30 de janeiro de 2013

Como deve ser o Berçário

Olá amigos, pais e educadores. Espero que as dicas de ensino tenham sido úteis! Deixem seus comentários e sugestões. Hoje, daremos algumas dicas de como deve ser o Berçário ou o espaço para o seu bebê, e também estudaremos as etapas do desenvolvimento da criança de 0 a 1 ano e meio (mês a mês), com ideias para estimular o desenvolvimento da criança em cada fase:

 

 

Como deve ser o Berçário ou o espaço para seu bebê

 

  • Sala ampla, bem arejada, limpa, de cores claras, piso macio ou tapete emborrachado lavável, com berço, trocador, pequeno armário, cadeira confortável para amamentar, espaço livre para brincadeiras e coordenação motora.

 

  • Trocadores seguros e limpos.

 

  • Deve haver material de higiene.

 

  • Berços com lençóis limpos.

 

  • Móbiles e brinquedos adequados.

 

  • Se for berçário, tenha um aparelho de microondas para esquentar a comidinha.

 

  • Crie um espaço para amamentação com cadeira confortável.

 

  • Se for berçário na igreja, não coloque alto-falante na sala ou visor para o templo, a fim de que o professor ouça e assista ao culto. As crianças têm muito a aprender e precisam receber total atenção e cuidados.

 

  • Siga uma rotina com as crianças porque elas gostam e sentem segurança.

 

  • Ensine conversando e brincando. Fale um pensamento bíblico por Unidade de ensino.

 

  • Use móbile no berço em que a criança estiver acordada para ensinar e chamar a atenção dela para o ensino.

 

  • Converse com a criança, cante, fale sobre Deus, demonstre muito amor.

 

  • Mostre um brinquedo por vez e não coloque muito perto da visão da criança para não prejudicá-la.

 

  • Se for berçário, divida a sala para crianças que estão dormindo e crianças acordadas. As que dormem precisam de silêncio e tranquilidade, e as acordadas precisam de ensino.

 

  • O tom de voz que você usa para bebês deve ser suave, a música também.

 

  • Se possível, tenha um espaço para o bebê engatinhar, andar e brincar. Coloque barras para locomoção neste espaço e um espelho grande acima da barra. Assim, a criança poderá ver sua própria imagem no espelho e aprender a se levantar apoiando-se na barra.

 

 

 

  • Tenha um cadeirão para dar comidinha quando necessário.

 

  • Tenha brinquedos variados, coloridos, sonoros, macios, laváveis.

 

  • Um colchonete fino.

 

  • Almofadas atraentes, coloridas.

 

  • Bolas grandes, coloridas.

 

  • Livros diversos de tecido e de plástico.

 

  • Se for berçário, instale um painel, numa das paredes, com figuras próprias para a Unidade de ensino.

 

  • Tenha sempre no armário: fraldas descartáveis, algodão, sabonete, toalha de banho, uma banheira pequena de plástico, lenço de papel, lenço úmido, pomada para assadura, jogo de lençol, colcha, cobertor.

 

 

Como deve ser o educador do Berçário

  • Deve ser calmo, estável e sensato.
  • Deve estudar e obter informações sobre seu grupo etário.
  • Socialmente deve gostar de pessoas, gostar de visitar e ser simpático.
  • Deve ser criativo e procurar melhorias buscando novas técnicas.
  • Deve avaliar seu trabalho.
  • Se for berçário de igreja, além dessas qualidades citadas deve ser salvo e sensível ao Espírito Santo, ter o desejo de aprender a Bíblia, orar e ter sede por desenvolvimento espiritual.

 

Etapas do desenvolvimento da criança de 0 a 1 ano e meio

  • Para cuidarmos de crianças tão pequenas, nesta faixa etária de 0 a 1 ano e meio, precisamos conhecer os detalhes do seu desenvolvimento porque há grandes mudanças em pouco tempo. Assim sendo, daremos algumas dicas do comportamento da criança mês a mês para aprimorarmos o ensino ministrado a elas.

 

 

Características da criança de 1 mês:

  • Dorme bastante.
  • Chora por comida.
  • Chora por higiene.
  • Chora quando está com dor.
  • Reage aos sons mais altos.e assusta com ruídos inesperados.
  • Comunica-se através do choro.
  • Precisa confiar nos adultos que a cercam para obter saúde emocional.
  • Gosta que o adulto converse com ela num tom calmo, sorrindo para ela.

