Sala de Aula e Tecnologia

Os professores de hoje estão aprendendo a lidar com uma geração de alunos que já nasce imersa em uma nova realidade: a vida conectada à internet. As crianças de hoje não concebem mais o mundo sem o computador, o tablet ou celular, sempre ligados à rede.


Você pode notar como as crianças, desde cedo, estão acostumados a assistir a vídeos como nunca antes isso aconteceu, além de ouvir música on-line, jogar, participar de chats e redes sociais. Como seria possível ao educador competir contra tudo isso?

Ao invés de “brigar” pela atenção dos educandos, o professor pode (e precisa) passar a usar em sala de aula a tecnologia para criar ambientes físicos ou virtuais de aprendizagem capazes de fomentar o interesse dos alunos pelos conteúdos do currículo.

A tecnologia pode também valorizar o vínculo entre professores e alunos e entre professores e pais. Isto ajudaria muito no processo da aprendizagem. Podemos formar redes sociais para contato e ensino, aulas grátis bíblicas infantis, fazer circular informações para pais e alguns processos de aprendizagem para alunos desejados pelo professor no currículo trabalhado.

Confira as dicas:

– Monte um grupo com seus alunos para troca de informações. A tecnologia pode favorecer e tornar-se instrumento benéfico para a educação. Mande lembretes na semana para fixação do ensino ou simplesmente um contato de interesse. Devemos nos apropriar desse estilo comunicativo e usá-lo para glória de Deus.

 

– Use personagens criados para divertir, informar, argumentar, organizar, aprender.

– Escreva também versículos para ativar a memória de seus alunos, fale sobre a importância da oração no dia-a-dia, sobre atitudes desejáveis com lembretes interessantes utilizando grupos pelo celular ou redes sociais. Escreva pequenos textos e dicas que ajudem os pais na educação de seus filhos.

– Crie ambientes que incentivem a criatividade, a imaginação, a experimentação, e a exploração.

– Inclua em sua aula vídeos, músicas ou até joguinhos que possam trazer uma aplicação ou conceito que queira fixar. Isso pode fazer toda a diferença.

Por fim, o educador deve ter em mente dois pontos importantes na educação: a cultura digital e o diálogo com seus alunos. A tecnologia é hoje em dia um instrumento muito eficaz para ensinar sobre Deus e seus princípios. Vamos utilizá-la para Glória Dele e expansão do conhecimento de Sua Palavra!

 

..

  • Se você gostou desse artigo, curta e compartilhe nas redes sociais. Não esqueça de deixar sua opinião!
  • Inscreva o seu e-mail aqui no Blog para receber os próximos posts!
  • Até lá! =)
você pode gostar também:
2 comentários
  1. luciana freitas comentou:

    Adorei a licao de hoje continui a me surpreender

    1. Regina Cobra comentou:

      Obrigada Luciana! O seu comentário é muito valioso e nos ajuda a continuar. Deus abençoe você e seu trabalho.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.