Como deve ser o Berçário
Olá amigos, pais e educadores. Espero que as dicas de ensino tenham sido úteis! Deixem seus comentários e sugestões. Hoje, daremos algumas dicas de como deve ser o Berçário ou o espaço para o seu bebê, e também estudaremos as etapas do desenvolvimento da criança de 0 a 1 ano e meio (mês a mês), com ideias para estimular o desenvolvimento da criança em cada fase:
Como deve ser o Berçário ou o espaço para seu bebê
- Sala ampla, bem arejada, limpa, de cores claras, piso macio ou tapete emborrachado lavável, com berço, trocador, pequeno armário, cadeira confortável para amamentar, espaço livre para brincadeiras e coordenação motora.
- Trocadores seguros e limpos.
- Deve haver material de higiene.
- Berços com lençóis limpos.
- Móbiles e brinquedos adequados.
- Se for berçário, tenha um aparelho de microondas para esquentar a comidinha.
- Crie um espaço para amamentação com cadeira confortável.
- Se for berçário na igreja, não coloque alto-falante na sala ou visor para o templo, a fim de que o professor ouça e assista ao culto. As crianças têm muito a aprender e precisam receber total atenção e cuidados.
- Siga uma rotina com as crianças porque elas gostam e sentem segurança.
- Ensine conversando e brincando. Fale um pensamento bíblico por Unidade de ensino.
- Use móbile no berço em que a criança estiver acordada para ensinar e chamar a atenção dela para o ensino.
- Converse com a criança, cante, fale sobre Deus, demonstre muito amor.
- Mostre um brinquedo por vez e não coloque muito perto da visão da criança para não prejudicá-la.
- Se for berçário, divida a sala para crianças que estão dormindo e crianças acordadas. As que dormem precisam de silêncio e tranquilidade, e as acordadas precisam de ensino.
- O tom de voz que você usa para bebês deve ser suave, a música também.
- Se possível, tenha um espaço para o bebê engatinhar, andar e brincar. Coloque barras para locomoção neste espaço e um espelho grande acima da barra. Assim, a criança poderá ver sua própria imagem no espelho e aprender a se levantar apoiando-se na barra.
- Tenha um cadeirão para dar comidinha quando necessário.
- Tenha brinquedos variados, coloridos, sonoros, macios, laváveis.
- Um colchonete fino.
- Almofadas atraentes, coloridas.
- Bolas grandes, coloridas.
- Livros diversos de tecido e de plástico.
- Se for berçário, instale um painel, numa das paredes, com figuras próprias para a Unidade de ensino.
- Tenha sempre no armário: fraldas descartáveis, algodão, sabonete, toalha de banho, uma banheira pequena de plástico, lenço de papel, lenço úmido, pomada para assadura, jogo de lençol, colcha, cobertor.
Como deve ser o educador do Berçário
- Deve ser calmo, estável e sensato.
- Deve estudar e obter informações sobre seu grupo etário.
- Socialmente deve gostar de pessoas, gostar de visitar e ser simpático.
- Deve ser criativo e procurar melhorias buscando novas técnicas.
- Deve avaliar seu trabalho.
- Se for berçário de igreja, além dessas qualidades citadas deve ser salvo e sensível ao Espírito Santo, ter o desejo de aprender a Bíblia, orar e ter sede por desenvolvimento espiritual.
Etapas do desenvolvimento da criança de 0 a 1 ano e meio
- Para cuidarmos de crianças tão pequenas, nesta faixa etária de 0 a 1 ano e meio, precisamos conhecer os detalhes do seu desenvolvimento porque há grandes mudanças em pouco tempo. Assim sendo, daremos algumas dicas do comportamento da criança mês a mês para aprimorarmos o ensino ministrado a elas.
Características da criança de 1 mês:
- Dorme bastante.
- Chora por comida.
- Chora por higiene.
- Chora quando está com dor.
- Reage aos sons mais altos.e assusta com ruídos inesperados.
- Comunica-se através do choro.
- Precisa confiar nos adultos que a cercam para obter saúde emocional.
- Gosta que o adulto converse com ela num tom calmo, sorrindo para ela.
Estimulação para bebês de 1 mês:
- Levante suavemente a criança com as mãos para estimular a musculatura do pescoço.
- Faça movimentos para juntar e separar as mãozinhas.
- Estique e dobre as perninhas do bebê com cuidado.