 

Estimulação para bebês de 1 mês:

  • Levante suavemente a criança com as mãos para estimular a musculatura do pescoço.
  • Faça movimentos para juntar e separar as mãozinhas.
  • Estique e dobre as perninhas do bebê com cuidado.
  • Mostre ou pendure brinquedos macios ou bonecas macias com olhos grandes – (distância de 50 cm, mais ou menos).
  • Converse com o bebê ao trocar as fraldas, sorria pra ele.
  • Coloque-o de bruços por instantes.
  • Faça massagens usando óleos como forma de estímulo.
  • Mantenha o ambiente silencioso.

 

Características da criança de 2 meses:

  • A criança de 2 meses acompanha os objetos com o olhar: objetos grandes, coloridos, colocados a alguma distância dos olhos.
  • Ela já começa a emitir sons, acalma-se ao ouvir vozes e sorri.
  • Mexe braços, pernas e tenta pegar objetos suspensos.
  • É estimulada pelo tato.
  • Recebe a transmissão de sentimentos através do calor humano.
  • Percebe o clima emocional na fala das pessoas ao seu redor.

 

Estimulação para bebês de 2 meses:

  • O bebê já se assusta com sons intensos, por isso, deve ser progressivamente exposto a ambientes não muito silenciosos para se adaptar e evitar sustos.
  • Ele chuta e balança os bracinhos quando está animado. Faça leves movimentos de contenção da planta dos pés.
  • Acompanha um objeto no seu campo de visão. As cores vivas como o vermelho e laranja prendem mais sua atenção, assim como luzes piscantes.
  • Quando mantido de bruços, eleva a cabeça.
  • Ofereça um brinquedo que imita um som.

 

Características da criança de 3 meses:

  • A criança de três meses reconhece seus pais, consegue firmar a cabeça e ganha peso. 
  • Agita-se com brincadeiras, responde aos estímulos.
  • Escuta música, brinca com as próprias mãos. 
  • Leva as mãos à boca, segura objetos
  • Fica de bruços e gosta de brincar com um móbile, que é um bom brinquedo para ativar a mente.

 

Estimulação para bebês de 3 meses:

  • O bebê aprende essencialmente com os olhos. Sua visão atinge de 30 cm a 2 metros de distância, segue os objetos e fixa sua atenção neles.
  • Começa a reconhecer as expressões faciais.
  • Apresente a ele o chocalho de mão e brinquedos de argola para que tenha controle de movimentação das mãos.
  • Faça movimento de pedalar com seus pés.
  • Coloque um varalzinho baixo sobre o berço com objetos de várias texturas para que ele os manipule.
  • O móbile atrairá sua atenção.


Características da criança de 4 meses:

  • Grita forte.
  • Demonstra preferências por brinquedos.
  • Ri bastante.
  • Expressa desagrados.
  • Reconhece a voz dos familiares.
  • Gosta de estar com pessoas.
  • Balança brinquedos sonoros.
  • Faz esforço para pegar objetos, o que ajuda na coordenação olho-mão.
  • Gosta de se mirar no espelho.
  • Gosta de se sentir perto da família, assim aprende com conversas.

 

Estimulação para bebês de 4 meses:

  • Nesta idade, o bebê distingue mudanças de expressão e de voz.
  • Tranquiliza-se com a presença de uma pessoa.
  • Descobre de onde vem o som e olha.
  • Deve ser estimulado a tentar pegar tudo que estiver ao alcance.
  • A música calma o tranquiliza.
  • Dê mordedores e brinquedos macios porque leva tudo à boca.
  • Esconda objetos e demonstre alegria quando aparecem.

 

Características da criança de 5 meses:

  • Imita caretas.
  • Arrasta-se para pegar objetos.
  • Chupa o dedo dos pés e brinca com eles.
  • Percebe o barulho dos brinquedos.
  • Consegue discernir uma voz doce de uma áspera.
  • Chacoalha brinquedos.
  • Brinca de esconder.
  • Transfere objetos de uma mão para outra.
  • Alegra-se com a própria imagem no espelho.
  • Aprende muita coisa por sua boca: gosto ruim ou bom, macio ou duro.
  • Aumenta a interação com outras pessoas.
  • Gosta que alguém converse com ela.

 

Estimulação para bebês de 5 meses:

  • Consegue reconhecer sua imagem no espelho.
  • Reage à presença de estranhos.
  • Quando sentado ainda apresenta instabilidade no tronco.
  • Produz sons articulados.
  • Passa um objeto de uma mão para outra.
  • Sorri para outro bebê ou quando olha no espelho.
  • Procure mantê-lo a maior parte do tempo no chão, sobre uma manta de proteção ou colchonete ou tapete, com brinquedos espalhados para estimular.
  • Apresente-lhe brinquedos rechonchudos para bater.

