Como deve ser o Berçário

Olá amigos, pais e educadores. Espero que as dicas de ensino tenham sido úteis! Deixem seus comentários e sugestões. Hoje, daremos algumas dicas de como deve ser o Berçário ou o espaço para o seu bebê, e também estudaremos as etapas do desenvolvimento da criança de 0 a 1 ano e meio (mês a mês), com ideias para estimular o desenvolvimento da criança em cada fase:

 

 

Como deve ser o Berçário ou o espaço para seu bebê

 

  • Sala ampla, bem arejada, limpa, de cores claras, piso macio ou tapete emborrachado lavável, com berço, trocador, pequeno armário, cadeira confortável para amamentar, espaço livre para brincadeiras e coordenação motora.

 

  • Trocadores seguros e limpos.

 

  • Deve haver material de higiene.

 

  • Berços com lençóis limpos.

 

  • Móbiles e brinquedos adequados.

 

  • Se for berçário, tenha um aparelho de microondas para esquentar a comidinha.

 

  • Crie um espaço para amamentação com cadeira confortável.

 

  • Se for berçário na igreja, não coloque alto-falante na sala ou visor para o templo, a fim de que o professor ouça e assista ao culto. As crianças têm muito a aprender e precisam receber total atenção e cuidados.

 

  • Siga uma rotina com as crianças porque elas gostam e sentem segurança.

 

  • Ensine conversando e brincando. Fale um pensamento bíblico por Unidade de ensino.

 

  • Use móbile no berço em que a criança estiver acordada para ensinar e chamar a atenção dela para o ensino.

 

  • Converse com a criança, cante, fale sobre Deus, demonstre muito amor.

 

  • Mostre um brinquedo por vez e não coloque muito perto da visão da criança para não prejudicá-la.

 

  • Se for berçário, divida a sala para crianças que estão dormindo e crianças acordadas. As que dormem precisam de silêncio e tranquilidade, e as acordadas precisam de ensino.

 

  • O tom de voz que você usa para bebês deve ser suave, a música também.

 

  • Se possível, tenha um espaço para o bebê engatinhar, andar e brincar. Coloque barras para locomoção neste espaço e um espelho grande acima da barra. Assim, a criança poderá ver sua própria imagem no espelho e aprender a se levantar apoiando-se na barra.

 

 

 

  • Tenha um cadeirão para dar comidinha quando necessário.

 

  • Tenha brinquedos variados, coloridos, sonoros, macios, laváveis.

 

  • Um colchonete fino.

 

  • Almofadas atraentes, coloridas.

 

  • Bolas grandes, coloridas.

 

  • Livros diversos de tecido e de plástico.

 

  • Se for berçário, instale um painel, numa das paredes, com figuras próprias para a Unidade de ensino.

 

  • Tenha sempre no armário: fraldas descartáveis, algodão, sabonete, toalha de banho, uma banheira pequena de plástico, lenço de papel, lenço úmido, pomada para assadura, jogo de lençol, colcha, cobertor.

 

 

Como deve ser o educador do Berçário

  • Deve ser calmo, estável e sensato.
  • Deve estudar e obter informações sobre seu grupo etário.
  • Socialmente deve gostar de pessoas, gostar de visitar e ser simpático.
  • Deve ser criativo e procurar melhorias buscando novas técnicas.
  • Deve avaliar seu trabalho.
  • Se for berçário de igreja, além dessas qualidades citadas deve ser salvo e sensível ao Espírito Santo, ter o desejo de aprender a Bíblia, orar e ter sede por desenvolvimento espiritual.

 

Etapas do desenvolvimento da criança de 0 a 1 ano e meio

  • Para cuidarmos de crianças tão pequenas, nesta faixa etária de 0 a 1 ano e meio, precisamos conhecer os detalhes do seu desenvolvimento porque há grandes mudanças em pouco tempo. Assim sendo, daremos algumas dicas do comportamento da criança mês a mês para aprimorarmos o ensino ministrado a elas.

 

 

Características da criança de 1 mês:

  • Dorme bastante.
  • Chora por comida.
  • Chora por higiene.
  • Chora quando está com dor.
  • Reage aos sons mais altos.e assusta com ruídos inesperados.
  • Comunica-se através do choro.
  • Precisa confiar nos adultos que a cercam para obter saúde emocional.
  • Gosta que o adulto converse com ela num tom calmo, sorrindo para ela.

 

Estimulação para bebês de 1 mês:

  • Levante suavemente a criança com as mãos para estimular a musculatura do pescoço.
  • Faça movimentos para juntar e separar as mãozinhas.
  • Estique e dobre as perninhas do bebê com cuidado.
  • Mostre ou pendure brinquedos macios ou bonecas macias com olhos grandes – (distância de 50 cm, mais ou menos).
  • Converse com o bebê ao trocar as fraldas, sorria pra ele.
  • Coloque-o de bruços por instantes.
  • Faça massagens usando óleos como forma de estímulo.
  • Mantenha o ambiente silencioso.