- Mostre ou pendure brinquedos macios ou bonecas macias com olhos grandes – (distância de 50 cm, mais ou menos).
- Converse com o bebê ao trocar as fraldas, sorria pra ele.
- Coloque-o de bruços por instantes.
- Faça massagens usando óleos como forma de estímulo.
- Mantenha o ambiente silencioso.
Características da criança de 2 meses:
- A criança de 2 meses acompanha os objetos com o olhar: objetos grandes, coloridos, colocados a alguma distância dos olhos.
- Ela já começa a emitir sons, acalma-se ao ouvir vozes e sorri.
- Mexe braços, pernas e tenta pegar objetos suspensos.
- É estimulada pelo tato.
- Recebe a transmissão de sentimentos através do calor humano.
- Percebe o clima emocional na fala das pessoas ao seu redor.
Estimulação para bebês de 2 meses:
- O bebê já se assusta com sons intensos, por isso, deve ser progressivamente exposto a ambientes não muito silenciosos para se adaptar e evitar sustos.
- Ele chuta e balança os bracinhos quando está animado. Faça leves movimentos de contenção da planta dos pés.
- Acompanha um objeto no seu campo de visão. As cores vivas como o vermelho e laranja prendem mais sua atenção, assim como luzes piscantes.
- Quando mantido de bruços, eleva a cabeça.
- Ofereça um brinquedo que imita um som.
Características da criança de 3 meses:
- A criança de três meses reconhece seus pais, consegue firmar a cabeça e ganha peso.
- Agita-se com brincadeiras, responde aos estímulos.
- Escuta música, brinca com as próprias mãos.
- Leva as mãos à boca, segura objetos
- Fica de bruços e gosta de brincar com um móbile, que é um bom brinquedo para ativar a mente.
Estimulação para bebês de 3 meses:
- O bebê aprende essencialmente com os olhos. Sua visão atinge de 30 cm a 2 metros de distância, segue os objetos e fixa sua atenção neles.
- Começa a reconhecer as expressões faciais.
- Apresente a ele o chocalho de mão e brinquedos de argola para que tenha controle de movimentação das mãos.
- Faça movimento de pedalar com seus pés.
- Coloque um varalzinho baixo sobre o berço com objetos de várias texturas para que ele os manipule.
- O móbile atrairá sua atenção.
Características da criança de 4 meses:
- Grita forte.
- Demonstra preferências por brinquedos.
- Ri bastante.
- Expressa desagrados.
- Reconhece a voz dos familiares.
- Gosta de estar com pessoas.
- Balança brinquedos sonoros.
- Faz esforço para pegar objetos, o que ajuda na coordenação olho-mão.
- Gosta de se mirar no espelho.
- Gosta de se sentir perto da família, assim aprende com conversas.
Estimulação para bebês de 4 meses:
- Nesta idade, o bebê distingue mudanças de expressão e de voz.
- Tranquiliza-se com a presença de uma pessoa.
- Descobre de onde vem o som e olha.
- Deve ser estimulado a tentar pegar tudo que estiver ao alcance.
- A música calma o tranquiliza.
- Dê mordedores e brinquedos macios porque leva tudo à boca.
- Esconda objetos e demonstre alegria quando aparecem.
Características da criança de 5 meses:
- Imita caretas.
- Arrasta-se para pegar objetos.
- Chupa o dedo dos pés e brinca com eles.
- Percebe o barulho dos brinquedos.
- Consegue discernir uma voz doce de uma áspera.
- Chacoalha brinquedos.
- Brinca de esconder.
- Transfere objetos de uma mão para outra.
- Alegra-se com a própria imagem no espelho.
- Aprende muita coisa por sua boca: gosto ruim ou bom, macio ou duro.
- Aumenta a interação com outras pessoas.
- Gosta que alguém converse com ela.
Estimulação para bebês de 5 meses:
- Consegue reconhecer sua imagem no espelho.
- Reage à presença de estranhos.
- Quando sentado ainda apresenta instabilidade no tronco.
- Produz sons articulados.
- Passa um objeto de uma mão para outra.
- Sorri para outro bebê ou quando olha no espelho.
- Procure mantê-lo a maior parte do tempo no chão, sobre uma manta de proteção ou colchonete ou tapete, com brinquedos espalhados para estimular.
- Apresente-lhe brinquedos rechonchudos para bater.
Características da criança de 6 meses:
- Leva tudo à boca.
- Olha quando é chamada.
