23 de maio de 2013

Orientação para o Ensino Infantil

Hoje vamos iniciar uma série de dois posts sobre Princípios de Aprendizagem Infantil. As dicas são baseadas no Livro “A Criança de 0 a 3 – Orientação para o Ensino”, de Silvana C. Rego e Peggy Jo Smith. 

 

Princípios Gerais de Aprendizagem

 

1 – Todas as pessoas criadas por Deus são originais, diferentes entre si e devem ser respeitadas.

 

2 – Cada criança obedece a um ritmo próprio na sua capacidade de aprender.

 

3 – O ensino deve respeitar a limitação da criança, mas precisa oferecer uma dose de desafio que desperte interesse e curiosidade.

 

4 – A criança aprende através da própria experiência: ela precisa utilizar as mãos para ver, sentir o gosto, cheirar, ouvir, usar seus sentidos.

 

5 – É através da manipulação de materiais que a criança adquire subsídios para depois lidar com ideias.

 

6 – Atividades que estão além da capacidade da criança levam à frustração e intimidação. O sucesso leva a repetições espontâneas, o que fixa a aprendizagem.

 

7 – A criança pequena fica atenta à voz baixa e suave dirigida a ela diretamente.

 

8 – A relação afetiva do educador com a criança é primordial para uma participação ativa por parte da criança. Ela imita gestos, atitudes e principalmente os valores da pessoa adulta que lida com ela.

 

9 – As crianças aprendem, ao mesmo tempo, várias coisas. A associação e correlação de experiências facilitam a aprendizagem e a sua retenção.

 

10 – A forma mais eficaz e completa de ensino é a baseada num trabalho livre e criador. Isso a desenvolve nos aspectos mental, emocional, social e espiritual.

 

11 – A aprendizagem da criança depende em muito do interesse que a atividade desperta nela.

 

12 – A percepção da criança parte do todo para as partes.

 

13 – Ao elaborar uma atividade com as crianças, devemos saber que ela pode atingir muitos objetivos em várias áreas, bem como um só objetivo pode ser atingido através de muitas atividades.

 

14 – A aprendizagem baseia-se em experiências anteriores favoráveis.

 

Áreas de Aprendizagem

 

De posse desses conhecimentos sobre alguns princípios gerais, vejamos agora, de maneira específica, as áreas de aprendizagem referentes ao ensino religioso. São elas: Deus, Jesus, a Bíblia, a Igreja, a Família, a Própria Pessoa, os Outros, o Mundo Natural.

 

Essas áreas podem ser agrupadas:

 

1) Deus- Jesus- Bíblia- Mundo Natural

 

As atividades elaboradas dentro dessas áreas devem contribuir para que cada criança possa:

 

– Associar Deus e Jesus com sentimentos de alegria e amor.

 

– Experimentar momentos de alegria e prazer por saber que Deus a ama e cuida dela.

 

– Descobrir que pode falar com Deus.

 

– Desejar agradecer a Deus pelas coisas que Ele criou.

 

– Pensar em Jesus como uma pessoa que foi bebê, menino, um homem que falou do amor de Deus e que a ama muito.

 

– Falar sobre Jesus como pessoa que existe, que sente.

 

– Desejar imitar o exemplo de Jesus.

 

– Sentir que a Bíblia é um livro especial.

 

– Saber que é da Bíblia que os professores retiram as histórias sobre Jesus, Deus, pessoas bondosas e a natureza.

 

– Adquirir conhecimentos de histórias e pensamentos bíblicos que tem significado para ela.

 

– Explorar e descobrir as maravilhas do mundo como criação de Deus.

 

– Experimentar momentos de admiração e prazer em suas descobertas na natureza e associá-las ao cuidado de Deus por ela.

 

– Sentir-se responsável por cuidar das maravilhas que Deus criou para ela e os outros.

 

2) A Própria pessoa- a Família- os Outros

 

As atividades elaboradas dentro dessas áreas devem contribuir para que cada criança possa:

 

– Começar a compreender que é uma pessoa.

 

– Sentir-se amada e aceita pelas pessoas.

 

– Descobrir as habilidades do seu corpo.

 

– Expressar-se livremente, através de sua linguagem.

 

– Amar-se a si própria e a outras pessoas.

 

– Começar a compreender que ela tem capacidades e limitações, e que há muitas coisas que ela pode e não pode fazer.

 

– Sentir-se parte da família que Deus lhe deu.

 

– Aprender a amar e obedecer aos pais.

 

– Sentir segurança e amor no seu lar.

 

– Entender que pode ajudar sua família.

 

– Saber que pode confiar nas pessoas que a amam.

 

– Brincar com outras crianças.

 

– Saber que pode fazer coisas por si própria e para os outros.

 

– Demonstrar interesse nas outras pessoas.

 

– Descobrir que as outras pessoas também tem sentimentos e direitos.

 

– Saber que Deus ama todas as pessoas.

 

– Pensar nas outras pessoas como amigas.

 

3) A Igreja

 

As atividades elaboradas dentro dessa área devem contribuir para que cada criança possa:

 

– Sentir que a igreja é formada por pessoas que amam e servem a Deus.

 

– Gostar de estar com os professores e outras pessoas que a amam e se reúnem como igreja de Deus.

 

– Sentir que quando se reúnem como igreja as pessoas cuidam dela com amor.

 

– Associar igreja com pessoas amorosas que servem a Deus, que amam Jesus, que estudam a Bíblia, Palavra de Deus e que gostam de música para adorar a Deus. 

 

– Sentir alegria e satisfação quando suas necessidades são atendidas por pessoas da igreja.

 

– Gostar do dia de reunir-se com a igreja, como um dia especial e alegre.

 

 

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Até a próxima!

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