 

Características da criança de 2 meses:

  • A criança de 2 meses acompanha os objetos com o olhar: objetos grandes, coloridos, colocados a alguma distância dos olhos.
  • Ela já começa a emitir sons, acalma-se ao ouvir vozes e sorri.
  • Mexe braços, pernas e tenta pegar objetos suspensos.
  • É estimulada pelo tato.
  • Recebe a transmissão de sentimentos através do calor humano.
  • Percebe o clima emocional na fala das pessoas ao seu redor.

 

Estimulação para bebês de 2 meses:

  • O bebê já se assusta com sons intensos, por isso, deve ser progressivamente exposto a ambientes não muito silenciosos para se adaptar e evitar sustos.
  • Ele chuta e balança os bracinhos quando está animado. Faça leves movimentos de contenção da planta dos pés.
  • Acompanha um objeto no seu campo de visão. As cores vivas como o vermelho e laranja prendem mais sua atenção, assim como luzes piscantes.
  • Quando mantido de bruços, eleva a cabeça.
  • Ofereça um brinquedo que imita um som.

 

Características da criança de 3 meses:

  • A criança de três meses reconhece seus pais, consegue firmar a cabeça e ganha peso. 
  • Agita-se com brincadeiras, responde aos estímulos.
  • Escuta música, brinca com as próprias mãos. 
  • Leva as mãos à boca, segura objetos
  • Fica de bruços e gosta de brincar com um móbile, que é um bom brinquedo para ativar a mente.

 

Estimulação para bebês de 3 meses:

  • O bebê aprende essencialmente com os olhos. Sua visão atinge de 30 cm a 2 metros de distância, segue os objetos e fixa sua atenção neles.
  • Começa a reconhecer as expressões faciais.
  • Apresente a ele o chocalho de mão e brinquedos de argola para que tenha controle de movimentação das mãos.
  • Faça movimento de pedalar com seus pés.
  • Coloque um varalzinho baixo sobre o berço com objetos de várias texturas para que ele os manipule.
  • O móbile atrairá sua atenção.


Características da criança de 4 meses:

  • Grita forte.
  • Demonstra preferências por brinquedos.
  • Ri bastante.
  • Expressa desagrados.
  • Reconhece a voz dos familiares.
  • Gosta de estar com pessoas.
  • Balança brinquedos sonoros.
  • Faz esforço para pegar objetos, o que ajuda na coordenação olho-mão.
  • Gosta de se mirar no espelho.
  • Gosta de se sentir perto da família, assim aprende com conversas.

 

Estimulação para bebês de 4 meses:

  • Nesta idade, o bebê distingue mudanças de expressão e de voz.
  • Tranquiliza-se com a presença de uma pessoa.
  • Descobre de onde vem o som e olha.
  • Deve ser estimulado a tentar pegar tudo que estiver ao alcance.
  • A música calma o tranquiliza.
  • Dê mordedores e brinquedos macios porque leva tudo à boca.
  • Esconda objetos e demonstre alegria quando aparecem.

 

Características da criança de 5 meses:

  • Imita caretas.
  • Arrasta-se para pegar objetos.
  • Chupa o dedo dos pés e brinca com eles.
  • Percebe o barulho dos brinquedos.
  • Consegue discernir uma voz doce de uma áspera.
  • Chacoalha brinquedos.
  • Brinca de esconder.
  • Transfere objetos de uma mão para outra.
  • Alegra-se com a própria imagem no espelho.
  • Aprende muita coisa por sua boca: gosto ruim ou bom, macio ou duro.
  • Aumenta a interação com outras pessoas.
  • Gosta que alguém converse com ela.

 

Estimulação para bebês de 5 meses:

  • Consegue reconhecer sua imagem no espelho.
  • Reage à presença de estranhos.
  • Quando sentado ainda apresenta instabilidade no tronco.
  • Produz sons articulados.
  • Passa um objeto de uma mão para outra.
  • Sorri para outro bebê ou quando olha no espelho.
  • Procure mantê-lo a maior parte do tempo no chão, sobre uma manta de proteção ou colchonete ou tapete, com brinquedos espalhados para estimular.
  • Apresente-lhe brinquedos rechonchudos para bater.