- Tem os primeiros dentinhos.
- Fica sentada, no final do sexto mês.
- Gosta de brincar de esconder.
- Balbucia monossílabos.
- Tem interesse pelas mãos.
- Estica os bracinhos para pedir colo.
- Elege o brinquedo favorito.
- Gosta de deixar cair objetos para que outros peguem
Estimulação para bebês de 6 meses
- Apanha objetos com as duas mãos ao mesmo tempo.
- Toca com toda a mão um brinquedo de apertar com som (pianinho).
- Imita sons de animais quando estimulado.
- Estimule-o a brincar com seus pés, colocando pantufas ou batendo delicadamente na sola dos pés dele.
- Ofereça brinquedos de empilhar (dados e cubos grandes).
Características da criança de 7 meses:
- Grita e ri alto.
- Ensaia engatinhar.
- Pega pedacinhos de comida e come.
- Muda objetos de uma mão para outra.
- Segura dois brinquedos, um em cada mão.
- Levanta os braços.
- Estranha objetos ou pessoas não conhecidas.
- Sente medo.
- Repete os próprios sons.
- Interessa-se por observar figuras em livros.
- Brinca sozinha por curtos períodos.
- Gosta de bater no chão com os brinquedos.
Estimulação para bebês de 7 meses:
- Dê um brinquedo sonoro numa das mãos dele e coloque outro brinquedo perto para que procure agarrá-lo com a mão livre.
- Brinque de esconde-esconde ocultando seu rosto com um lenço.
- Dê objetos que rolam, bolas macias, objetos musicais.
Características da criança de 8 meses:
- Algumas engatinham.
- Senta sozinha.
- Fica de pé com apoio.
- Tem mais dois dentinhos.
Entende o significado do não.
- Segura objetos com a ponta do dedo.
- Bate palmas.
- Coloca cubos numa caixa.
- Acena e para quando dizem não.
- Apresenta sentimento de raiva quando é contrariada.
- Reconhece o próprio nome.
- Gosta de ouvir pequenas histórias.
- Imita os sons que escuta.
Estimulação para bebês de 8 meses:
- Imita aplausos.
- Diz adeus agitando as mãos.
- Gosta de brincar com cubos grandes.
- Atira os brinquedos e olha-os com atenção ao cair.
Características da criança de 9 meses:
- Engatinha bem.
- Adquire mais força nos pés.
- Manifesta sua personalidade.
- Gosta de ser o centro das atenções.
- Faz gracinhas.
- Agarra-se a móveis.
- Consegue se levantar.
- Tem mais dentinhos nascendo.
- Pode usar xícara ou copinho de plástico duro.
- É ativa durante o dia.
- Olha entre as pernas abertas.
- Empilha dois cubos.
- Imita sons.
- Acha brinquedos escondidos.
- Gosta de jogar objetos no chão e observá-los cair.
- Repete sílabas.
- Chora quando ouve outra criança chorar.
- Gosta de estar com a família recebendo aplausos, sorrisos, ouvindo conversas. Essa alegria de estar com a família faz bem para ela.
Estimulação para bebês de 9 meses:
- Faz rolar a bola.
- Aperta os brinquedos com ruído.
- Bate cubo de madeira uns nos outros ou colher de pau.
- Apoiados, dão uns passinhos de lado.
- Ensine-o a fazer carinho nos bonecos e nas pessoas.
- Ao passear, deixe que toque nas folhas e flores.
Características da criança de 10 meses:
- Senta-se e levanta-se sozinha.
- Dá tchau.
- Fala papai e mamãe.
- Come bolacha.
- É curiosa.
- Engatinha bem.
- Fica em pé com um apoio.
- Gira o corpo para pegar um objeto.
- Melhora a habilidade manual.
- Começa a definir qual mão será a dominante.
- Troca passinhos com apoio.
- Imita sons.
- Fala dissílabos.
- Gosta de figuras.
- Gosta de livrinhos de pano.
- Gosta de blocos para construção.
- Necessita mais de tempo e atenção.
- Terá segurança emocional conhecendo os limites de comportamento estabelecidos pelos pais.
Estimulação para bebês de 10 meses:
- Brinque muito com o bebê.
- Gostam de livrinhos de tecido.
- Gostam de bonecos de pelúcia.
- Gostam de brinquedos que imitam sons.
- Gostam de bolas.
- Gostam de música, cante com eles.
