raquel do Couto Manchenho comentou:

    Amei as ideias que tem neste site. Não conhecia e hoje fiquei horas vendo algumas postagens. Parabéns e que Deus continue abençoando este trabalho

  2. aurilene comentou:

    Obrigada pela ajuda.Gostei Deus abençoe vcs.

  3. Verônica Andrade comentou:

    Regina,

    não podia deixar de agradecer por esse trabalho, por colocar-se à disposição do Senhor.
    Ontem planejava minha aula do maternal, e foi incrível encontrar toda a ideia que o Espírito Santo já havia colocado em meu coração aqui, de forma organizada.
    Deus te abençoe!
    Voltarei sempre!

  4. caio comentou:

    obrigado gente gostei da ajuda de vcs

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada. se precisar é só escrever.

  5. Carla comentou:

    Adorei !!!!

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.