 

Características da criança de 6 meses:

  • Leva tudo à boca.
  • Olha quando é chamada.
  • Tem os primeiros dentinhos.
  • Fica sentada, no final do sexto mês.
  • Gosta de brincar de esconder.
  • Balbucia monossílabos.
  • Tem interesse pelas mãos.
  • Estica os bracinhos para pedir colo.
  • Elege o brinquedo favorito.
  • Gosta de deixar cair objetos para que outros peguem

 

Estimulação para bebês de 6 meses

  • Apanha objetos com as duas mãos ao mesmo tempo.
  • Toca com toda a mão um brinquedo de apertar com som (pianinho).
  • Imita sons de animais quando estimulado.
  • Estimule-o a brincar com seus pés, colocando pantufas ou batendo delicadamente na sola dos pés dele.
  • Ofereça brinquedos de empilhar (dados e cubos grandes).

 

 

Características da criança de 7 meses:

  • Grita e ri alto.
  • Ensaia engatinhar.
  • Pega pedacinhos de comida e come.
  • Muda objetos de uma mão para outra.
  • Segura dois brinquedos, um em cada mão.
  • Levanta os braços.
  • Estranha objetos ou pessoas não conhecidas.
  • Sente medo.
  • Repete os próprios sons.
  • Interessa-se por observar figuras em livros.
  • Brinca sozinha por curtos períodos.
  • Gosta de bater no chão com os brinquedos.

 

Estimulação para bebês de 7 meses:

  • Dê um brinquedo sonoro numa das mãos dele e coloque outro brinquedo perto para que procure agarrá-lo com a mão livre.
  • Brinque de esconde-esconde ocultando seu rosto com um lenço.
  • Dê objetos que rolam, bolas macias, objetos musicais.

 

Características da criança de 8 meses:

  • Algumas engatinham.
  • Senta sozinha.
  • Fica de pé com apoio.
  • Tem mais dois dentinhos.

 

Entende o significado do não.

  • Segura objetos com a ponta do dedo.
  • Bate palmas.
  • Coloca cubos numa caixa.
  • Acena e para quando dizem não.
  • Apresenta sentimento de raiva quando é contrariada.
  • Reconhece o próprio nome.
  • Gosta de ouvir pequenas histórias.
  • Imita os sons que escuta.

 

Estimulação para bebês de 8 meses:

  • Imita aplausos.
  • Diz adeus agitando as mãos.
  • Gosta de brincar com cubos grandes.
  • Atira os brinquedos e olha-os com atenção ao cair.

 

Características da criança de 9 meses:

  • Engatinha bem.
  • Adquire mais força nos pés.
  • Manifesta sua personalidade.
  • Gosta de ser o centro das atenções.
  • Faz gracinhas.
  • Agarra-se a móveis.
  • Consegue se levantar.
  • Tem mais dentinhos nascendo.
  • Pode usar xícara ou copinho de plástico duro.
  • É ativa durante o dia.
  • Olha entre as pernas abertas.
  • Empilha dois cubos.
  • Imita sons.
  • Acha brinquedos escondidos.
  • Gosta de jogar objetos no chão e observá-los cair.
  • Repete sílabas.
  • Chora quando ouve outra criança chorar.
  • Gosta de estar com a família recebendo aplausos, sorrisos, ouvindo conversas. Essa alegria de estar com a família faz bem para ela.

 

Estimulação para bebês de 9 meses:

  • Faz rolar a bola.
  • Aperta os brinquedos com ruído.
  • Bate cubo de madeira uns nos outros ou colher de pau.
  • Apoiados, dão uns passinhos de lado.
  • Ensine-o a fazer carinho nos bonecos e nas pessoas.
  • Ao passear, deixe que toque nas folhas e flores.

 

Características da criança de 10 meses:

  • Senta-se e levanta-se sozinha.
  • Dá tchau.
  • Fala papai e mamãe.
  • Come bolacha.
  • É curiosa.
  • Engatinha bem.
  • Fica em pé com um apoio.
  • Gira o corpo para pegar um objeto.
  • Melhora a habilidade manual.
  • Começa a definir qual mão será a dominante.
  • Troca passinhos com apoio.
  • Imita sons.
  • Fala dissílabos.
  • Gosta de figuras.
  • Gosta de livrinhos de pano.
  • Gosta de blocos para construção.
  • Necessita mais de tempo e atenção.
  • Terá segurança emocional conhecendo os limites de comportamento estabelecidos pelos pais.