- Esconda objetos para que procure.
- Deixem que brinque com outras crianças.
- Gostam de brincar com água e areia
Características da criança de 11 meses:
- Suporta ficar períodos sozinha brincando.
- Brinca com outras crianças.
- Não divide brinquedos.
- Caminha com apoio.
- Passa da posição “de pé” para “sentada”.
- Desloca-se segurando em móveis.
- Vira páginas de um livro.
- Segura copo de plástico firme.
- Chama crianças e adultos para brincar.
- Ganha mais dentinhos.
- Dá o objeto que segura, mas não solta.
- Move-se com agilidade, sobe e desce de móveis e escadas.
- Abre gavetas.
- Tem noção do que é permitido e proibido
Estimulação para bebês de 11 meses:
- Empilhar e encaixar cubos.
- Colocar brinquedos numa caixa ou retirá-los.
- Rolar brinquedos.
- Passeie muito com o bebê.
- Deixe que brinque com outras crianças.
- Cante com ele, deixe que escute música.
- Conte histórias.
Características da criança de 12 meses:
- Tem interesse pelas cores.
- Coopera para se vestir.
- Entrega um brinquedo quando pedem.
- Deve sempre ouvir as palavras: por favor e obrigada.
- Apresenta uma linguagem um pouco mais apurada.
- Dá uns passinhos com os braços levantados.
- Prefere engatinhar.
- Pode ter alimentação variada.
- Come com as próprias mãos.
- Tem ataque de birra.
- Define gostos e aversões.
- Sabe onde estão guardados seus brinquedos.
Estimulação para bebês de 12 meses:
- Converse muito com a criança.
- Cante com ela.
- Conte histórias curtas.
- Dê livrinhos de tecido.
- Deixe que tente comer sozinha.
- Incentive-a a guardar seus brinquedos.
- Apresente-lhe instrumentos de bandinha: tambor, chocalho, coco.
- Dê jogos de encaixe, chave com fechaduras.
- Gosta de fazer torres com cubos
Características da criança de 15 meses:
- Anda e sobe escada sozinha.
- Imita os adultos.
- Tira brinquedos dos outros.
- Rabisca no papel com lápis de cera.
- Gosta de água para diversão.
- Usa a palavra não.
- Brinca com bola.
- Aumenta o vocabulário.
- Sente a ausência dos pais.
- Começa a comer sozinha.
- Gosta de ouvir várias vezes a mesma história.
- Gosta de ouvir a mesma música.
- Gosta de brincar apontando o olho, nariz, boca, pé, mão.
- É capaz de expressar afeição.
- Dá beijos quando solicitado.
Características da criança de 18 meses:
- Abre e fecha gavetas.
- Sobe em cadeira.
- Fica mais manhosa na hora de comer.
- Aprende a usar objetos como o telefone.
- Deve ser estimulada a controlar as necessidades fisiológicas.
- Repete o que ouve.
- Gosta de quebra-cabeça simples.
- Consegue cantarolar as músicas.
- Reconhece-se em uma fotografia.
- Verbaliza suas necessidades.
- Deve ser estimulada a falar.
Estimulação para bebês de 15 a 18 meses:
- Panelas, colheres, chaves, chamam a sua atenção.
- Gostam de se movimentar bastante.
- São curiosos: mostre coisas diferentes.
- Gostam de ver figuras coloridas e simples.
- Gostam de ouvir histórias curtas repetidamente.
- Gostam de quebra-cabeça simples (4 peças).
- Gostam de empilhar blocos.
- Gostam de música.
- Gostam de ouvir conversas.
- Gostam de passear.
- Gostam de piscina de bolinha.
- Gostam de se olhar no espelho.
Sugestões de leitura:
Sete Necessidades Básicas da Criança
John M. Drescher
Ed. Mundo Cristão
Guia para Estimulação do Cérebro Infantil
Celso Antunes
Ed. Click Books
Estimulando Todos os Sentidos de 0 a 6 Anos
Profas. Adriana Ap. Noronha Schiavo e Cristiane M. Escamilhas Ribó
16º Congresso de Leitura do Brasil (UNICAMP)
Querida amiga, muito bom esse blog, e o material, sou Educadora Religiosa em minha igreja. Precisamos de material assim para melhorar o ensino em nossas EBDs. Um abraço.
Itˇ¦s truly a great and useful piece of info. Iˇ¦m glad that you simply shared this helpful information with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.