 

Características da criança de 6 meses:

  • Leva tudo à boca.
  • Olha quando é chamada.
  • Tem os primeiros dentinhos.
  • Fica sentada, no final do sexto mês.
  • Gosta de brincar de esconder.
  • Balbucia monossílabos.
  • Tem interesse pelas mãos.
  • Estica os bracinhos para pedir colo.
  • Elege o brinquedo favorito.
  • Gosta de deixar cair objetos para que outros peguem

 

Estimulação para bebês de 6 meses

  • Apanha objetos com as duas mãos ao mesmo tempo.
  • Toca com toda a mão um brinquedo de apertar com som (pianinho).
  • Imita sons de animais quando estimulado.
  • Estimule-o a brincar com seus pés, colocando pantufas ou batendo delicadamente na sola dos pés dele.
  • Ofereça brinquedos de empilhar (dados e cubos grandes).

 

 

Características da criança de 7 meses:

  • Grita e ri alto.
  • Ensaia engatinhar.
  • Pega pedacinhos de comida e come.
  • Muda objetos de uma mão para outra.
  • Segura dois brinquedos, um em cada mão.
  • Levanta os braços.
  • Estranha objetos ou pessoas não conhecidas.
  • Sente medo.
  • Repete os próprios sons.
  • Interessa-se por observar figuras em livros.
  • Brinca sozinha por curtos períodos.
  • Gosta de bater no chão com os brinquedos.

 

Estimulação para bebês de 7 meses:

  • Dê um brinquedo sonoro numa das mãos dele e coloque outro brinquedo perto para que procure agarrá-lo com a mão livre.
  • Brinque de esconde-esconde ocultando seu rosto com um lenço.
  • Dê objetos que rolam, bolas macias, objetos musicais.

 

Características da criança de 8 meses:

  • Algumas engatinham.
  • Senta sozinha.
  • Fica de pé com apoio.
  • Tem mais dois dentinhos.

 

Entende o significado do não.

  • Segura objetos com a ponta do dedo.
  • Bate palmas.
  • Coloca cubos numa caixa.
  • Acena e para quando dizem não.
  • Apresenta sentimento de raiva quando é contrariada.
  • Reconhece o próprio nome.
  • Gosta de ouvir pequenas histórias.
  • Imita os sons que escuta.

 

Estimulação para bebês de 8 meses:

  • Imita aplausos.
  • Diz adeus agitando as mãos.
  • Gosta de brincar com cubos grandes.
  • Atira os brinquedos e olha-os com atenção ao cair.

 

Características da criança de 9 meses:

  • Engatinha bem.
  • Adquire mais força nos pés.
  • Manifesta sua personalidade.
  • Gosta de ser o centro das atenções.
  • Faz gracinhas.
  • Agarra-se a móveis.
  • Consegue se levantar.
  • Tem mais dentinhos nascendo.
  • Pode usar xícara ou copinho de plástico duro.
  • É ativa durante o dia.
  • Olha entre as pernas abertas.
  • Empilha dois cubos.
  • Imita sons.
  • Acha brinquedos escondidos.
  • Gosta de jogar objetos no chão e observá-los cair.
  • Repete sílabas.
  • Chora quando ouve outra criança chorar.
  • Gosta de estar com a família recebendo aplausos, sorrisos, ouvindo conversas. Essa alegria de estar com a família faz bem para ela.

 

Estimulação para bebês de 9 meses:

  • Faz rolar a bola.
  • Aperta os brinquedos com ruído.
  • Bate cubo de madeira uns nos outros ou colher de pau.
  • Apoiados, dão uns passinhos de lado.
  • Ensine-o a fazer carinho nos bonecos e nas pessoas.
  • Ao passear, deixe que toque nas folhas e flores.

 

Características da criança de 10 meses:

  • Senta-se e levanta-se sozinha.
  • Dá tchau.
  • Fala papai e mamãe.
  • Come bolacha.
  • É curiosa.
  • Engatinha bem.
  • Fica em pé com um apoio.
  • Gira o corpo para pegar um objeto.
  • Melhora a habilidade manual.
  • Começa a definir qual mão será a dominante.
  • Troca passinhos com apoio.
  • Imita sons.
  • Fala dissílabos.
  • Gosta de figuras.
  • Gosta de livrinhos de pano.
  • Gosta de blocos para construção.
  • Necessita mais de tempo e atenção.
  • Terá segurança emocional conhecendo os limites de comportamento estabelecidos pelos pais.