 

Estimulação para bebês de 10 meses:

  • Brinque muito com o bebê.
  • Gostam de livrinhos de tecido.
  • Gostam de bonecos de pelúcia.
  • Gostam de brinquedos que imitam sons.
  • Gostam de bolas.
  • Gostam de música, cante com eles.
  • Esconda objetos para que procure.
  • Deixem que brinque com outras crianças.
  • Gostam de brincar com água e areia

 

Características da criança de 11 meses:

  • Suporta ficar períodos sozinha brincando.
  • Brinca com outras crianças.
  • Não divide brinquedos.
  • Caminha com apoio.
  • Passa da posição “de pé” para “sentada”.
  • Desloca-se segurando em móveis.
  • Vira páginas de um livro.
  • Segura copo de plástico firme.
  • Chama crianças e adultos para brincar.
  • Ganha mais dentinhos.
  • Dá o objeto que segura, mas não solta.
  • Move-se com agilidade, sobe e desce de móveis e escadas.
  • Abre gavetas.
  • Tem noção do que é permitido e proibido

 

Estimulação para bebês de 11 meses:

  • Empilhar e encaixar cubos.
  • Colocar brinquedos numa caixa ou retirá-los.
  • Rolar brinquedos.
  • Passeie muito com o bebê.
  • Deixe que brinque com outras crianças.
  • Cante com ele, deixe que escute música.
  • Conte histórias.

 

Características da criança de 12 meses:

  • Tem interesse pelas cores.
  • Coopera para se vestir.
  • Entrega um brinquedo quando pedem.
  • Deve sempre ouvir as palavras: por favor e obrigada.
  • Apresenta uma linguagem um pouco mais apurada.
  • Dá uns passinhos com os braços levantados.
  • Prefere engatinhar.
  • Pode ter alimentação variada.
  • Come com as próprias mãos.
  • Tem ataque de birra.
  • Define gostos e aversões.
  • Sabe onde estão guardados seus brinquedos.

 

Estimulação para bebês de 12 meses:

  • Converse muito com a criança.
  • Cante com ela.
  • Conte histórias curtas.
  • Dê livrinhos de tecido.
  • Deixe que tente comer sozinha.
  • Incentive-a a guardar seus brinquedos.
  • Apresente-lhe instrumentos de bandinha: tambor, chocalho, coco.
  • Dê jogos de encaixe, chave com fechaduras.
  • Gosta de fazer torres com cubos

 

Características da criança de 15 meses:

  • Anda e sobe escada sozinha.
  • Imita os adultos.
  • Tira brinquedos dos outros.
  • Rabisca no papel com lápis de cera.
  • Gosta de água para diversão.
  • Usa a palavra não.
  • Brinca com bola.
  • Aumenta o vocabulário.
  • Sente a ausência dos pais.
  • Começa a comer sozinha.
  • Gosta de ouvir várias vezes a mesma história.
  • Gosta de ouvir a mesma música.
  • Gosta de brincar apontando o olho, nariz, boca, pé, mão.
  • É capaz de expressar afeição.
  • Dá beijos quando solicitado.

 

Características da criança de 18 meses:

  • Abre e fecha gavetas.
  • Sobe em cadeira.
  • Fica mais manhosa na hora de comer.
  • Aprende a usar objetos como o telefone.
  • Deve ser estimulada a controlar as necessidades fisiológicas.
  • Repete o que ouve.
  • Gosta de quebra-cabeça simples.
  • Consegue cantarolar as músicas.
  • Reconhece-se em uma fotografia.
  • Verbaliza suas necessidades.
  • Deve ser estimulada a falar.

 

Estimulação para bebês de 15 a 18 meses:

  • Panelas, colheres, chaves, chamam a sua atenção.
  • Gostam de se movimentar bastante.
  • São curiosos: mostre coisas diferentes.
  • Gostam de ver figuras coloridas e simples.
  • Gostam de ouvir histórias curtas repetidamente.
  • Gostam de quebra-cabeça simples (4 peças).
  • Gostam de empilhar blocos.
  • Gostam de música.
  • Gostam de ouvir conversas.
  • Gostam de passear.
  • Gostam de piscina de bolinha.
  • Gostam de se olhar no espelho.

 

Sugestões de leitura:

 

Sete Necessidades Básicas da Criança
John M. Drescher
Ed. Mundo Cristão

 

 

Guia para Estimulação do Cérebro Infantil
Celso Antunes
Ed. Click Books

 


 

Estimulando Todos os Sentidos de 0 a 6 Anos
Profas. Adriana Ap. Noronha Schiavo e Cristiane M. Escamilhas Ribó
16º Congresso de Leitura do Brasil (UNICAMP)

 

 

você pode gostar também:

2 Comentários

  1. Ana Izabel Macedo Garcia Diz

    Querida amiga, muito bom esse blog, e o material, sou Educadora Religiosa em minha igreja. Precisamos de material assim para melhorar o ensino em nossas EBDs. Um abraço.

  2. Amedar Consulting Diz

    Itˇ¦s truly a great and useful piece of info. Iˇ¦m glad that you simply shared this helpful information with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Contact Us