 

Estimulação para bebês de 10 meses:

  • Brinque muito com o bebê.
  • Gostam de livrinhos de tecido.
  • Gostam de bonecos de pelúcia.
  • Gostam de brinquedos que imitam sons.
  • Gostam de bolas.
  • Gostam de música, cante com eles.
  • Esconda objetos para que procure.
  • Deixem que brinque com outras crianças.
  • Gostam de brincar com água e areia

 

Características da criança de 11 meses:

  • Suporta ficar períodos sozinha brincando.
  • Brinca com outras crianças.
  • Não divide brinquedos.
  • Caminha com apoio.
  • Passa da posição “de pé” para “sentada”.
  • Desloca-se segurando em móveis.
  • Vira páginas de um livro.
  • Segura copo de plástico firme.
  • Chama crianças e adultos para brincar.
  • Ganha mais dentinhos.
  • Dá o objeto que segura, mas não solta.
  • Move-se com agilidade, sobe e desce de móveis e escadas.
  • Abre gavetas.
  • Tem noção do que é permitido e proibido

 

Estimulação para bebês de 11 meses:

  • Empilhar e encaixar cubos.
  • Colocar brinquedos numa caixa ou retirá-los.
  • Rolar brinquedos.
  • Passeie muito com o bebê.
  • Deixe que brinque com outras crianças.
  • Cante com ele, deixe que escute música.
  • Conte histórias.

 

Características da criança de 12 meses:

  • Tem interesse pelas cores.
  • Coopera para se vestir.
  • Entrega um brinquedo quando pedem.
  • Deve sempre ouvir as palavras: por favor e obrigada.
  • Apresenta uma linguagem um pouco mais apurada.
  • Dá uns passinhos com os braços levantados.
  • Prefere engatinhar.
  • Pode ter alimentação variada.
  • Come com as próprias mãos.
  • Tem ataque de birra.
  • Define gostos e aversões.
  • Sabe onde estão guardados seus brinquedos.

 

Estimulação para bebês de 12 meses:

  • Converse muito com a criança.
  • Cante com ela.
  • Conte histórias curtas.
  • Dê livrinhos de tecido.
  • Deixe que tente comer sozinha.
  • Incentive-a a guardar seus brinquedos.
  • Apresente-lhe instrumentos de bandinha: tambor, chocalho, coco.
  • Dê jogos de encaixe, chave com fechaduras.
  • Gosta de fazer torres com cubos

 

Características da criança de 15 meses:

  • Anda e sobe escada sozinha.
  • Imita os adultos.
  • Tira brinquedos dos outros.
  • Rabisca no papel com lápis de cera.
  • Gosta de água para diversão.
  • Usa a palavra não.
  • Brinca com bola.
  • Aumenta o vocabulário.
  • Sente a ausência dos pais.
  • Começa a comer sozinha.
  • Gosta de ouvir várias vezes a mesma história.
  • Gosta de ouvir a mesma música.
  • Gosta de brincar apontando o olho, nariz, boca, pé, mão.
  • É capaz de expressar afeição.
  • Dá beijos quando solicitado.

 

Características da criança de 18 meses:

  • Abre e fecha gavetas.
  • Sobe em cadeira.
  • Fica mais manhosa na hora de comer.
  • Aprende a usar objetos como o telefone.
  • Deve ser estimulada a controlar as necessidades fisiológicas.
  • Repete o que ouve.
  • Gosta de quebra-cabeça simples.
  • Consegue cantarolar as músicas.
  • Reconhece-se em uma fotografia.
  • Verbaliza suas necessidades.
  • Deve ser estimulada a falar.

 

Estimulação para bebês de 15 a 18 meses:

  • Panelas, colheres, chaves, chamam a sua atenção.
  • Gostam de se movimentar bastante.
  • São curiosos: mostre coisas diferentes.
  • Gostam de ver figuras coloridas e simples.
  • Gostam de ouvir histórias curtas repetidamente.
  • Gostam de quebra-cabeça simples (4 peças).
  • Gostam de empilhar blocos.
  • Gostam de música.
  • Gostam de ouvir conversas.
  • Gostam de passear.
  • Gostam de piscina de bolinha.
  • Gostam de se olhar no espelho.

 

Sugestões de leitura:

 

Sete Necessidades Básicas da Criança
John M. Drescher
Ed. Mundo Cristão

 

 

Guia para Estimulação do Cérebro Infantil
Celso Antunes
Ed. Click Books

 


 

Estimulando Todos os Sentidos de 0 a 6 Anos
Profas. Adriana Ap. Noronha Schiavo e Cristiane M. Escamilhas Ribó
16º Congresso de Leitura do Brasil (UNICAMP)

 

 

POSTADO POR

2 comentarios

  •  
     

    Querida amiga, muito bom esse blog, e o material, sou Educadora Religiosa em minha igreja. Precisamos de material assim para melhorar o ensino em nossas EBDs. Um abraço.

    Responder
  • Amedar Consulting 4 anos ago
     
     

    Itˇ¦s truly a great and useful piece of info. Iˇ¦m glad that you simply shared this helpful information with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

    Responder

Deixe seu comentario :)

Contact Us